Nossas atitudes fazem a diferença

I Samuel 17: 4 – 10 e 32 – 40

Na semana passada abordamos que precisamos reavaliar as nossas atitudes, afinal estamos mudando não apenas a história de nossas vidas, mas também a história desta Nação. Vimos que precisamos agir com integridade e dignidade, além de tratar nossas debilidades e falhas. Precisamos ter mudança de atitude. Mudar de atitude implica em receber uma alma nova, estar aberto ao tratamento do Senhor para ser exatamente o que está no coração dEle.
 
Falamos que precisamos vencer os limites da alma! Você que faz parte da igreja, família Penha e como tal caminha em uma Visão que é de restauração. Na Visão Celular nossa vida é impactada pela Palavra de Deus e a nossa alma não fica desacordada, afinal não somos nenhum dinossauro. Um inimigo não confrontado pode florescer, se você se acostumar em ser acomodado a vida vai passar e nada vai acontecer, lembre-se, para alcançar o sucesso, é preciso sair da acomodação.
 
A vantagem do vencedor não está em nascer em berço de ouro, em ter QI elevado ou em ser talentoso. A vantagem do vencedor está na boa atitude, não na aptidão. Há apenas uma coisa mais contagiosa que a boa atitude: a má atitude. Precisamos estar atentos, pois as más atitudes ajustam-se mais rápidos do que as boas atitudes.
 
Somos uma igreja de discípulos que visa formar redes e equipes de doze unidas e coesas no propósito. Existem atitudes desagradáveis que minam qualquer equipe, coisas que precisamos deixar. Por exemplo: incapacidade de admitir erros, Incapacidade de perdoar mantendo e guardando rancor, Murmuração, manifestações de ciúmes pelo outro, A síndrome do eu, Espírito crítico, Desejo de receber todo o crédito, etc. Atitudes ruins como estas que acabamos de citar precisam ser confrontadas, caso contrário sempre causará dissensão, ressentimento, brigas e divisão em uma família, em uma equipe, em uma célula e na igreja.
 
Como vimos na palavra do culto do ultimo domingo; atitudes são reações ou maneira de ser em relação a pessoa(s), objeto(s), etc. No texto que lemos hoje, temos o pano de fundo do confronto de Davi com o gigante Golias e neste caso Davi baseado na fé em Deus, teve uma boa e corajosa atitude. Neste episódio de luta ouve princípios que envolveram a escolha das 5 (cinco) pedras que Davi usaria em sua funda (atiradeira).
 
Em Efésios 6: 12 diz que a nossa luta não é contra as pessoas, mas contra o maligno. No antigo testamento embora os inimigos fossem espirituais, as lutas e guerras eram físicas e tudo isso é uma figura da luta espiritual que temos que travar a cada dia. Deus Pai enviou o seu filho Jesus para nos resgatar das trevas para a luz, nossos pecados foram levados e perdoados pelo Senhor lá na cruz e como resultado, fomos reconciliados com Deus. Os inimigos de Deus são invisíveis, mas são reais, eles existem e se opõem a cada um de nós. É através da nossa fé em Cristo Jesus e das nossas atitudes na Palavra de Deus que teremos êxito em nossa jornada rumo à conquista e vitória. Isto está determinado pelo Senhor a todos os que nEle crêem.
 
Deus não espera de você o que você não tem! Ele pede sim o que você tem, e neste caso para você ter êxito e cumprir o propósito dEle em sua vida, Deus pede a sua atitude! Agora é bom saber que certas atitudes que você tem agradam a Deus e outras O desagradam muito!
 
Nossas atitudes expõem nossas motivações, nosso coração, aquilo que está no mais fundo do nosso eu!
Nossas atitudes têm o poder de mudar nossa história! Quando nossas Atitudes mostram ao Senhor que cremos, obedecemos e dependemos dEle,  Ele se agrada e nos abençoa!
 
Quando Davi viu aquele gigante chamado Golias confrontar o exército de Israel ele ficou indignado e inconformado com os homens daquele exército, será que ali ninguém confiava em Deus? Ele foi radical e se prontificou a fazer sacrifício e de forma determinada se comprometeu em lutar com o gigante libertando o povo do medo e alimentando novamente a fé de que Deus era verdadeiro e fiel.
 
      I.       Vejamos o posicionamento que representam estas cinco pedras:
 
1.     Indignação. Deus espera que você tenha indignação com determinadas situações, Deus detesta passividade! Temos que chegar ao ponto de não suportar mais, isto aconteceu com Davi, não com Saul! Às vezes agüentamos demais as coisas, só temos que ser pacientes para as coisas de Deus, ex: gerar um milagre.
 
2.     Inconformismo. É conseqüência da indignação e nos leva a tomar uma atitude, uma iniciativa! Tente e insista em algo, mesmo lidando com dificuldades. Não houve vezes que você orou a noite toda por algo que precisava? Deus não está atrás de gente “boazinha” daquelas que não lutam pelos seus direitos, ou daqueles que ficam alheio ás circunstâncias contrárias ou situações que exigem uma atitude. Ele está atrás de gente posicionada!
 
3.     Radicalidade e Espírito de Sacrifício. Deus quer pessoas prontas, dispostas ao sacrifício! Radical é não perder tempo, é ser total e avançar logo. Davi correu riscos, mas decidiu resolver logo “topar a parada”.
 
4.     Determinação. Davi não se deteve diante do obstáculo de Golias ser um guerreiro treinado e ele um pastor de ovelhas. Ele não se deteve diante do julgamento das pessoas. Um gigante em sua vida é tudo aquilo que te paralisa. Não podemos fugir do combate, afinal de contas estamos do lado do bem e não somos nenhum dinossauro. Você será medido pelo tamanho do gigante que derrotar. Qual o tamanho do seu gigante?
 
5.     Comprometimento. Ser comprometido é ir além do envolvimento. Davi teve comprometimento! As pessoas querem fazer, mas não querem compromisso e assumem tudo “pelas metades”, não querem compromisso por inteiro! Os soldados de Saul estavam envolvidos no problema, mas Davi estava comprometido com o problema! Com o que e com quem você está comprometido?
 
Davi tomou uma iniciativa, e você? Há uma atitude inerente em sua iniciativa! Davi tinha espírito de sacrifício, e você? Ele teve determinação e era totalmente comprometido, e você? Você tem se comprometido com Deus, com o seu papel na família, no discipulado e rede, na visão da igreja e com sua liderança totalmente ou só “pelas metades”? 
 
Enfim: Deus quer encontrar em nossos corações uma atitude de indignação para mudar!
Tenha atitudes para que a sua história seja mudada e agora é o momento!
 
Responda pra você mesmo. O que você tem suportado que não deveria suportar? Nos seus hábitos? No seu casamento? Na sua vida financeira? Como estão os seus sonhos de vida? Seus projetos? Continua…
 
Compartilhar para orar: Quem é o seu Golias, quem são os seus gigantes externos e internos que caíram e que agora precisam ter a cabeça cortada com fez Davi com Golias e assim desaparecerem da sua vida? Quais são as boas atitudes que você sabe que precisam ser tomadas por você?
 
Líder ore juntos com todos determinando libertação e vitória na vida de cada um e se houver algum caso específico, ore levando a renuncia e profetiza a vitória.
 
No amor de Cristo!
 
Pastor Eliezer
Imprimir