O caminho da maturidade

I Coríntios 9:24-27; Filipenses 3:12-14; II Timóteo 2:3-10

 
A nobreza humana é fruto do longo caminho percorrido por aqueles que, com perseverança, amor, bondade e fidelidade, vão escrevendo sua história. Tenho me perguntado com relativa frequência: por que as pessoas são tão resistentes ao amadurecimento? Por que tem se tornado tão raro ver homens e mulheres crescendo emocionalmente e espiritualmente? Convivo com pessoas que, apesar de todas as experiências já vividas, depois de terem lido bons livros, conversado e convivido com pessoas maduras e inteligentes, de terem passado por escolas e universidades, ouvirem boas palestras e saberem muito sobre o que a Bíblia ensina, permanecem imaturas.
 
Existem pessoas que resistem com todas as forças a qualquer mudança; repetem os mesmos erros, as mesmas dúvidas, os mesmos sentimentos de rejeição; implicam com as mesmas coisas, oram pelos mesmos assuntos, brigam as velhas brigas. Dão a impressão de que não avançaram um milímetro no caminho do amadurecimento, não subiram nenhum degrau na escada do crescimento, não deram nenhum passo em direção a uma vida mais verdadeira. Alguns dão a impressão de que, na verdade, andaram para trás, retrocederam, tornaram-se piores do que já foram.
 
Basta olhar à volta, vejam os familiares, vizinhos e muitos na igreja de Cristo na terra, como as pessoas estão envelhecendo. É raro encontrar hoje um idoso maduro, sábio, bem humorado, destes que já viveram o bastante e souberam aproveitar cada experiência, que não vivem por aí resmungando e reclamando da vida, lamentando a idade e as oportunidades perdidas. Deus quer que cresçamos nEle para que tenhamos sempre uma boa palavra, um bom conselho; Deus quer que saibamos envelhecer e não ficarmos procurando, pateticamente, viver como um adolescente, achando que o bonito está em retroceder e que a velhice é um estágio da vida que precisa ser deletado.
 
Penso que a resistência ao amadurecimento tem alguma relação com a resistência ao envelhecimento. Certamente, há muitas razões para a letargia emocional e espiritual em que nos encontramos hoje. Na verdade, ao olharmos para as virtudes cristãs, vamos perceber que, uma a uma, vêm sendo desprezadas e desconsideradas em nossa gloriosa civilização moderna e tecnológica. Humildade, simplicidade, santidade, generosidade, amor, bondade, paciência, coragem, lealdade, fidelidade, perseverança, gratidão e caráter santo vêm sendo substituídos por orgulho, vaidade, ambição, egoísmo, pressa, luxúria, inveja, traição, inconstância e ciúme. A geração de hoje não sabe mais amar, mas sabem antes do amadurecimento a fazer sexo; transformaram o velho pecado da ambição na virtude da competência e da competitividade; que fez da vaidade a porta de acesso às banalidades sociais e do egoísmo uma arma de sobrevivência.

Mesmo no meio cristão, o amor, a paciência e a bondade há muito deixou de ser uma virtude. O sentimento de gratidão vem sendo substituído pela luta pelo direito e não há mais em nós aquele sentimento de dívida, que, no passado, moldou o caráter das pessoas que contribuíram com seu sacrifício para com o reino de Deus e para com a humanidade, porque reconheciam, com profunda gratidão, que tudo o que tinham lhes havia sido dado por Deus através de pessoas nas suas vidas. No mundo o amor e a santidade perderam sua nobreza, transformando o corpo num artigo barato, usando a sensualidade como moeda para adquirir dinheiro, fama e alguns momentos de euforia sexual.
 
Há um tempo atrás escrevi um esboço pra célula alertando contra o perigo dos atalhos. Minha preocupação era a mesma de hoje. A nobreza cristã reflete na vida humana e é fruto do longo caminho percorrido por aqueles que, com paciência, perseverança, gratidão, respeito, amor, bondade, fidelidade e lealdade, vão através da fé em Jesus e Sua Palavra, escrevendo sua história rumo à maturidade. São pessoas que aprenderam na Palavra a aproveitar cada experiência vivida, que não fogem do discipulado, tratamento e do confronto, mas que reconhecem que tudo o que tem valor encontra-se nas profundezas em Deus e Sua Palavra, que para encontrar estes tesouros que preenche a vida, será necessário garimpar com paciência e perseverança até a maturidade plena no espírito, alma, corpo, família e ministério.
Há uma metáfora do apóstolo Paulo no texto que lemos hoje que nos ajuda a entender isso. Ele compara a vida a uma corrida, na qual, para ganhar o prêmio, o corredor precisa de duas coisas: manter diante de si o alvo e ter disciplina. Para ele, a vida deveria ser olhada assim. Ele afirma que corria como quem sabe aonde quer chegar e, como todo atleta, impunha sobre si a disciplina necessária para ter a certeza de que não correu em vão. A imaturidade é o resultado de uma história vivida sem consciência de destino e sem disciplina.
 
O desafio da igreja se tornou muito grande, pois o que vemos na geração atual é uma sensação de vazio na busca da vida a ser vivida, o tédio e falta de significado do viver, e é isso que está movendo as pessoas que serão a futura geração. Não se vê mais um sentido de missão ou consciência vocacional; não se sabe para onde caminham e nem os valores que abraçam. Os apelos da propaganda, as inúmeras ofertas e possibilidades, a agitação das festas e bares, os convites para as mais variadas atividades, levam a uma falsa sensação de preenchimento e significado. Contudo, quando as luzes se apagam, o barulho cessa, a multidão desaparece e a ressaca acaba, não sobra nada a não ser um vazio que insiste em dizer, silenciosamente, que o caminho não é este, que o alvo se perdeu, que as forças estão se esvaindo, e o tédio começa a bater mais fortemente na porta.
 
Nossa missão como discípulos de Cristo é mostrar-lhes em qual porta eles devem bater, nossa missão é trabalhar contra um turbilhão de coisas que destrói as pessoas, é lutar contra os misseis malignos que atingem multidões que se abrem para serem atingidos, pois todos estão em busca de algo que os preencha. Se como igreja de Jesus na terra não alcançarmos a maturidade, seremos influenciados por este mal. Se isto acontecer, seremos iguais, neste caso não faremos diferença nenhuma na geração em que vivemos. Misericórdia!
 
A maturidade tornou-se um artigo raro na sociedade pós-moderna e isso tem afetado a igreja. Temos visto pastores e apóstolos preocupados com a maturidade dos casais em suas igrejas. Tem ficado evidente que as pessoas, mesmo depois de tantos ensinos, continuam despreparadas para celebrarem uma aliança tão importante e vital para suas vidas, como o casamento. Muitos hoje não são capazes de enfrentar e vencer as lutas para o ajuste no relacionamento a dois, com firmeza e maturidade, de trabalhar criando e cuidando dos filhos com dedicação e sacrifício, de amar o cônjuge até o fim honrando a aliança, tanto no casamento como também com o Senhor. Muitos não são capazes de permanecer inabaláveis na fé aprendendo lições nos momentos difíceis, mesmo depois de terem aprendido no discipulado.
 
Muitos não conseguem superar as diferenças no casamento, na família, na equipe de doze, na igreja e vida profissional, pois para tudo tem um tempo de ajuste. Deus deseja que através da igreja todos nós cheguemos a estatura de Cristo, esta é a proposta de Deus para aqueles que creem, chegarem a maturidade.
 
O Senhor deseja nos ver chegando a uma vida plena estabelecida na verdade, vencendo as feridas da alma e usando as cicatrizes que ficaram, para gritarmos como trombetas ao mundo e ao diabo, que em Cristo somos mais do que vencedores, nEle temos a plenitude da vida, nEle frutificamos, crescemos, multiplicamos e governamos! Nele e por Ele, ganhamos vidas, consolidamos, discipulamos e as enviamos para fazerem o mesmo que fizemos com elas, nEle e por Ele chegamos à maturidade em todos os níveis e em todas as áreas.
 
Vejamos o que diz em Romanos 5:1,2 e Colossenses 1:27: por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.  …a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
 
O fato de termos Cristo em nós, alimenta a esperança da glória de Deus, alimenta a esperança de Deus que vamos conseguir… Você pode, você está autorizado para prosperar no teu caminho, você consegue, é sua missão, você foi chamado por Deus para ser nobre, para ser doze e para trilhar o caminho da maturidade! Parabéns!
 
 
 
Imprimir