Crescer firmado em vidas

 


Atos 2:42-47
 
Precisamos ter a visão correta do corpo de Cristo na terra, precisamos saber qual é o nosso papel, qual é a nossa rota e qual é o nosso foco principal. Deus quer nos ensinar nestes dias que uma igreja não pode crescer somente por crescer, mas que a mesma tenha um crescimento com propósitos firmados em sua vida. Uma vida não pode ser firmada no Reino de Deus se não for bem consolidada. Consolidação é o ato de firmar uma vida no Reino ao ponto de torná-la frutífera. O crescimento com qualidade traz multiplicação e somente a consolidação possibilita a qualidade para o crescimento.

Em que áreas precisamos crescer?

Primeiro: Crescer na Palavra 
A pessoa que não tem conhecimento acerca da Palavra de Deus, perece (Oséias 4:6 e 14b). Oséias fala do sacerdócio e este sacerdote tem a responsabilidade de trazer o ensino para o seu povo. Um líder de célula é um sacerdote. Se o sacerdote esquecer da lei de Deus, perde a direção para os seus discípulos e não somente ele, mas também discípulos serão esquecidos. Uma célula não tem dificuldade de seguir um líder que sabe a direção correta e é bom lembrar que isso funciona também na família.

Segundo: Crescer na comunhão
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações…" (Atos 2:…). A comunhão foi uma das armas mais poderosas para o crescimento da igreja primitiva. Os irmãos viviam de casa em casa e todos conheciam a necessidade do outro. A comunhão resgata a generosidade do coração dos discípulos.

Terceiro: Crescer na vida de oração
Aqueles que mais crescem nas células são os que têm mais tempo com Deus. A oração é a arma mais eficaz na consolidação e no discipulado. Em Atos 4:31 os discípulos de Jesus oraram e o lugar estremeceu. A oração estremece as bases do inferno e as da malignidade da vida do discípulo como orgulho, soberba, prepotência, altivez, falsidade, mentiras, engano, devassidão, ira, ódio, mágoas, etc.

Quarto: Crescer no temor de Deus
Quem é o homem que não teme a Deus? Provérbios 6:16-19 nos mostra que é aquele que tem olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre os irmãos. Já o homem que teme o Senhor é aquele que aborrece o mal, a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa (Pv. 8:13).

Quinto: Crescer nos milagres
Em Marcos 16:17-18 Jesus nos fala de sinais, prodígios e maravilhas. Os milagres acompanhavam a vida de Jesus. Por isso ele era um referencial de líder que operava e recebia milagres. Os milagres devem também nos acompanhar e assim refletir na vida dos discípulos. Deus quer operar milagres na sua vida e te usar para que outros também recebam! Posso ouvir um amém? Amém!!!

Sexto: Crescer na fé
Hebreus 11:6 nos ensina que a fé é a base para agradarmos a Deus. A fé é uma das bases fundamentais para que o discípulo conheça o sobrenatural de Deus. Romanos 10:9,10,13,14,17 nos ensina que a salvação vem pela fé em Cristo Jesus. A fé é estimulada pela Palavra de Cristo e isso gera o momento de entrega do novo crente na oração de consolidação. O novo convertido faz esta oração, sabe que Jesus existe e é veradeiro, mas nunca o viu. Isto é aceitá-lo por fé.

Sete: Crescer no mesmo propósito de unidade
A consolidação gera unidade. Em João 17:11 Jesus ensina acerca da unidade: "para que eles sejam um, assim como nós". Entendemos aqui que a consolidação gera a unidade, e é a prosperidade para o crescimento. Se formos um na linguagem e no propósito, nada impedirá o nosso crescimento e prosperidade. A nossa conquista com excelência é possível uma vez que tenhamos um mesmo coração e um mesmo sentimento.

 
Oitavo: Crescer na generosidade
Uma das características da Igreja Celular no Modelo dos 12 é a generosidade. A prosperidade e a generosidade caminham juntas. Provérbios 11:25 diz que a alma generosa prosperará. Todo discípulo curado e maduro se torna generoso, pois este aprendeu o caminho do amor e da prosperidade. Vemos em Atos 5 que Ananias e Safira morreram, porque feriram o princípio da generosidade e fizeram isto por causa do apego exagerado pelas coisas materiais.

Nono: Crescer na perseverança
Todos nós precisamos desenvolver a perseverança, Jesus disse que aquele que perseverar em ser fiel, em frutificar, em serví-lo até o fim, este herdará a coroa da vida eterna. Um líder que não persevera em seu ministério não prospera. Uma pessoa que não persevera em cumprir o propósito de Deus em sua vida, jamais alcançará a promessa (Hb. 10:36).

 
O marido e a esposa precisam perseverar em cumprir seu papel no casamento, para que aquele lar seja um pedacinho do céu, tornando aquela casa um lugar de aconchego, de paz, amor, respeito, cobertura e proteção, na vida de todos.

Décimo: Crescer na alegria de estarem juntos
A consolidação é o contato pessoal que leva a um discipulado eficaz, pois não há consolidação e discipulado sem um contato pessoal e, isso vai gerar um relacionamento curado e maduro para um crescimento sem igual.
A consolidação e o discipulado deve ser baseado no relacionamento de amor e fidelidade, pois isso dará um novo sentido para a vida do discípulo, gerando um novo estilo de vida que vai impactar  toda a família trazendo cura e uma alegria sobrenatural. É muito bom estarmos juntos, amo isso! Aleluia!

Décimo segundo: Crescer como igreja de Cristo na terra
Atos 9:31 declara que a igreja tinha paz, era edificada no temor do Senhor e no conforto do Espírito Santo e crescia em número. O crescimento poderoso e sobrenatural virá para a igreja a medida em que somos libertos e curados, é um processo. Enquanto eles eram simpáticos, carismáticos, alegres, interessados ou seja, eram pessoas afeiçoadas, delicadas, amáveis, receptivas, etc., o Senhor lhes acrescentava todos os dias pessoas e mais pessoas à igreja. Deus nos mostra no salmo 137:1-9 que um homem cativo não pode expressar sua alegria. Quem tem a sua alma curada se expressa e não tem dificuldade de ser cuidado e de cuidar de alguém.

 
A Palavra do Senhor diz em João 3:16 que Deus nos amou de tal maneira que Deu seu único filho, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Estávamos longe de Deus em uma rota de morte eterna, mas Ele enviou ao Senhor Jesus para nos salvar e isso denota muito amor e desejo de ver todos conhecendo a verdade do evangelho e assim crescer na salvação. A consolidação faz o indivíduo prosperar no conhecimento da verdade e isso traz resultados diários.
 
As pessoas que estão aqui hoje nos visitando e também os nossos discípulos, são preciosos para o Senhor e para nós também, por isso falar do evangelho para os amigos, vizinhos e conhecidos é nossa obrigação, e praticar a consolidação precisa ser todos os dias na vida dos nossos discípulos.
 
Você que está nos visitando, seja bem vindo! Se você Crer e quiser confessar a Jesus como teu Senhor e Salvador, está é a hora! Se não fique a vontade, sua participação nesta célula é para nós muito importante!
 
Compartilhar: em quais destas áreas você cresceu e em quais delas você precisa crescer? Deus quer enviar pessoas para esta célula!!! O que precisamos fazer para que isto ocorra?
 
Amamos você, um beijo no coração
 
Pastores Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir