A Importância da manifestação do Amor ao Próximo – Final

 


Lucas 10:25-37
 
No culto de domingo passado vimos pela Palavra de Deus o significado e a importância da Arca da Aliança na nossa vida. Antes de Cristo a arca ficava no Santo dos Santos lá no templo e ela representava a presença de Deus. Só o sumo sacerdote poderia entrar aonde a arca se encontrava uma vez por ano, mas quando o Senhor Jesus morreu na cruz pagando o preço do nosso pecado, a arca foi transferida para dentro de cada um de nós que cremos nEle, hoje carregamos a arca de Deus dentro de nós e devemos levá-la àqueles que não conhecem o Senhor.
 
Há três elementos dentro da arca que devem ser manifestos em nosso viver:
 
1.    O Maná que representa a provisão diária de Deus na nossa vida, por isso não ande ansioso por nada;
 
2.    A vara de amendoeira do sacerdote Arão que floresceu trazendo e representando a restituição da voz profética, isto é, agora que você crê no Senhor Jesus, você tem autoridade para profetizar a Palavra…
 
3.    As tabuas da lei que restitui os princípios de Deus que precisam ser observados por cada um de nós.
 
É a presença de Deus na sua vida que te dá à condição de manifestar o amor dEle ao próximo. A presença do Senhor em nós nos fortalece e nos dá poder para frutificar e manifestar o Seu amor em toda a terra. Cumprir este mandamento de amar o próximo se torna mais fácil quando estamos em comunhão com Deus e sua igreja.
 
Na última ministração da célula vimos quatro manifestações do amor ao próximo baseado na Parábola do Bom Samaritano. Hoje, concluiremos o assunto apresentando mais cinco evidências.
 
      I.            Quem verdadeiramente ama a Deus e ao seu próximo deve:
1.    Negar-se ou Abnegar-se Pelo Cuidado do Próximo – (10:34).

Tudo o que aconteceu até aqui se deu a partir de onde se encontrava o ferido, no chão. Mas chegou a hora de avançar um pouco mais nesse processo de restauração. É preciso tirá-lo do chão e colocá-lo no lugar de quem o ajudou. O Bom Samaritano cedeu o seu próprio animal para carregar o ferido, ele abriu mão do seu lugar de conforto e o deu a quem precisava mais do que ele, naquele momento.
 
Jesus fez o mesmo por nós, quando não tínhamos condições de andar direito e, neste caso, Ele mesmo, em Seus braços de amor nos carregou e ainda nos carrega. Cuidar de alguém é fundamental, mas nem sempre será algo fácil. Muitas vezes teremos de abrir mão de direitos nossos para pensarmos no que vai realmente ser de importância para outra pessoa. Ceder o nosso animal representa doar nosso tempo, a nossa casa, ou qualquer outra coisa nossa que seja importante para alguém em tempos de restauração.
 
2.    Conduzir e implementar o Processo de Restauração do Próximo – (10:34).

Do chão à hospedaria. O ferido não tinha como chegar lá por conta própria. Ele foi conduzido por um processo de restauração de forma zelosa.  Jesus também nos conduziu por um processo de restauração. Ele nos ensinou o caminho do arrependimento e da fé em Deus. Mostrou-nos a importância do batismo nas águas e do batismo no Espírito Santo. Incentivou-nos a permanecer debaixo de um discipulado contínuo e em santidade de vida.
E, por último, nos ordenou pregar o evangelho a toda criatura enquanto aguardamos Sua gloriosa vinda. Em nossa estrutura de ministério podemos fazer a mesma coisa, tendo em mente que as pessoas precisam ser ganhas, consolidadas, discipulada (treinadas) e enviadas para cumprir, cada uma, seu chamado divino.
 
3.    Investir no Pleno Restabelecimento do Próximo – (10:35).

Talvez uma das áreas mais delicadas da nossa vida seja a área financeira. Jesus disse: “Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” – Mt. 6:21. Alguns fazem do dinheiro o seu tesouro, e assim contaminam seus corações. O bom samaritano, no entanto, tinha como tesouro fazer a vontade de Deus servindo aos homens. Por isso, ele não hesitou ao colocar a mão no bolso para investir na plena recuperação do seu novo amigo. Deus quer nos enriquecer, mas nunca devemos colocar a riqueza no lugar de Deus, a prosperidade é resultado da presença dEle em nossas vidas, sem o Senhor nada valerá a pena.
 
Jesus não apenas investiu dinheiro na nossa salvação; Ele fez mais do que isso, investindo tudo o que tinha, até mesmo a sua própria vida. Quando estamos empenhados na salvação das pessoas, certamente teremos de investir no nosso preparo através de Encontros com Deus, Escola de líderes, congressos, seminários, livros da visão, bem como, quando necessário, na própria vida de quem acabamos de resgatar. Ajudando esta pessoa a passar no Encontro, a fazer a Escola, ir a congressos, etc. O investimento não se limita à doação de dinheiro ou alimentos, mas também na forma de dedicação das nossas vidas em prol do outro.
 
4.    Envolver Outras Pessoas no Cuidado do Próximo – (10:35).

O bom samaritano sabia qual era a parte que lhe cabia no cuidado do seu semelhante, mas estava consciente de que não podia fazer tudo sozinho. Por isso, envolveu mais alguém nesse desafio.
 
Jesus fez o mesmo quando chamou seus doze discípulos. Ele sabia que a seara era grande demais e que poucos eram os ceifeiros. Com essa visão, separou doze homens e os envolveu nesse grande desafio de ir buscar as ovelhas perdidas que precisavam de salvação e libertação. Se quisermos seguir Seu exemplo, precisaremos também formar os nossos próprios discípulos e prepará-los para cuidarem junto conosco, daqueles que o Senhor nos tem confiado.
 
5.    Ele Promete Voltar Para Receber o Próximo, São e Salvo – (10:35).

Em toda a parábola fica bastante claro que ela se refere a Jesus. Ele é o Bom Samaritano que veio se identificar com o homem e se compadecer das nossas dores. E ao prometer ao hospedeiro que iria voltar para arcar com todos os eventuais gastos adicionais com o homem em recuperação, deixa, mais ainda, a certeza de que o Senhor fez essa promessa, na verdade, a todos nós. A hospedaria neste texto é a igreja e os hospedeiros somos nós. Lembrando que esta célula é a extensão da igreja. Aleluias!
 
Jesus tem confiado às igrejas e a nós os pastores, os líderes espirituais, e a todos os discípulos em geral, a responsabilidade de consolidar cuidando de todas as pessoas salvas, fazendo delas nossos discípulos. Porém, essa mordomia é apenas por um tempo, porque Ele mesmo voltará para levar o Seu rebanho para junto de Si mesmo e recompensar os hospedeiros. Tendo em vista essa promessa, cabe a cada um de nós fazer o melhor possível para que as vidas que ganhamos e que nos foram confiadas, assim sejam plenamente restauradas.
 
Devemos trabalhar para que elas estejam fortes e maduras para que possam frutificar, e assim naquele grande dia poderemos apresentá-las Àquele que no-las confiou. Procure seguir os mesmos passos do Bom Samaritano: Abnegando-se em favor do outro, conduzindo-o pelo processo de restauração e discipulado, investindo e envolvendo outras pessoas da sua rede no processo. Espere com paciência a volta do nosso Senhor que o recompensará por todo o trabalho feito em prol de outras pessoas.
 
Enfim: Hoje vimos sobre o valor da renuncia para priorizar as necessidades do outro e da importância de levá-lo por todo o processo de crescimento espiritual, desde a salvação até sua formação como discípulo/líder. Tudo isso demandará investimento e envolvimento de outras pessoas também. Jesus um dia voltará para receber os frutos de vidas salvas, curadas e libertas e Ele conta com você, isto é, com cada um de nós.
 
Compartilhar:
1.     Você que chegou há pouco tempo e se integrou nesta célula, você tem sido acompanhado com amor? O que isto significou para você e quais são as suas expectativas?
2.     E você que já passou ou está passando pelo processo e hoje já é no mínimo um Timóteo, você tem buscado discipular (acompanhar) os seus discípulos e futuros doze com amor e dedicação?
 
Atenção: Por favor, líder desta célula, complete a lista daqueles que estarão dando a oferta de amor todos os
 
No amor do Cristo!
 
Paistores Eliezer e Zenita C. Moreira

 

 

Imprimir