Romanos 3:21-26; 6:22,23; Efésios 1:7
Um exemplo de expiação, ou falta dela é o caso de um criminoso comprovadamente culpado de crimes segundo a lei. Devidamente julgado e condenado, deve ser executado para que a pena seja cumprida (expiada).
Enquanto o condenado não cumprir cabalmente toda a pena estabelecida pela corte competente, o condenado ainda permanece culpado.
Não adianta um outro juiz, mesmo que ele tenha uma posição suprema maior que outra e por quaisquer que sejam as alegações, descondenar o réu.
A não ser que esse magistrado “supremo” tenha realmente poderes “supremos” e sofra a condenação no lugar do condenado. Caso contrário o réu continua condenado.
Foi isso que Deus fez por nós. Enviando Jesus, o Poder “SUPREMO” que veio e sofreu a pena no nosso lugar e recebeu a nossa condenação na cruz, e expiou a nossa condenação.
É por isso que todo aquele que crer nesse ato de expiação de Deus através da Cruz de Cristo pode ser Salvo.
Somente por isso, nada mais além da cruz. Nenhum outro pode cancelar nossa condenação, A não ser, que morra em nosso lugar, no lugar do condenado.
Quem não recebeu a absolvição pela corte SUPREMA dos céus, a cruz de Cristo no Calvário continua culpado. E o destino é a morte eterna.
Em Apocalipse 20:11-15 diz: “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”
1João 5:11-12 diz: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.”
A última instrução de Jesus foi em Marcos 15:16. Em Mateus 8:14-17 Jesus libertou pessoas e curou os doentes, Jesus ressuscitou dentre os mortos, Ele está vivo e hoje Ele continua libertando e curando a todos o que creem.
Em Romanos 10:8-10,14-15 vemos claramente a importância de confessarmos nossa fé.
Ap. Eliezer