A compaixção de Jesus para com as pessoas

 


Texto: Mateus 14:13-21
Jesus sempre estava cercado de pessoas, elas faziam parte da vida de dEle, aonde quer que Ele fosse haviam sempre pessoas por perto, e isso acontecia porque Jesus alem de pregar palavras de vida, esperança e realizar milagres, Ele demonstrava que gostava de estar com as pessoas.
As pessoas iam até Jesus por causa das necessidades espirituais, emocionais, física e material, com certeza elas necessitavam de alguma coisa e Jesus sempre se compadecia das suas necessidades. Ele sempre estava presente quando elas necessitavam, Ele sempre tinha uma palavra ou uma ação para aquelas pessoas.
Diferente de Jesus, os seus discípulos ainda não pensavam igual a Ele e segundo este texto que lemos, vemos os discípulos de Cristo preocupados e queriam logo despedir a multidão antes que anoitecesse.
Jesus jamais faria isso sabendo que aquela multidão necessitavam de alimento e que também aquele momento era propício para ensinar os seus discípulos a importância do apascentamento e comunhão.
 
Três coisas importantes que precisamos observar
 
1.     Quais eram as necessidades das pessoas do texto em que estamos falando?
a)      Elas estavam doentes (V.14);
b)      Elas estavam com fome (V15);
c)      Elas estavam sem direção.
 
2.     O que Jesus fez para suprir as necessidades daquelas pessoas?
a)      Operou a cura que elas necessitavam (V.14);
b)      Operou o milagre da multiplicação (V.19);
c)      As liberou de volta supridas em suas necessidades.
 
3.     O que Jesus quis ensinar aos seus discípulos?
a)      Que a missão deles não era dispensar as pessoas sem respostas às suas necessidades, mas trazer a solução para os problemas que elas estavam vivendo naquele momento, gerando no coração delas fé e esperança de uma nova vida em Deus. (V.15);
b)      Que como discípulo, eles não poderiam perder nenhuma oportunidade de abençoar e ganhar vidas para o reino de Deus. Que eles precisavam amar as pessoas demonstrando interesse por elas, pois estas são valiosas para Deus e também para nós (v.16).
 
Jesus é o nosso modelo e hoje não é diferente conosco, há uma grande multidão de pessoas carentes de amor e carinho, pessoas que estão doenças na alma e no físico e Jesus conta com cada um dos seus discípulos hoje, para alimentá-las através da sua palavra demonstrando amor e interesse por elas.
 
Eu, você, nós somos instrumentos de Deus aqui  terra, cada pessoa que encontramos na rua, no trabalho ou em qualquer outro lugar onde estivermos, precisam de uma palavra de unção, de amor e de uma ação que demonstre que elas são importantes para Deus e para nós.
Jesus também como nós, não tinha muito tempo disponível, a sua agenda estava cheia, ela não conseguia nem içar sozinho para comer. A palavra diz que aonde Jesus Cristo ia, havia sempre pessoas ao seu redor ou esperando-o, a Palavra também diz que Ele não tinha onde repousar a cabeça e nem tempo para descansar e, alem disto, Jesus também era perseguido pelos religiosos da época, mas mesmo nos momentos cansaço, de perseguição e aflição, Ele tirava um tempinho e não perdia a oportunidade para uma palavra amiga, com fé, esperança e amor, Ele sempre trazia uma solução para os problemas das pessoas.
Jesus quando vivia momentos difíceis, sempre se retirava para um lugar deserto a fim de orar e descansar, mas muitas vezes não era possível. Jesus mesmo com o tempo restrito, sempre tinha um espaço na sua agenda para o ser humano, pois estes são objeto do amor do Pai. No versículo 13 do texto que lemos diz que logo depois de Jesus receber a noticia da morte de João Batista seu amigo e companheiro, Ele desejou ficar sozinho, queria um lugar deserto, talvez para orar e quem sabe chorar pela perda do amigo, derrepente queria ficar sozinho com seu discípulos, pois era um momento de perda. Há momentos que precisamos ficar sozinhos para refletir e reabastecer, mas neste caso o Senhor não conseguiu. Veja que Ele prontamente atendeu as pessoas abrindo mão do seu direito de chorar ou até descansar neste momento de contrição.
 
4.     O que aprendemos aqui com Jesus?
 
a)      Precisamos ter amor pelas pessoas. Jesus aqui nos ensina que cada pessoa independente da classe social, necessita de amor, perdão e acima de tudo, compaixão e misericórdia.
 
b)         As pessoas precisam ser valorizadas, as pessoas precisam ser cuidadas. O principal não é a provisão material e sim uma palavra amiga, muitas vezes não vamos poder trazer uma pessoa que morreu de volta, mas estaremos lá compadecendo com a dor dos familiares, isso é se importar com o próximo, a sua presença é uma manifestação de amor e compaixão.

c)      Somos líderes de multidões, e as multidões só nos seguirão se olhar em nós e perceber que nos preocupamos com elas. Jesus atraiu multidões, não por ter um bom currículo, não por ter cursado a melhor faculdade, ou por ter escrito um livro… Ele atraiu multidões porque se preocupava com as pessoas, porque demonstrava amor por elas, Ele estava sempre pronto para orar pelas pessoas, estava sempre pronto para estender a mão e, a compaixão dEle gerava milagres na vida das pessoas e alem disso, Ele não recebia nada por isso.
 
d)      Ele nos ensinou que não tem prova maior de amor do que renunciar a si mesmo em prol do próximo. A nossa missão é amar sempre, foi por isso que o Senhor nos mandou fazer discípulos, pois neles conseguiremos reproduzir o amor de Deus que refletirá nas multidões e, conseqüentemente faremos diferença nesta geração.
 
e)      Enfim, aprendemos que para fazer discípulos é necessário amar, perdoar, de doar e se dedicar de todo o coração. Uma vez que os discípulos forem forjados, as multidões serão alcançadas.
 
Você hoje pode não ter tudo o que precisa, mas o essencial você tem, se não tem precisa ter: o amor.
Eu quero te dizer: Eu amo você em Cristo, pois é este amorque nos une, então exale este amor para todo ser humano na face da terra, principalmente daquele que estivar perto de você.

 Às vezes não queremos abrir mão da nossa cama, não gostamos de acordar mais cedo no sábado, no domingo e na folga. Muitas vezes não queremos consolidar, mesmo sabendo que isso é fundamental para gerar relacionamento que dará base para um discipulado de êxito. Às vezes não temos ânimo e assim não queremos orar e olha que temos uma casa, muitos tem carro, lá em casa não falta comida, etc….
 
Se você quer ser líder de multidão, precisa se importar com as pessoas dando-lhes prioridades em um discipulado de amor e dedicação.
Compartilhar:
1.         Qual foi a sua última atitude de amor para com o próximo? Consegue lembrar?
2.         Como você quer ser lembrado aqui na terra e conhecido lá no céu?
3.         Você já experimentou deste amor e compaixão de Cristo através de alguém que cuidou de você?
 
Fonte: Esta Palavra foi esboçada e ministrada pela Claudia Bento de Jesus na Escola de líderes na aula e prova de Homilética. O pastor Eliezer fez uma pequena adaptação e acréscimo, mas toda a estrutura foi da Claudia, discípula da pastora. Há outras ministrações de outros alunos que na hora propícia poderemos usar, pois todos estão de parabéns!
 
Pastores Eliezer e Zenita
 

 

Imprimir