A misericórdia de Deus

Jonas: 1:1-17

 O nosso Deus é um Deus de misericórdia, a bíblia diz que sua misericórdia se renova sobre nós a cada manhã e que esta dura para sempre. No livro dos salmos diz que a misericórdia e a justiça de Deus está sobre aqueles que guardam a sua aliança e os seus preceitos. Jesus Cristo é a expressão do amor e da misericórdia de Deus para conosco, sem Deus a humanidade está pedida, sem Ele não há vida e muito menos esperança. O pecado nos separou de Deus e Deus movido por um amor profundo, enviou seu filho Jesus Cristo para pagar o preço do nosso pecado e assim nos resgatar da maldição e nos dar uma nova vida. João 3:16
 
A bíblia diz em Romanos 10: 9 em diante que todo aquele que crer e invocar o nome do Senhor Jesus será salvo, mas como crerão e como invocarão se não ouvirem a verdade a respeito de Cristo, e como ouvirão se pessoas como nós, que conhecem a verdade a cerda dEle não pregar? Assim como havia um propósito para Jonas também há um propósito de Deus para mim e para você.
Vemos no texto desta noite que Jonas levantou-se para fugir da presença do Senhor, será que isto é possível? No salmos 139:7 diz: “para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença“
Se quisermos andar nos nossos próprios planos , Deus permitira, porém, sofreremos as conseqüências.
 
Deus também tem uma Nínive para você, uma conquista, um território, vidas que precisam ser cuidadas, integradas e discipuladas, e também pessoas que ainda não o conhece que Ele ama e deseja que conheçam a verdade e assim sejam salvas, este é o propósito de sua vida, ser um portador de boas novas de salvação.

 

      I.            Correr do propósito é igual a correr de Deus
Vejamos as conseqüências na vida daquele que sai do propósito e Jonas é nosso foco hoje:
 
1.      TempestadeFoi isso que Jonas enfrentou logo de início:
Alguém fora do propósito não terá autoridade para repreender a tempestade. Jesus como filho de Deus repreendeu a tempestade e houve bonança e nós também como filhos dEle também temos a mesma autoridade, basta estar dentro do propósito.
 
2.      Insegurança – Foi assim que Jonas se sentiu, inseguro em relação a sua vida:
Haverá insegurança, medo , ansiedade e até incredulidade em meio as lutas na vida de alguém que estiver fora do propósito de Deus. Onde não há propósito e objetivos para a vida, se estabelecem desanimo, tristeza, frustrações e insegurança.
 
3.      PerdaJonas atrasou a conquista e sua rota foi mais longa, cansativa e sofrida:
Fora do propósito de Deus a vida regride, algumas conquistas são perdidas, acaba escapando pelas mãos e o pior, sabemos que sem Deus presente nas nossas vidas não haverá soluções definitivas, mas apenas paliativos. Ninguém gosta de perder, eu não gosto, por isso minha vida pertence ao Senhor Jesus, pois por meio dEle tenho acesso total a Deus Pai e a vida do Todo Poderoso transborda dentro de mim, por isso tenho paz, alegria, esperança e descanso interior.
 
4.      Sono profundoJonas ficou anestesiado, enquanto todos lutavam, ele dormia, só pensava nele:
Outra característica que não podemos aceitar na nossa vida é que a pessoa fica em estado de sono profundo , letargia , apatia, mesmo em momentos de grande necessidade, a pessoa não reage.
Enquanto todos a volta percebem, quem na verdade deveria reagir, não reage. Aló, você tem reagido e corrido atrás, ou está esperando as coisas acontecerem sozinhas ou esperando Deus fazer? Primeiro faça a sua parte, entre no propósito, faça uma sincera reflexão, será que estou dormindo?
 
5.      Auto-rejeiçãoAi de mim, ninguém me ama! Alô! Alem de Deus, nós desta célula te amamos!
Ao invés de clamar a Deus como os homens do navio o aconselharam, Jonas passou a ter uma atitude destrutiva, tipo: eu mereço morrer, me jogue no mar revolto, sou o culpado de tudo, sou um problema para os outros… Estes sentimentos, atitudes e palavras são mecanismos de defesa da alma, isto não soluciona nada, é pura auto-rejeição por algum erro cometido em que a pessoa não consegue se perdoar ou porque pessoas importantes a rejeitou.
A atitude dele naquele momento deveria ser de arrependimento, temor e testemunho, era hora de confessar, pedir perdão e mostrar-se disposto a obedecer e assim revelar a todos que o Deus de Israel, o criador dos céus e da terra é o único e verdadeiro Deus e que todos deveriam adorá-lo e servi-lo.
 
Se ele tivesse tido esta atitude os ventos cessariam e viria uma grande bonança e uma grande oportunidade de falar deste Deus. Quando ele foi jogado no mar os ventos cessaram e a tempestade foi embora e todos naquele navio temeram a Deus, mas agora não tinha ninguém ali naquele navio que conhecia a Deus para ensinar e falar àquele povo.
 
6.      Somos a coroa da criação de Deus, somos feito da terra, mas temos o hálito, o fôlego que veio de Deus, somos feitos da terra e do céu, somos obras das mãos de Deus, fruto do seu amor e Ele provou isto ao enviar Jesus para nos salvar dando-nos a vida eterna! Você é alguém importante e há um propósito de salvação, restauração e crescimento para sua vida!
 
   II.            O Deus de misericórdia é o Deus da segunda chance – Jonas 2:1, 8 e 3:1,2
 
Jonas foi jogado no mar e este esperava morrer, mas Deus enviou provavelmente uma grande baleia e esta o engoliu e lá Jonas orou ao Senhor, de dentro da barriga do grande peixe, segundo Jonas, ali era um abismo profundo e de grande angustia. No capítulo 2 e versículos 5 ao 7 ele disse: as águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça… …quando dentro em mim desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração… Quero lhe dizer que não há situação tão difícil que Deus não possa te livrar!
 
No capítulo 2 e versículos 8 e 9 ele disse: “os que se apegam a vãos ídolos abandonam Àquele que lhes é misericordioso, mas com voz de agradecimento eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. (isto é, vou cumprir o propósito pelo qual fui alcançado) e ele termina o versículo dizendo: Ao Senhor Deus pertence a salvação.” Deus é perdoador, que te livra da morte e te restaura para que Você cumpra o propósito. Não existem situações impossíveis para Deus. No capítulo 3 e versículos 1 e 2 mostra que o propósito não foi revogado na vida de Jonas, uma vez que ele se arrependeu e se dispôs a obedecer.
 
Deus novamente o chama e o envia. Jonas era um profeta que foi ganho, foi consolidado na lei do Senhor, foi discípulo de outro profeta, era assim no antigo testamento, os profetas tinham discípulos, e agora depois de discipulado ele foi enviado por Deus para falar a uma cidade que depois de ouvir, se converteram experimentando a misericórdia de Deus que se manifestou em perdoar e assim a cidade foi salva. Jn. 3:5
 
Os planos do Senhor Deus continuam esperando por você, Ele não rejeitou a Jonas mesmo depois de ele desobedecer e tentar fugir de Sua presença, assim também é comigo e com você, caso tenhamos pecado contra Deus, Ele não nos rejeitará também, pelo contrário, Ele nos dá uma nova chance.
 
Se você estiver hoje passando por um ciclo difícil, em um momento, Deus pode te colocar na praia e te dar descanso. Só depende do teu coração e do teu clamor. Jesus Cristo é o Messias de Deus, o enviado para salvar o mundo e todo aquele que nEle crer e aceitá-lo como Senhor e Salvador, será salvo e receberá a vida eterna, e esta é uma nova vida que começa aqui e continuará no céu para sempre!
 
Esse é um bom momento de refletirmos se estamos respondendo ao nosso chamado, se estamos obedecendo ao propósito ou se deixamos arrefecer o nosso primeiro amor. É hora de você verificar se já passou pela primeira fase da visão da igreja e se já está como Timóteo discípulo e líder de uma célula, se já está pronto para ir ao Reencontro e Encontro do Mover e assim avançar. É hora de verificar se já crescemos e nos tornamos uma pessoa madura espiritual ou se ainda vacilamos na fé dando lugar ao maligno.
 
É hora também de você que está nos visitando rever a sua vida e verificar se você crê que o Senhor Jesus é o filho de Deus, se você aceita o sacrifício dEle por você na cruz do calvário. Caso você crê e o recebe, é hora de você confessá-lo como teu Senhor e salvador. A Bíblia diz em Romanos 10:8,9 que se com tua boca você confessar a sua fé em Jesus declarando que Ele é Seu Senhor e salvador, serás salvo. Deus os abençoe!!!
 
Compartilhar: o que esta palavra falou ao seu coração e como está sua vida em ralação ao propósito?
 
Paistores Eliezer e Zenita
Imprimir