Doze atitudes cristãs para com o outro

Texto – 1 João 4:7-19

 
Estamos continuando a Palavra da semana passada e gostaria de deixar bem claro que a nossa meta como igreja Apostólica Corpo de Cristo ministério Penha, é trabalhar para que cada novo convertido seja consolidado, fazendo de cada um deles discípulos e verdadeiros ministros do evangelho. Ser um líder curado, adorador, prospero, zeloso e de boas obras, significa alguém que se importa com as outras pessoas. Nosso encargo é fazer de cada homem e mulher, verdadeiros discípulos conquistadores de novos territórios e também fazermos de cada casa, uma extensão da igreja.
 
É impossível guardar uma verdade que mudou a nossa vida. Quando conhecemos verdadeiramente a Cristo, nossa vida e nosso interior muda. Em Jesus Cristo nascemos de novo e como resultado recebemos o Espírito Santo. É impossível ter e ser cheio do Espírito de Deus e não compartilhar deste amor e desta verdade.
 
Precisamos ter a visão correta do corpo de Cristo na terra, precisamos saber qual é o nosso papel, qual é a nossa rota e qual é o nosso foco principal. Deus quer nos ensinar nestes dias que uma igreja não pode crescer somente por crescer, mas que a mesma tenha um crescimento com propósitos firmados em sua vida.
 
Uma vida não pode ser firmada no Reino de Deus se não for bem consolidada. Consolidação é o ato de firmar uma vida no Reino ao ponto de torná-la frutífera. O crescimento com qualidade traz multiplicação e somente a consolidação e o discipulado possibilita a qualidade para o crescimento.

 

Vamos continuar falando sobre as atitudes que devemos ter uns para com os outros. Vejamos:
 
1.    EDIFICAÇÃO – Em Romanos 14:19 diz: Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
 
Devemos canalizar todos os esforços para manter a paz com todos os meus irmãos em Cristo, principalmente os da equipe no qual participo, conservando somente as atitudes que contribuem para a edificação da equipe, evitando, a todo custo alimentar sentimentos e pensamentos negativos a respeito de meus companheiros. Esse deve ser meu procedimento se pretendo crescer em Cristo Jesus e me tornar um líder modelo para os meus discípulos.
 
2.    PERDÃO – Em Efésios 4:32 diz: Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.O que o Senhor Jesus disse mostra que o Perdão é ilimitado. O Senhor Jesus disse: Não te digo que devas perdoar até sete; mas, até setenta vezes sete. Mt 18:22.
 
Como nova criação, alvo da graça de Deus e provando a cada dia o Seu perdão, preciso estender que o meu perdão deve ser também incondicional a todos quantos me ofenderem, num coração manso e humilde, devo conservar a tolerância e a benevolência diante de suas faltas, sabendo que eu mesmo necessito de perdão, pois quando perdôo, sou perdoado e fico livre do jugo e da amargura da alma e assim sou curado e liberto!
 
3.    PROTEGER A REPUTAÇÃO – Em Tiago 4:11 diz: Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
 
Reconhecendo que meu irmão é parte de mim mesmo e um só espírito com Cristo, devo canalizar todos os esforços para proteger seu bom nome, não falando mal dele; não devo julgá-lo pelo que ouvir dizer a respeito e diante de suas faltas o exortarei e orarei por ele, mas não o difamarei junto a outros.
 
4.    ADMOESTAÇÃO/EXORTAÇÃO – Em Colossenses 3:16 diz: A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.
Em Hb 10:25 diz: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
 
É importante reconhecer que somos responsáveis pela vida dos nossos discípulos e irmãos, ao vê-los em perigo ou desviando-se da sã doutrina, devemos exortá-los no que é bom para sua edificação, com amor e brandura, cuidando para que eu mesma não venha a incorrer na mesma falta.
 
5.    PRESTAÇÃO DE CONTAS – Em 1 Pedro 5:5 diz: Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Em Efésios 5:21 e Tiago 5:16 diz: Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. …Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
 
Compreendendo que ser cristão implica em tornar-se membro do Corpo no qual somos membros uns dos outros e devemos manter um relacionamento de prestação de contas, devemos nos submeter aos nossos líderes que são nossos irmãos mais velhos ou nossos pais espirituais e devemos fazê-lo em amor, sabendo que sou também responsável por meus discípulos que são meus irmãos mais novos, assim como devo satisfação quanto ao meu modo de viver os valores do Cristianismo como membro da família de Deus aos meus líderes, assim meus discípulos também devem fazê-lo em relação a mim. Os pastores são nossos pais espirituais e os nossos discípulos são nossos irmãos mais novos, e todos somos filhos que se importam uns com os outros.
 
6.    SAUDAÇÃO – Em Romanos 16:16 diz:Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam. Devemos Buscar manter um elevado nível de comunicação com os demais membros do corpo, seja discípulo ou não, sendo cordial e amável no trato, tratando-os com respeito e consideração, manifestando meu genuíno interesse em seu bem-estar quando os cumprimento.
 
7.      SOLIDARIEDADE – Em 2 Coríntios 8:14 diz: Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade; Em Gálatas 6:2-2 diz: Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Em Romanos 12:5-5 Diz: Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
 
É importante reconhecer que somos uma família e um só corpo, serei solidário com você meu irmão em suas necessidades de toda sorte, estendendo-lhe a mão em suas necessidades físicas, emocionais e espirituais, no espírito da solidariedade cristã. Por isso buscamos ser uma igreja de discípulos, onde um cuida do outro, onde o discípulo respeita e honra o seu discipulador, pois é mandamento do Senhor Jesus.
 
1.         TRANSPARÊNCIA – EmColossenses 3:9 diz: Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos (você agora em Cristo é nova criatura, amem?). Em Efésios 4:2 diz… Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
 
Somos uma nova criação, por isso precisamos conservar a integridade de caráter, não devo nunca faltar com a verdade ao meu irmão e discípulo ou discipulador, mas devemos sempre ser verdadeiros em todos os nossos relacionamentos, usando para com todos de transparência, em amor.

Compartilhar: Você já discípulo de alguém e já está cuidando de outros como seus discípulos? O que está palavra falou ao seu coração?
 
No amor de Cristo!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira 
Imprimir