Honra, Chave para a Maturidade – Parte I

Mateus 23:7-13; Romanos 13:7; Êxodo 20:12 

Todo pecado na terra é um pecado de desonra. Considere os Dez Mandamentos. Os quatro primeiros lidam com honrar a Deus; os últimos seis lidam com honrar as pessoas. Honra é diferente de sabedoria. Sabedoria é o reconhecimento da diferença; certo ou erra­do, bem ou mal, Deus ou Satanás.
 
Honrar é querer recompensar alguém pela sua diferença. Alei da honra é a mais importante sobre a terra. Honra não é uma unção, um milagre, ou uma resposta de oração, mas, sim, a escolha pessoal de comemorar a diferença ou o reconhecimento do outro.
 
1.      Honra é a semente que o qualifica
 
Em qualquer ambiente da terra, a honra é a semente do acesso. Ela decide quem gosta de você, quem você respeita, quem você reonhece sobre você e o aceita e o recompensa, bem como a honra cresce em qualquer ambiente e em qualquer época da sua vida. Honra é a vontade de ampliar as diferenças, em vez de aumentar as fraquezas do outro.
 
Nascemos com imperfeições. Nossos pontos fracos são ine­gáveis e, muitas vezes, disfarçam a nossa grandeza. Toda família tem uma disfunção em sua história.Você tem um passado man­chado? Sente-se privado de excelência, educação ou exemplo? A nossa decisão em abraçar a lei da honra pode compensar a nossa falta de inteligência ou nossa deficiência genética.
 
Estude a lei da honra em seu meio. Plante honra como uma semente de respeito e reconhecimento. A honra compensará e silenciará todas as dúvidas sobre as outras fraquezas de sua vida. A honra o levará mais longe do que o seu génio e todas as suas experiências. Jesus julgou as pessoas pela vontade que elas tinham de mostrar honra. Maria, por exemplo, demonstrou honra quan­do lavou os pés de Jesus (leia Mateus 26.7-13).
 
2.      A honra tem uma fragrância
 
A fragrância da honra é tão distinta quanto o mau cheiro da desonra. Você não pode disfarçar o mau cheiro de um gambá nem pode esconder a fragrância da honra. Os semblantes e as con­versas revelam quem você honra. Talvez, você fale com alguém por cinco minutos e saiba a compreensão dele sobre a honra. A honra tem um som… Um som distinto. A desonra também.
 
Ouça o som da honra nas conversas familiares, nos pro­gramas de TV e nos noticiários. Até os currículos podem ser enganosos. Você pode ter passado sua vida inteira construin­do relacionamentos com base nos currículos das pessoas. A paixão também pode ser enganadora. Você conhece alguém com um currículo maior do que o de Lúcifer? Ele trabalhou durante anos ao lado de Deus! Nunca avalie as pessoas pela experiência delas. Nunca avalie as pessoas pela paixão delas.
 
3.      O código da honra
 
Avalie as pessoas pelo código de honra delas. Quem elas escolheram honrar por meio de palavras, tempo ou amizade? Quem escolheram desonrar, ignorar ou banali­zar? Qual é a voz na qual elas escolheram confiar? Qual é o caráter daqueles que elas admiram?
 
Diligência no local de trabalho é prova de honra. Diligência é uma atenção imediata a uma instrução. Obediência atrasada é prova de desonra. Quando as pessoas lhe mostram quem elas realmente são… Acredite.
Honra é a ponte para qualquer época que você deseja. Honra é a semente do acesso.
 
Oh, meu amigo precioso, sempre escolha o caminho da honra. Sempre. Tenho algumas lembranças tristes porque negligenciei seguir a lei da honra. Se obtiver êxito em sua vida, poderá relacionar esse sucesso diretamente àqueles que você escolheu honrar. Se fracassar, poderá atribuir isso a uma pessoa que você escolheu desonrar.
 
4.      Recompense quem o honra
 
Os que o honram qualificam-se para um relacionamen­to diferente, uma relação mais próxima, mais favorecida, que cresce e é de longo prazo. Se eu perguntar a uma mãe diante dos seus quatro filhos: "Quem escolheu honrá-la mais?", imediatamente saberei a res­posta, por causa do semblante dela. O debate é desnecessário. Note que não lhe perguntei: “Quem você ama mais?”, nem lhe indaguei: “Quem foi o mais afetuoso?”. Esta é uma pergunta a ser feita todos os dias de sua vida: "Quais são as pessoas que me honram?".
 
Você protegerá a si mesmo se for honesto em colocar esta questão também: "Quem me mostrou grande desonra?". Uma personalidade atraente pode ser incrivelmente enga­nosa. No entanto, a vontade de respeitar a lei da honra evita mil noites de choro com o coração partido. Celebre a diferença de quem exercer o aroma da honra. Nunca recompense as pessoas de acordo com as suas neces­sidades. Responda às pessoas proporcionalmente à sua honra. Jesus não costumava ir à casa dos fariseus para apresentar–lhes um seminário, mas foi à casa de Zaqueu em razão da lei da honra (Lc. 19.1-9).
 
A Honra tem um som, um aroma, uma fragrância, uma aura. Ela dissolve o desconforto, o atrito e a indignidade, além disso cura uma vida de abusos em um único momento. Sua amizade é um investimento de ganho ou perda. A ver­dadeira amizade pode tornar-se cara, pois gastará seu tempo, sua energia e, até mesmo, seu dinheiro. Portanto, avalie outra vez cada relacionamento em sua vida pela lei da honra. Não estude apenas o potencial, pois até Lúcifer tinha potencial!
 
5.      Lúcifer… o filho da honra
 
Três anjos receberam divina autoridade, poder e liderança territorial… Miguel, Gabriel e Lúcifer. O nome original de Lúcifer era filho da honra, cuja desig­nação era recolher todas as honras dos anjos e apresentá-las a Deus. Lúcifer observou as muitas honras que Deus recebia e, de repente, o orgulho entrou nele. Continua sendo um mistério para mim o fato de ele se tornar um demónio sem um diabo para influenciá-lo. Um dia, ele disse: "Eu quero essa honra para mim", então Deus reagiu instantaneamente. A batalha nem demorou, nem foi travada. A Bíblia diz que Deus o lançou na terra como um raio: E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu (Lucas 10.18).
 
Eu gostaria de abordar o Senhor com uma pergunta: "Por que Tu não deste a ele uma segunda oportunidade? O que o impedia de oferecer misericórdia a alguém que trabalhou por tanto tempo? Tu criaste as palavras, és Mestre em conversação, o melhor de todos os mestres. Tu és persuasivo. Poderias ter chamado Lúcifer e dito: Olá, amigo, você está saindo da linha. Volte, pois esse território é meu. Eu criei você. Você precisa de um pouco mais de orientação. Talvez, o que precisamos é passar mais tempo juntos. Deus recusou outro minuto de tutoria, pois o viu como um louco, indigno de discussão. O Senhor nem o achou digno de uma conversa. Por quê? Desonra desqualifica.Desonra é contagiosa, destrói e expõe a falsidade.
 
6.      Como reconhecera desonra em uma pessoa?
 
Engano é o berço para todo sofrimento. Lembra-se da história do filho pródigo? Ele escarneceu do ensino e da provisão de seu pai, e ainda teve a inadequadaaudácia de pedir algo que ele não merecia. A primeira pista da desonra é o pedido de algo imerecido.O pai não foi atrás do filho pródigo, implorando-lhe que voltasse. O que você se recusar a aprender com as pessoas aprenderá por meio do sofrimento. Desonra é uma escolha, uma decisão do caráter. Restauração raramente ocorre após uma decisão de deson­rar alguém. Lembra-se de Judas?
 
Desonra não é um defeito de nascença, mas uma decisão de desa­fiar e desrespeitar o Senhor. A dominante recompensa da sabedoria é a capacidade de reconhe­cer quem deve ser honrado. Oprimeiro mandamento com uma promessa de recom­pensa é o quinto, o qual diz: “Honre seus pais”. Peça a Deus que lhe mostre a quem honrar e identifique qualquer pessoa que o desonre voluntariamente. A honra pode ser ensinada.
 
7.      A lei da honra.
 
Casamentos fracassam devido à falta de honra. Casamentos não falham por causa da infidelidade; na verda­de, a infidelidade ocorreu porque não havia honra no coração. Honra é uma decisão. Honra é uma semente. Honra é uma lei. Identifique o desrespeito e altere qualquer parte da sua vida em que tenha havido desonra. Ensine honra aos que aprendem. Se alguém, simplesmente, não conhece a lei da honra, você pode treiná-lo.
 
Nunca ignore a decisão de um rebelde.Se alguém tem se rebe­lado contra o seu exemplo, o seu investimento e sua advertên­cia, entregue-o a Deus e descanse, Deus é perfeito. Observe a reação do Senhor contra Efraim. Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o (Oséias 4.17). O Altíssimo permite que as pessoas tenham o direito de esco­lher. Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú(Romanos 9.13).
 
Chaves de sabedoria para serem lembradas
·         Honra é querer recompensar alguém pela diferença.
·         Honra é a semente do acesso em qualquer ambiente, em qual­quer tempo.
·         Desonra é a semente para a perda instantânea.
·         A diferença nas pessoas é revelada por quem elas optaram honrar.
·         Sucesso não é um mistério ou um milagre, mas, simplesmente, a recompensa por ter semeado a honra.
·         Honra é a semente da longevidade, da vida ou dos relaciona­mentos.
·         Quando sei quem você honra, posso predizer os acontecimen­tos do seu futuro.
·         Honra tem uma fragrância distinta.
·         Todo pecado é um pecado de desonra.
·         A primeira prova da desonra é o pedido de algo pelo qual você não trabalhou.
·         Diligência é uma atenção imediata a uma instrução; obediên­cia atrasada é prova de desonra.
·         O engano é o berço para todo sofrimento.
·         A fragrância da honra é tão distinta quanto o cheiro da desonra.
·         A honra cresce em todos os ambientes e em qualquer época da sua vida.
·         Honra é a vontade de ampliar a diferença, em vez de aumen­tar a fraqueza dos outros.
 

Fonte: Mike Murdock

Imprimir