Deus nos desafia a sermos uma Igreja modelo

 

 
 
 
João 14:1-15; Atos 11:22-26
 
Conforme a palavra do culto de domingo, estamos sendo desafiados por Deus através da sua Palavra a vivermos o modelo original de Igreja que Cristo deixou na Terra. Precisamos ter as características de uma Igreja modelo, que vive o padrão estabelecido pelo Senhor Jesus.
 
É importante saber que a igreja somos nós, antes da vinda do Senhor Jesus, Deus se manifestava no templo (prédio que estava consagrado a Ele), pois as pessoas estavam separadas dEle por causa do pecado, mas quando o preço do pecado foi pago por Jesus na cruz do calvário, a porta se abriu a todos aqueles que crêem e aceitam o sacrifício dEle pelos seus pecados, nascem de novo para uma nova vida, se tornando a igreja de Cristo na terra. 
 
A igreja do senhor Jesus se manifesta de duas formas. Primeiro: carregamos a arca de Deus, isto é, a presença dEle dentro de nós, portanto a igreja está lá na sua casa, no seu trabalho, na sua escola, e nos lugares por onde você passar, você é o templo do Espírito Santo, a casa de Deus na terra. Segundo: a igreja é também chamada de corpo de Cristo. Cada um de nós somos membros deste corpo, estamos ligados, vinculados um no outro, e é o amor do Senhor que nos uni para cumprirmos o propósito de ser igreja nesta geração. Como igreja eu preciso estar integrado neste corpo para assim estar alimentado e protegido, se eu estiver isolado, perderei a características de igreja.
 
Características da igreja que anda na luz da Palavra de Deus
 
1.    Ser parecido com Cristo – Vimos no texto que lemos que em Antioquia, capital da Síria, não por coincidência, que os primeiros discípulos de Jesus foram chamados de cristãos. “Em Antioquia, os seguidores de Jesus receberam pela primeira vez o nome de cristãos porque as pessoas viram que eles se pareciam com Cristo. Aquelas pessoas tiveram as suas vidas transformadas, suas características tornaram-se semelhantes às de Jesus.
O livro de Atos dos Apóstolos nos mostra que a igreja naquela época sofreu grande perseguição e muitos cristãos foram dispersos, mas mesmo assim continuaram anunciando a Cristo e foi assim que nasceu esta igreja em Antioquia. A pergunta lançada no culto do domingo passado foi: hoje, qual o preço que você tem pagado por ser um cristão? Você lembra que é cristão quando está na internet, ou quando está no transito, ou na escola, com os amigos e quando está sozinho? A Igreja moderna precisa cortar completamente as ligaduras do mundanismo.
 
2.    Ter o Senhor Jesus como o centro da nossa vida – A Igreja nasceu por causa das Boas Novas de Jesus Cristo. “Devemos pregar Jesus Cristo. Pois Ele é a figura central do cristianismo. Corremos perigo quando nos afastamos da mensagem central do Evangelho. Uma das coisas mais tristes que está acontecendo no meio da Igreja é a liberalidade, e parece que ninguém faz nada. Anunciam tudo, menos as boas novas; falam em tudo, menos do evangelho do Senhor Jesus”.
É importante saber que o Senhor Jesus não aponta o caminho, Ele é o caminho, Jesus não veio para falar da vida, Ele é a vida, Ele não veio trazer a Boa Nova, Ele é a Boa Nova; Cristo não veio apenas mostrar Deus, mas nos indicar o caminho para chegar até Ele, o todo Poderoso, o Pai da glória. Os cristãos daquela época transformaram a perseguição em oportunidade, eles não deixavam de pregar e levar as Boas Novas do evangelho de Cristo a todas as pessoas.
 
3.    Amar o próximo como resultado do amor de Deus – Ter um olhar de amor revela as características do Senhor Jesus na nossa vida. Devemos olhar as necessidades dos outros com cuidado. Vemos na Palavra de Deus que a igreja primitiva estava envolvida com as questões do seu próximo. Eles tinham o coração generoso em dar e repartir e como resultado cresciam e prosperavam – At 2:42-47.

O ato de dar é a proclamação no reino do espírito que você crê nAquele que é fiel para retribuir sua oferta e doação. Deus deu Jesus por nós, e por isso recebeu milhares de filhos. O nosso Deus tem cicatrizes do Seu amor por nós. As marcas do nosso pecado são eternas em Jesus. Como não sermos sensíveis hoje, para anunciarmos as boas novas de salvação? Como não ficarmos sensíveis àqueles que têm alguma necessidade? Como não contribuir para o crescimento do reino de Deus? “Não vamos saber o quanto subimos na escala da vida, se não soubermos o quanto contribuímos para que outras vidas sejam salvas e abençoadas.

 
4.    Fome e sede da Palavra de Deus – Se quisermos ter as características de Cristo na nossa vida, será preciso se alimentar da Palavra.  É muito importante passar pelo Encontro com Deus, ser consolidado e discipulado, fazer a escola de líderes e participar dos seminários de treinamentos, e alem disso é preciso ler a Palavra no nosso dia a dia. Em Apocalipse 10:1-11, vemos Deus mandando João pegar e comer um livro que estava na mão de um anjo no meio do mar. Ezequiel e Jeremias também receberam ordens semelhantes para comer o mesmo livro.

“Enfim: Se você quer ser frutífero e uma benção aonde você for, é necessário se alimentar da Palavra, é impossível ser um líder de êxito sem comer a Palavra. Como ser um homem exemplar e uma mulher virtuosa sem conhecer e viver os princípios do nosso Deus e Pai. Sem isso você não conseguirá cuidar e ganhar os da sua família e nem conseguiria cuidar das ovelhas de Jesus, pois para isso é preciso saber o que Jesus quer que você faça com elas? O grande problema da liderança e igreja cristã de hoje é que não está comendo a Palavra de Deus”.

 

Se você como cristão não estiver firmado na Palavra, vai engolir muitas mentiras e deformidades de pessoas que se utilizam de um versículo fora do contexto. “Devemos comer a Palavra não como um aperitivo, mas como alimento. A Palavra de Deus em nós será metabolizada em atos de amor, justiça e retidão. O resultado será cura, libertação, restauração, paz, prosperidade, multiplicação, perseverança, maturidade e revelação do pulsar do coração de Deus. quem tem a Palavra de Deus Pai no coração, não desiste e nem recua, não impõe condições para servir a Deus, pelo contrário, este avança sem descansar e sem dar descanso, até ver a resposta manifestada na sua vida, família, reino de Deus, ministério e finanças.
 
Compartilhar:
1º) Qual imagem que você tinha da igreja cristã (evangélica) antes de conhecer e como você vê hoje?
2º) Foi bom conhecer o evangelho de Cristo, sua vida mudou? Dê um rápido testemunho. 
 

 

Imprimir