Lealdade, a Chaves para maturidade – Parte II

I Reis 18:3,4; Gênesis 39:1-6
 
Lealdade é uma chave que denuncia maturidade ou atitude do coração que nos leva à maturidade, muitas pessoas são desleais porque não alcançaram maturidade na sua vida, principalmente nas coisas de Deus. Tudo aquilo que temos minisitrado aqui em relação a maturidade na vida espiritual, familiar, ministerial, emocionais, financeiro e na liderança refletem o propósito de Deus, fala das coisas de Deus em nós sendo refletidas no ambiente onde estamos. A lealdade ou a delealdade denuncia o nosso coração, por isso devemos buscar virar esta chave no nosso coração para que tenhamos acesso ao poder de Deus operando em nosso favor, nos levando a uma maturidade avançada, onde o propósito eterno se cumprirá em nós.
 
1.     A lealdade do Pai
 
É preciso se dar conta de que Jesus foi enviado como emissário do Pai. Sua tarefa foi apresentar as visões do nosso Pai celetial a este mundo. Esperava-se que ele mostrasse a todos como era o Pai. Muitas pessoas não sabem como é o Pai. Conhecendo Jesus, elas conseguem saber como realmente é o Criador do céu e da terra. Jesus poderia ter representado mal o Pai, mas Ele não o fez, Jesus foi leal ao Pai em tudo. O Pai que enviou seu filho Jesus em todo tempo o acompanhava dando-lhe as instruções necessárias, sempre interagindo com ele nos momentos importantes. O Deus Todo Poderoso foi leal àquele em que havia enviado.
 
Algumas características de um pastor ou líder segundo a lealdade demonstrada pelo o Pai Celeste.
 
a.       Um líder que trabalha. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5.17. Deus Pai também trabalhava direcionando seu filho, interagindo com Ele, estava presente.
 
b.      O líder que é visto.Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, sem ver o pai fazer, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. João 5:19. Todos querem seguir alguém a quem podem ver. Jesus podia ver tudo o que Seu Pai estava fazendo: Podia segui-lo com facilidade.
 
c.       Um líder que ama seus discípulos.Porque o Pai ama ao Filho. João 5.20ª. O Paiama aquele a quem enviou. Seja um líder que ama seus Discípulos. Muitos líderes não se importam com as pessoas que lideram. Quando as pessoas lideradas por você têm certeza de que você as ama, elas estarão dispostas a andar com você em lealdade até o fim.
 
d.      Um líder que é aberto a seus discípulos. Porque o Pai ama ao Filho e mostra-lhe tudo o que faz. João 5.20ª. Quando Jesus esteve na terra, Ele sabia que podia confiar plenamente em Seu Pai celestial. Isso porque o Pai havia lhe Mostrado tudo o que estava fazendo. Porque o Pai ama ao Filho e mostra-lhe tudo o que faz. João 5.20
 
Isso fala de transparencia do lider para com o discípulo e do discípulo para com o líder. Este líder está aberto para ouvir, para orientar e para cuidar levando o seu discípulo a cumprir o seu chamado.
 
2.     A lealdade de Cristo
 
Muitos de nós não percebem quanto Jesus foi leal ao Pai celestial. Ele mostrou isso muitas vezes. Ele fez decla­rações que nos ensinam grandes verdades a respeito da lealdade. Quero que aprendamos aqui, diretamente de Jesus, os princípios da constância, da lealdade e da fidelidade. Talvez tudo o que você sabe a respeito de Jesus sejam os mila­gres que Ele realizou. Mas Jesus é a imagem expressa de Deus e, se quisermos aprender alguma coisa a respeito de Deus, tudo o que temos a fazer é olhar para Cristo. O qual, sendo o resplendor de sua glória, e a expressa ima­gem da sua pessoa… Hebreus 1.3
 
O melhor professor de lealdade é o próprio Jesus Cristo. Ele foi leal ao Seu Pai e à visão do Pai. Ele nunca se desviou de Sua linha de conduta; foi leal a missão que o Pai lhe confiou. O teste  maior desta missão que Jesus venceu, foi dar a sua vida na cruz por nós. Cristo é a pessoa que você deve imitar. Por que nos chamam de cristãos? Porque acreditamos que somos semelhantes a Cristo.Enquanto você ouve esta palavra, decida imitar essas característi­cas da lealdade manifestadas por Cristo. Seja uma pessoa focada nos passos de Cristo, ele é nosso modelo maior, todo líder tem um discipulador a quem imitar e cada discipulador tem a responsabilidade de refletir Cristo através da sua vida.
Seis manifestações de deslealdade.
 
Manifestar significa demonstrar, exibir, expor ou mostrar alguma coisa. As pessoas mostram deslealdade de muitas formas. Precisamos olhar para as manifestações de deslealdade? Porque a lealdade e a deslealdade são coisas do coração, e essas coisas não podem ser vistas facilmente. Tais como muitas doenças, elas são melhor detectadas pela observação dos sintomas. Vamos tentar localizar esses importantes sintomas e sinais de deslealdade.
 
1. Desobediência
A primeira importante manifestação de deslealdade é a desobedi­ência. A desobediência é uma manifestação externa de um coração desleal. Tenha cuidado com as pessoas desobedientes. Elas prova­velmente são, no fundo, desleais. Deus rejeitou Saul depois que este desobedeceu a Ele. Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à Sua Palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a pala­vra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.1 Samuel 15.22,23
 
Pessoas desobedientes quase sempre têm uma marca de rebeldia. E o espírito de rebelião que lhes dá a audácia para desobedecer, nosso desejo é estarmos na rota da obediência, pois isto é benção em nós.
 
2. Escarnecimento. Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmo 1.1
 
Os escarnecedores são os que zombam de você. Eles não acre­ditam em você ou no que você está fazendo. A Bíblia diz com muita clareza que não devemos associar-nos aos escarnecedores. De acordo com o Salmo 1.1, não devemos sequer nos sentar junto ao escarnecedor. Como pode alguém que não acredita em você ser seu discípulo? Como pode alguém que o menospreza ser seu assistente e ajudar você na conquista?
 
3.      Inflexibilidade. A inflexibilidade é uma manifestação de deslealdade. A pes­soa inflexível é teimosa e desafiadora. Tenha cuidado com pessoas inflexíveis em sua equipe. Essas pessoas não querem trabalhar além do horário normal. Não gostam de ir além do que está estabelecido em seu contrato de trabalho ou naquilo que foi estabelecido pelo líder. Não estão preparadas para adaptar-se a qualquer situação nova. É complicado para o líder que lhes pede que façam algo novo! Um rosto enrugado é a marca registrada de tais discípulos ou traba­lhadores inflexíveis, que não se submetem.
 
4.      Mentiras. Estou convencido de que, se os demónios pudessem ter irmãos gémeos, então o espírito da mentira seria o espírito do furto. A mentira e o furto andam sempre juntos. Todo aquele que mente não é leal. O coração dele não pode estar com você. Tenha cuidado com os mentirosos; eles são pessoas perigosas! Os mentirosos são pessoas desleais!
 
5. Fofocas. Deus abomina aquele que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:19. Há pessoas que têm a habilidade de criar histórias e recriar eventos que lhes sirvam. Elas podem espalhar histórias e fazer coisas parecerem interessantes. Você observou que os jornais sempre têm acontecimentos trágicos ou escandalosos como manchetes? A má notícia é mais doce para os fofoqueiros do que a boa. Tome cuidado com pessoas que têm histórias infindáveis a respeito dos outros. Elas conhecem cada mau evento ocorrido na igreja. Elas estão prontas para dar-lhe um informe completo sobre qualquer história que você pedir. Elas conhecem os detalhes e têm informação privilegiada. Tome cuidado com essas pessoas. Elas sempre acrescentam, mentem, julgam, criticam e assim semeiam discórdia e divisão no araial.
 
Estamos aqui para desenvolvermos as chaves para a maturidade, para o crescimento, para um avivamento poderoso caindo sobre a nossa vida. A lealdade produz expansão, por isso como líderes precisamos ser leais a Deus, aos discipuladores e estes aos seus discípulos, assim como devemos ser leais, ao cônjuge, aos pais, aos filhos e ao chamado de Deus na nossa vida. Amamos vocês por demais!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir