Plenitude de Deus em nossa vida

Esse é o tempo de possuir as portas dos nossos inimigos

Textos Gn. 22:17 e 24:60
 
Começamos este ano cumprindo nossa agenda proposta, doze dias orando por doze colunas e pelos doze meses do ano, foi tremendo. É tempo de avançarmos na conquista. Neste texto vemos Deus, depois de ter provado Abraão, fazer esta declaração: “A tua descendência possuirá a porta dos teus inimigos”. Naquela época havia um entendimento claro sobre esse assunto. Se alguém conseguisse ter autoridade sobre as portas, então dominaria sobre o adversário. Quando as pessoas declaravam uma bênção, costumavam dizer: que a sua descendência possua a porta dos inimigos.
 
Possuir a porta dos inimigos foi uma promessa feita a Abraão que se estende a todos os que estão em Cristo, pois, pela fé somos descendentes de Abraão (Gal. 3.29).
 
No passado, a proteção de uma cidade era estabelecida pelos muros ao seu redor e no muro havia portas. A cidade de Jerusalém tinha e ainda tem doze portas e cada uma delas com significação diferente. Isso apontava e ainda aponta para verdades espirituais que são leis que regem o mundo físico. Quando um inimigo queria invadir uma cidade, logicamente procurava possuir as portas porque dominando as portas dominaria aquela cidade, se tivesse acesso as portas, teria acesso também na cidade.
 
Deus deu a nós, através da promessa feita a Abraão, o domínio das portas, tanto da nossa vida com as do inimigo. Quando Jesus falou com os seus discípulos sobre a igreja que Ele edificaria, declarou “edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16.18. O inimigo de nossas vidas por muito tempo controlou portas abrindo e liberando coisas sobre nós ou fechando e impedindo nosso acesso. Jesus disse que as portas do inferno não vão prevalecer contra a igreja, pelo contrário, elas vão cair e nelas vamos dominar arrancando as vidas que estão cativas ali pelo inimigo, fazendo delas nossos filhos espirituais e nossos discípulos amados e desta forma povoarmos o céu de nosso Deus.
 
Quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele foi ao inferno e tomou as chaves do diabo. Hoje o poder de controlar as portas está com o nosso Senhor Jesus e isso foi dado a você e a mim! Apocalipse. 1.18.
É isso mesmo, este poder de abrir e fechar portas foi dado a igreja, eu e você, veja o que o Senhor Jesus disse: “Em verdade vos digo: tudo quanto ligardes na terra, será ligado no céu, e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu” Mateus. 18.18.
 
Três coisas devemos extrair deste princípio:
  1. Existem portas naturais e espirituais que o inimigo quer abrir ou fechar sobre nós.
  2. Quem possui a porta tem autoridade.
  3. Quem está em posição de autoridade e vivendo expectativas de novas conquistas precisa vigiar em todo tempo. 
1.1.Portas naturais. As portas naturais falam de um emprego conquistado que precisa ser de excelência, fala de uma promoção, de um melhor salário, de um carro novo, de uma casa conquistada, de uma maturidade que gera um casamento sólido, de uma cura física, de ter uma empresa competitiva no mercado corporativo, etc. Quando você se prepara e se atualiza, a porta se abre, depois que você entra é preciso manter atualizado e contextualizado com o mercado, é preciso se esforçar não somente para ser excelente no que faz, mas também ter caráter segundo Cristo Jesus para não perder a posição e assim manter a porta aberta sempre para você.
 
1.2.Portas espirituais. As portas espirituais falam do nosso acesso nas coisas prometidas por Deus em Sua Palavra. Fala dos dons, da autoridade dada por Jesus para vencer e conquistar, fala da unção, da revelação, das vidas que virão até nós para serem salvas, da prosperidade espiritual e física que se manifesta na nossa vida por causa da nossa fidelidade, fala também do acesso que temos ao trono de Deus. Portas espirituais também falam da salvação, da restituição, da cura, libertação, etc.
A bíblia fala que Jesus nos abriu uma porta de acesso ao trono de Deus pelo sangue que Ele derramou na cruz em nosso favor, temos uma porta aberta de acesso ao Pai celestial através de Cristo, entre por ela!
 
1.3.Portas que o inimigo abre são portas contrárias as estas que citei acima, portas que levam a derrota, a miséria, a depressão e a morte, seja de um casamento, de um ministério ou chamado, ou de uma empresa, e pode até ser morte física e também espiritual, onde a pessoa perde a salvação. Por outro lado existem portas de benção e promessas como citei anteriormente que o inimigo pode estar dominando e impedindo que entremos por elas.
 
2.1         Possuir autoridade pela porta conquistada. Se em Cristo temos autoridade e temos, então precisamos nos posicionar, tomarmos atitudes de estarmos bem integrados, obedecendo a princípios, atentos para sermos discípulos de honra, pois estes protegem as costas do seu líder e o honra manifestando o espírito de servo e ao mesmo tempo procurar ser um discipulador modelo que honra a confiança dos seus discípulos e que observa com cuidado sua caminhada rumo a uma maturidade espiritual. É preciso vigiar e conservar a autoridade que nos foi dada pelo Senhor Jesus e cuidarmos para não perdermos as portas que ele nos abriu e nos deu,  alem disso devemos conquistarmos mais.
 
Estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais acima de todo principado, potestades, poder e nome. NEle temos autoridade para possuir as portas, inclusive as do inimigo e dominar sobre elas. Aleluias! Lucas 10:19; Marcos 16:18;Mateus 18:18; Efésios 1:20-23; Deut. 33:27; Daniel 11:32.
 
Vigiar e não dar lugar ao maligno foi tema da Palavra do domingo passado. Aprendemos que é necessário fechar brechas e manter as portas fechadas para o inimigo não entrar e nos roubar as bênçãos, mas também é preciso tomarmos dele as nossas portas que ainda estão no seu domínio e assim exercermos autoridade.
Pela Palavra de Deus vemos que a vontade dEle é que conheçamos esta verdade sobre as portas, e assim tomarmos autoridade sobre elas segundo a posição que temos em Cristo Jesus.
 
Ainda neste ano de plenitude onde os céus do Deus vivo estão abertos sobre nós para nos abençoar, o Espírito Santo nos mostrará de forma clara, quais portas devemos abrir e quais devemos fechar e assim permanecer dominando sobre elas. Busque este discernimento e tome autoridade pela fé das portas de sua vida, família e ministério. Veja este texto: “E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele. Mt. 11.12.
 
Onde há desonra, há ruína.
A bíblia esta falando neste caso de um coração gaboso, soberbo, rebelde; e este é um homem ou mulher de ruínas que não consegue se submeter e obedecer princípios, pois sabemos que para este o inimigo vai dominar suas portas, mas a pessoa de coração humilde será colocado em lugares altos onde poderá dominar sobre as portas, principalmente as do inimigo. Toda pessoa que tem um coração modelo atrai a glória de Deus e transporta a arca do Pai. Não há nada mais tremendo do que encontrar uma pessoa de coração bom, este mais do que nunca precisa vigiar para não ter o seu coração contaminado.
 
Hoje é dia de você exercer autoridade e mandar o inimigo sair a assumir sua posição e assim dominar sobre estas portas.
 
Compartilhar: você já teve um encontro com o Senhor Jesus? Se já teve dê um testemunho para edificação dos demais. Já identificou quais portas precisam ser fechadas e dominadas por você e quais portas precisam ser abertas sobre a sua vida? Fale sobre elas e assim vamos orar e determinar que portas ruins se fechem e que portas boas se abram poderosamente sobre você hoje, amem?
 
Este ainda é o ano da plenitude!!! 
 
Deus te abençoe muito!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
Imprimir