Enxergando a vida do ponto de vista de Deus – Parte II

Tiago 1:12-16; I Coríntios 10:13 

Estes textos que lemos hoje nos revela que toda vez que passamos em um teste e somos aprovados, Deus toma conhecimento e faz planos para nos recompensar tanto aqui na terra quanto na eternidade. Deus quer que passemos nos testes da vida, por isso Ele jamais permitirá que enfrentemos testes ou tentações acima da nossa capacidade de resisitência ou de realização, por isso quando tomamos a decisão de resisitir e perseverar, vencemos.
 
Aprendemos na semana passada que a vida é um teste, que enquanto vivemos, nada é insignificante, mesmo o menor incidente é relevante para o desenvolvimento de nosso caráter. Cadadia é importante, e cada segundo é uma oportunidade de crescimento para aprofundarmos o nosso caráter e demonstrarmos  amor e dependência de Deus e também resistência ao inimigo das nossas vidas que tentará sempre nos destruir nos induzindo ao pecado.
 
Alguns testes parecem esmagadores, enquanto outros você nem per­cebe. Segundo o nosso estilo de vida ou conforme os hábitos diários que desenvolvemos, os testes ou os desertos vem na medida certa para ajustar àquilo que estiver errado e assim nos aperfeiçoar para vivermos uma vida melhor, e também para correspodermos com mais eficiência ao nosso chamado, por isso todos os testes, provações e tentações por mais simples que seja, têm implicações importantes e eternas.
 
Quando Deus diz quenão nos sobrevirá nenhuma tentação senão humana, e que somos tentados por causa da nossa própria cobiça; Ele quer dizer que muita coisa que sofremos é consequência de pecados, ou de um estilo de vida errado, ou de sementes ruins lançadas no passado que germinou. O diabo para vencer uma tentação ele precisa encontrar em nós as áreas de fraquezas. Por isso chegar na maturidade é fundamental, pois significa que crescemos, que alcançamos maior habilidade para vigiar, resistir e tomar decisões relevantes para a vitória. 
 
A Bíblia oferece três metáforas que nos ensinam a visão que Deus tem da vida: 1ª) a vida é um teste, 2ª) a vida é uma incumbência de confi­ança e a 3ª) vida é uma atribuição temporária. Essas idéias são os fun­damentos da vida dirigida por propósitos.
 
Hoje relembraremos a primeira e  enfocaremos a segunda:
 
1.     A vida na terra é um teste.
Os testes tanto desenvolvem quanto manifestam o caráter de alguém, e todaa vida é um tes­te. Você está sempresendo tes­tado. Deus constantemente observa sua reação às pessoas, problemas, sucesso, conflitos, enfermidades, decepções e até mesmo em relação ao clima! Ele até observa a mais simples ação, como quando abrimos uma porta para alguém, pegamos o lixo que foi largado no chão ou quando somos educado com um balconista ou uma garçonete ou como nos comportamos no transito.
 
2. A vida na terra é uma incumbência de confiança. Essa é a segunda metáfora (comparação) bíblica da vida. Nosso tempo sobre a terra, nossa energia, inteligência, oportunidades, relacionamentos e recursos são dádivas que Deus nos confiou para cuidarmos e administrarmos. Somos mordomos de tudo quanto Deus nos dá. Esse conceito de mordo­mia começa com o reconhecimento de que Deus é o dono de tudo e de todos na terra. O Salmos 24:1 diz: Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
 
Aquilo que possuímos como conquista durante nosso período na terra é apenas emprestado, só iremos usar enquanto estamos aqui. A terra já era propriedade de Deus antes que você chegasse, e Deus irá emprestá-la a outra pessoa depois que você morrer. Tudo que você pode fazer é desfrutá-la por algum tempo e se você viver pelos princípios que Ele estabeleceu, viverá do melhor em tudo.
 
Quando Deus criou Adão e Eva, confiou a eles os cuidados de sua criação e os nomeou administradores de sua propriedade. A Bíblia diz em Gênesis 1.28: … e os abençoou, dizendo: Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
 
O primeiro serviço que Deus deu aos humanos foi administrar e cuidar das “coisas” dEle sobre a terra. Dessa função o homem jamais foi exonerado. E é parte de nosso propósito atualmente. Tudo de que nós desfrutamos deve ser tratado como uma incumbência de confiançaque Deus nos pôs nas mãos. Em 1Coríntios 4.7b diz: Vocês têm algu­ma coisa que não tenha sido dada por Deus? E se tudo o que vocês têm vem de Deus, por que vocês se vangloriam como se tivessem realizado alguma coisa por si próprios?
 
Nossos valores culturais dizem: “Se você não é o dono, não terá cuidado”. Mas os cristãos vivem por um padrão mais elevado: “Visto que Deus é o dono, devo cuidar da melhor forma possível, pois também sou herdeiro de Deus e Ele me confiou algo em minhas mãos”. Em 1Coríntios 4.2 a Bíblia diz: Os que recebem em confiança algo de valor devem demonstrar que são dignos de tal confiança.
 
Jesus frequentemente se referia à vida como uma incumbência de confiança, e contou muitas históri­as para ilustrar essa responsabilidade perante Deus. Na parábola dos talentos, um homem de negócios confiou sua riqueza ao cuida­do dos servos enquanto estava fora. Quando retornou, avaliou a responsabilidade de cada servo e recompensou a cada um conforme a sua resposta na confiança investida. Jesus disse em Mateus 25.21: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!
 
Ao fim de sua vida sobre a terra, você será avaliado e recompen­sado conforme seu desempenho ao lidar com o que Deus lhe con­fiou. Isso significa que tudo que você faz, seja liderar uma célula, cuidar de uma vida, etc., mesmo uma simples tarefa no reino, tem implicações eterna. Se você trata tudo como incumbência de confiança, Deus promete três recom­pensas na eternidade. Primeiro: você receberá o reconhecimento de Deus. Ele dirá: “Muito bem! Bom trabalho!”. Depois, você receberá uma promoção e uma responsabilidade maior na eternidade: “Eu o porei a cargo de muitas coisas”. Então você será honrado em uma comemoração: “Ve­nha e participe da alegria de seu Senhor”. Aleluias!
 
A maioria das pessoas não consegue perceber que o dinheiro é tanto um teste quanto uma incumbência de confiança dada por Deus. Deus usa a área financeira para nos ensinar a confiar nEle. E, para muitas pessoas, o dinheiro é o maior de todos os testes. Deus observa a forma em que usamos o dinheiro para testar quão confiáveis somos. A Bíblia diz em Lucas 16.11: Se vocês forem indignos de confiança em relação às riquezas deste mundo, quem lhes confiará as verda­deiras riquezas celestiais?
 
Essa é uma verdade muito importante. Deus diz que há um rela­cionamento direto entre a forma de eu utilizar meu dinheiro e a qualidade de minha vida espiritual. O modo de eu administrar meu dinheiro (“riquezas deste mundo”) determina quanto Deus pode con­fiar em mim com as bênçãos espirituais. Qualquer função que você ocupar no reino de Deus, seja na cozinha no Encontro, seja ministrando, orando ou contribuindo para o bem de pessoas, será uma incumbência de confiança, será Deus confiando algo para você fazer e isso terá implicações que refletira´nesta vida e na eternidade, por isso devo me empenhar para com alegria e perseverança fazer o meu melhor.
 
Compartilhar: Comente esta frase: A vida é um teste e uma incum­bência de confiança. Responda: Quais as questões mais importantes que Deus me (te) confiou?
 
Fonte: Livro uma vida com propósito
Imprimir