I Samuel 17:32-40, 48-51
Davi era o filho mais jovem dos sete filhos e das duas filhas de Jessé. Jesse não era um israelita de linhagem pura. A avó de Davi era Rute, a Moabita, que saiu de Moabe rumo a Israel com sua sogra Noemi. Davi era um simples pastor de ovelhas, mas o mais dedicado de todos. Ele arriscava sua vida pelas ovelhas, chegou ao ponto de enfrentar um leão e um urso para protegê-las, ele demonstrava muita dedicação naquilo que fazia.
Existem inimigos internos e externos e Davi por causa da sua atitude, venceu todos os seus gigantes externos, porem ele não teve atitude de rever seus conceitos acerca da vida e de Deus e, muitos anos depois desta grande vitória contra Golias, Davi foi vencido pelos inimigos internos trazendo sobre sua vida e família terríveis consequências.
Davi é um dos personagens mais enigmáticos da Bíblia. Ele se tornou rei de Israel e desta forma foi muito honrado, foi um construtor de um grande império, o grande pai de seu povo, a raiz da qual viria o messias e o ancestral-chave de Jesus. Ele foi um grande guerreiro, músico, adorador, poeta, amigo muito leal, na maior parte de seus atos, um rei justo e capaz. Amava a Deus com grande devoção e isso era resultado das suas atitudes positivas em querer agradar a Deus.
Quando Davi era jovem foi desprezado pelos seus irmãos, seu pai nem se lembrou dele quando o profeta Samuel veio enviado por Deus para ungi-lo como futuro rei de Israel. Ele trazia em sua herança familiar, muitas raízes de rejeição, alem disso ele foi perseguido por Saul, o rei antes dele, Davi tinha um amor ardente por Mical, a filha mais nova de Saul e esta correspondia a este amor, mas Saul o enganou dando Mical a outro homem quando ele lutava na guerra para ganha-la como esposa. Essa era uma exigência de Saul para dar a Davi o direito de se casar com ela, mas quando ele voltou, ela era esposa de outro homem.
Davi não era o mesmo homem depois destas coisas, chegou a separar Mical do seu marido dez anos depois, pois como novo rei ele exigiu Mical de volta e quando ela voltava para Jerusalém, seu marido veio atrás por muitos quilômetros chorando, mas de nada adiantou. Infelizmente o amor de Mical por Davi se transformou em desprezo e isso se manifestou quando Davi dançava diante da arca de Deus, ela zombou e o desprezou diante das pessoas. Por fim Davi a colocou de lado em seu harém e se recusou em tratá-la como sua esposa. Ele não a deixou voltar para o verdadeiro marido e nem ficou com ela, mas a deixou sozinha e ela morreu sem dar filhos.
Como vimos na semana passada, a vantagem do vencedor não está em nascer em berço de ouro, em ter QI elevado ou em ser talentoso. A vantagem do vencedor está nas boas atitudes. Precisamos estar atentos para termos sempre boas atitudes e iniciativas para buscarmos mudanças, pois de nada vai adiantar vencermos e matarmos os gigantes externos, se não vencermos os internos como aconteceu com Davi.
Deus quer encontrar em nossos corações uma atitude de indignação para mudar! Tenha atitudes para que a sua história seja mudada coisa que não aconteceu com Davi. Pois ele guardou a raiz de rejeição, a raiva, a magoa, a amargura, o ódio e a vingança. Esses eram gigantes internos que ele precisava vencer, como não o fez, se tornou por várias vezes mentiroso, trapaceou, se mostrou com um embusteiro, adulterou, em alguns momentos foi um comandante cruel e homicida. Ele tinha a unidade e a integridade familiar entre os mais altos valores que são descritos na Palavra de Deus; contudo, roubou a mulher de outro homem. Foi um péssimo pai e marido ainda pior.
Sua família e império se perderam e o que salvou a Davi, foi a sua atitude de se arrepender verdadeiramente diante de Deus, ele era um homem de coração quebrantado. Ele se humilhou, se arrependeu, clamou por perdão e Deus lhe perdou e isso o salvou, embora tenha perdido sua família e império. Seu filho Salomão reinou em seu lugar, mas pecou em muitas áreas, entre elas, prostituição, idolatria e violência e quando o neto de Davi entrou para ser rei, houve divisão do reino, pois o neto carregava uma herança de ódio e violência e falta de amor. Se Davi tivesse se arrependido antes da velhice, tivesse liberado perdão, e rejeitado a rejeição e a vingança, etc., tudo teria sido diferente e sua família seria outra.
Quanto a lutar e vencer os gigantes externos Davi foi excepcional, se ele tivesse tido a mesma atitude como inimigos internos, sua história teria sido muito diferente, mas lhe faltava um pastor ou discipulador na vida dele. (Gigantes externos são as circunstâncias contrárias à nossa vida, vícios, tentações, desemprego, dívidas, doenças, pobreza, miséria, tristezas, derrotas, medo da vida, depressão, etc.).
Na semana passada falamos sobre a representação das cinco pedras que Davi usou para vencer Golias e hoje veremos oito aspectos do que significam estas pedras, em termos de atitude.
1. O propósito de Deus para cada vida. Se não avistamos ou perdemos o propósito, a vida não vale à pena. Qual o propósito de sua vida? Quando Davi estava pegando as pedras, ele tinha um propósito, ele já via a derrota daquele gigante, pois este era mais fácil ver, era externo, mas ele viu e creu e falou!
2. Mudança de paradigmas. Deus usa circunstâncias como pedra para filtrar o coração de pessoas com motivação errada. Quando revemos nossos conceitos e julgamos a nós mesmos a luz da Palavra de Deus, nossos olhos são abertos e os gigantes internos são denunciados. Isso fala de renovação, ter espírito ensinável e permitir mudança de paradigmas. Deus quer quebrar comportamento errados em nossas vidas!
3. Precaução e Cautela. Davi usou uma pedra e guardou quatro! É importante não estar capacitado, preparado, somente para o mínimo, “dar só para o gasto”. Isto fala de sabedoria, de precaução!
4. Preparo e Treinamento. Davi era experiente no uso da funda. Você será treinado por Deus em sua própria vida: em seu casamento, no trabalho, na tentação, na igreja. Pode ser um discípulo, um filho, uma filha, os pais, ou até seu chefe! Tudo isso vem para provocar uma atitude em você! Tudo para avaliar o quanto você depende, realmente, do Senhor e qual é a sua atitude diante de um desafio.
5. Qualificação. As pedras foram escolhidas para um fim, deveriam ser lisas, roliças, ter um certo tamanho, e isto era fundamental para o resultado requerido! Isto fala de consistência, não podia ser de qualquer jeito, não podia ser qualquer uma e não podia ser de qualquer forma! Deus está gerando isto em nossas vidas!
6. Coragem e Valentia. Davi não tinha um plano B, Deus trabalha na base de confiança e fé! Deus não é conceito, não é religiosidade! As cinco pedras significavam coragem! Usar o poder é como matar uma barata, ela é totalmente indefesa e é destruída com um pisão! Deus usou de Sua glória na vida de Davi, e destruiu um exército treinado! Tem vezes que você não vê nada, não entende nada, mas Ele está lá!
7. Visão espiritual. Davi tinha uma visão deste gigante externo derrotado, o que ia além do que os outros estavam enxergando! Tem gente que nem vê o externo. Qual a visão espiritual que você tem?…
8. Uma estratégia inteligente. A inspiração vem de Deus. Às vezes o detalhe é o que faz a diferença. Em Deus, estão escondidos tesouros de sabedoria e conhecimento. Você transforma uma desvantagem em uma vantagem de guerra! Golias era muito grande e pesado e Davi usou a velocidade como estratégia!
Enfim: Deus quer encontrar em nossos corações uma atitude de indignação para mudar!
O que você tem suportado que não deveria suportar? Nos seus hábitos? No seu casamento? Na sua vida financeira? Como estão os seus sonhos de vida? Seus projetos? Quem é o seu Golias?
Davi tomou uma iniciativa, pelo menos ao inimigo externo, e você? Há uma atitude inerente em sua iniciativa! Davi tinha espírito de sacrifício, e você? Ele teve determinação e era totalmente comprometido, e você? Você tem se comprometido com a visão da igreja e com sua liderança totalmente ou só “pelas metades”?
Davi derrubou a Golias com uma pequena pedra, mas ele ainda estava vivo, então ele usou a espada para cortar a cabeça do gigante.
O seu gigante já caiu, agora é hora de tomada de atitude em agir e tomar a iniciativa de mudar para melhor! Tenha atitudes para que a sua história seja mudada e agora é o momento!
Compartilhar: o que esta palavra falou em seu coração? O que você aprendeu e o que você pretende fazer a partir de hoje em relação aos seus inimigos internos e externos? Quem são eles?
Pastores Eliezer e Zenita