Um toque especial

Marcos 5:25 – 34

 A benção da mulher hemorrágica foi resultádo do "Toque especial que ela deu no Senhor Jesus”. Mas o que tornou aquele toque tão especial? Foi a sua fé em Jesus, a sinceridade com que ela tocou e o desespero que desencadeou a coragem para tocar, pois foi um toque debaixo de temor e tremor.
 
Não sabemos o estilo de vida daquela mulher, pois parece que ela era só, pois não aparece nem marido, nem pai, nem mãe e nem irmão, Ela era alguem que não tinha ninguem, ela teve que agir sozinha. Vemos que o estilo de vida que levamos pode trazer consequências ruins, como desemprego, falta de dinheiro, relacionamento ruins, sentir-se pesado, empresa falindo, , famílias despedaçadas, doenças e solidão.
 
Tudo isso são consequências de atitudes e comportamentos de um estilo de vida errado, por isso mais do que nunca precisamos de um encontro com o Senhor Jesus, pois Ele é a resposta para que nossa vida seja mudada.  Se não mudarmos o estílo de vida que levamos, estas neecessidades e dificuldades farão parte do nosso viver. Muitos problemas como tristeza, falta de paz, sentir-se sobrecarregado e cansaço contínuo, são consequências da falta de um genuino encontro com o Senhor Jesus, da falta de uma experiência com a pessoa dEle e também da falta de permanência da fé que a essencia fundamental para a vida.
 
Se tivermos um encontro com o Senhor Jesus e firmarmos um compromisso com Ele, nosso estilo de vida muda para melhor e é aí que as coisas melhoram e tudo entra nos eixos. Hoje estamos aqui para termos um encontro com o Senhor e desta forma tocarmos nEle, agora este toque tem que ser especial. Muitas pessoas tocavam no Senhor e nada acontecia, pois tocavam apenas com interesse de serem abençoadas, mas sem nenhum interesse de terem um compromisso mais profundo com Ele. Há um toque que faz diferença e aquela mulher é para nós a chave para descobrirmos o toque especial.
 
Aonde Jesus chegava sempre havia uma multidão esperando por Ele ou indo ao seu encontro. Aquilo que Jesus fazia e falava mostrava que havia esperança para o cansado e oprimido, para os doentes e para aqueles que estavam vazios por dentro. Jesus mostrava o verdadeiro Deus e como chegar a Ele, precisamos desesperadamente de Deus para preencher o vazio interior e assim haver o transbordar de paz e esperança.
 
Neste texto de hoje vemos o exemplo de alguém sem esperança que encontra Jesus e sua vida e totalmente mudada, pense nesta mulher que ouviu falar do Senhor e o estado em que ela estava. Vejamos! 
  1. A situação em que a mulher se encontrava:
Ela estava com uma doença incurável havia doze anos, seu estado clínico humanamente falando para aquela época, era Irreversível, e o seu problema parecia não ter fim. Ela estava sem perspectivas, sem esperança, fraca, sem apoio e sozinha. Naquela época, segundo a lei e cultura, uma mulher com hemorragia, seja no ciclo menstrual ou não, enquanto permanecia ela era considerada durante aqueles dias de imunda e teria que ficar separada da família ate que houvesse a purificação. Quem tocasse nela seria contaminado e teria que ir ao templo para fazer purificação! Pense, fazia doze anos, como será que estava seu emocional! 
  1. Ela estava decepcionada:
A medicina, que, além de não curá-la, levou toda sua riqueza. Ela havia gastado tudo o que tinha e nada aconteceu de bom. A religião ritualística e presa a tradição também não tinha solucionado seu caso. Veja, ela precisava de algo mais, ela precisava receber cura não só física, mas também emocional, sentimental e espiritual, neste caso ela precisava ter um encontro com o Senhor Jesus! 
  1. Seu estado psicológico estava confuso:
Havia opressão de todos os lados, ela estava sendo oprimida pela circunstância do momento e também pelo maligno. Vejam quais eram as notícias: Não havia cura para ela, não há esperança, você mulher está condenada a viver sozinha para o resto da vida. Por causa da doença, veio o desanimo e alem disso, as finanças estavam perdidas, perdeu-se toda esperança, não tinha mais onde recorrer.
 
Por causa do lar que não existia mais, veio à carência. Ela estava carente de amor, compreensão, de ser tocada, amada, abraçada e compreendida! Havia depressão que resulta na perda da vontade de viver, pois dormia e acordava com os problemas físicos e financeiros. Havia doze anos sofrendo com aquela situação ocasionada por aquela enfermidade. 
  1. Parecia que estava tudo perdido até que alguém lhe falou de Jesus e sua historia mudou
Jesus era a ultima tentativa de buscar uma solução para a sua vida, porque ela já havia tentado todos os meios. Quero dizer que não existe outro caminho ou meio da salvação, Jesus é o único caminho para vida!
 
No ministério de Jesus não houve uma pessoa que indo a Ele, não tivesse seu problema solucionado ou sua vida transformada. Ainda hoje e sempre, Ele é a salvação. Ele não somente morreu por nós, mas ressuscitou dentre os mortos e vivo está por isso Ele é alivio para todos os cansados e oprimidos (Mt 11:28-30).
 
5.      Ela recebeu seu milagre quando rompeu as barreiras físicas, mentais, sociais e religiosas.
 
Primeiro: As barreiras físicas foram franqueza, tontura, indisposição de levantar-se e sair. Ela teria que enfrentar uma multidão para conseguir chegar até Jesus.
 
Segundo: As barreiras mentais vieram ao ouvir os médicos falarem que não havia cura, isso gerou pensamentos contrários a sua fé. Outra coisa era o sentimento que vinha ao seu coração; o que as pessoas vão pensar ao me verem se arrastando na rua.
 
Terceiro: houve as barreiras sociais quando as pessoas se afastaram dela por causa daquele tipo de doença, socialmente ela não era mais aceita. Naquela época também as pessoas faziam a seguinte pergunta diante de uma pessoa acometida de uma doença incurável: ela pecou ou foram os pais?
 
A quarta barreira foi a religiosa, pois seguir Jesus já era contra os padrões da religião praticada naquela época, e se ela está doente é porque pecou e era castigo, foi assim com Jó. Esse era o entendimento naqueles dias, e alem disso, se ela tinha um fluxo de sangue, não podia sair nas ruas e nem conversar com ninguém. 
  1. Tocar nas vestes de Jesus foi um passo de fé.  
Ela planejou vir por traz e tocar apenas nas vestes, pois não queria ser notada, pois o seu estado era precário, ela achava que era indigna. O que ela não sabia e que o Senhor Jesus não olha o exterior e sim o interior, Ele não faz acepção, mas recebe todo aquele que o busca e está sempre pronto para perdoar os pecados e dar salvação. Ela disse: se apenas eu tocar em suas vestes serei curada, e foi isso que aconteceu.
 
Para dar este passo de fé, implica em atitude, falar e agir de acordo com a declaração de fé. Diz a Palavra: aquele que crer e confessar a Jesus como Senhor e salvador será salvo. O falar é resultado do crer, e receber é resultado do agir.
 
7.      Os Resultados das ações de fé desta mulher gerou a cura de todo mal que lhe atormentava. Segundo: Ela foi liberta da depressão. Terceiro: Ganhou a salvação de sua alma. Jesus procurou quem lhe havia tocado simplesmente para que ela confessasse sua fé nEle diante de todos, pois como já dissemos, quem confessar sua fé em Jesus diante dos homens será salvo e receberá uma nova vida!
 
Jesus disse a mulher depois que ela confessou: filha, a tua fé te salvou; vai te em paz, (salvação) e fica livre do teu mal ( cura e libertação)! Ela recebeu muito alem da cura física. Glórias a Deus!!!
 
Enfim, o milagre da cura e da salvação também pode acontecer com você, basta você agir com fé em Jesus, como fez esta mulher. Existe alguém aqui que precisa de uma oração de cura, seja pela família, seja por emprego ou gostaria de confessar a Jesus para receber a salvação?
 
Compartilhar: Alguém gostaria de testemunhar sobre o que Deus tem feito na sua vida depois que você veio para a Igreja, ou como era sua vida antes de conhecer a Jesus e como é agora depois que o conheceu? Ou o que esta palavra acrescentou na sua vida?
 
Um beijo no coração, pelo Messias a quem devemos a nossa vida, a quem amamos de todo coração!
 
Pastores Eliezer e Zenita
Imprimir