Maturidade na liderança

I Timóteo 4:12; II Timóteo 2:2; Romanos 13: 1 

Quando ensino sobre liderança sempre falo que existem pessoas quem nascem com talentos naturais de liderança maiores do que outros, a capacidade de liderar é, na verdade, um conjunto de habilidades; quase todas podem ser apren­didas e aperfeiçoadas. Entretanto, esse processo não acontece da noite para o dia. A liderança é algo complicado. Tem muitas facetas: respeito, experiência, força emocional, habilidades pessoais, disciplina, visão, dinamismo, momento cer­to para agir, domínio próprio…, e a lista continua. Como se vê, muitos fatores em jogo na liderança parecem intangíveis.
 
Essa é a razão por que se requer tanta maturidade de um líder para que seja eficaz. Foi depois de muitos anos conduzindo e liderando que realmente comecei a compreender com clareza os diferentes aspectos da liderança.
 
Afinal, o que é liderança? A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de uma equipe no sentido de levá-la a atingir metas de permanente benefício que atendam as necessidades reais daquela equipe, igreja ou empresa. Cada palavra dessa definição é importante, escolho a pala­vra esforço para indicar que uma pessoa não nasce líder, torna-se líder. Como vimos, existem algumas que, intuitivamente, exercem algumas das características de um líder, mas a verdadeira capacidade de liderança é obtida pelo exercitamento.
 
Esta palavra conscientemente indica uma dedicação total da parte do líder à sua tarefa de liderar. Um verdadeiro líder maduro exerce uma influência especial. Essa influência não é forçada sobre os outros. Muitos que se acreditam líderes, eles o fazem na pressaão. As pessoas os seguem por medo. A força do verdadeiro líder, entretanto, deriva da pro­funda confiança que seus discípulos ou seguidores depositam nele.
 
Os que seguem um verdadeiro líder o fazem por amor e respeito, porque ele revela amor, humildade, e autocontrole. Jesus Cristo, naturalmente, constitui nosso maior exemplo a esse respeito. Ele disse aos seus discípulos: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (Jo 14.15).
 
O fator mais importante para formar uma equipe coesa é a unidade de propósito. A capacidade do líder no sentido de encorajar tal unidade é um fator importante para seu sucesso à frente dele. A ideia de permanência tem a ver com o fato de que a visão de um líder deve focalizar mudanças que permaneçam, durem e resistam, pelo tempo e pela eternidade. Os princípios que definem a maneira como você lidera devem permanecer absolutamente constantes. A forma como você os expressa precisa variar a cada dia, dependendo da maturidade da equipe, será necessário rever passos constantemente. Certifique-se de que todos estão entendendo o que você está tentando fazer, e qual o papel da cada um.
 
Falamos aqui nestes dias sobre a importância da renovação de mente, e, quase por definição, líderes maduros e multiplicadores são pessoas que mudam mentes. Ser um líder maduro é estar acordado, alerta e insatisfeito o tempo todo, pois isso nos move e protege de entrarmos na zonna de conforto.
 
Existe uma grande diferença entre gerentes e líderes. O gerente mantém; o líder desenvolve. O gerente aceita a realidade; o líder a investiga. O gerente concentra-se em sistemas e estrutura; o líder enfoca as pessoas. O gerente depende de controle; o líder inspira confiança. O gerente tem uma visão a curto prazo; O líder tem uma pers­pectiva a curto, médio e a longo prazo. O gerente só faz o que lhe mandam, o líder vai além. Não podemos ser gerentes na igreja, na rede e célula, precisamos ser verdadeiros líderes rumo a maturidade espiritual.
 
Três atitudes ou habilidades fundamentais:
 
1.      Automotivar. A maturidade e a inteligência nos capacita e nos faz capaz de se automotivar. Qualquer pessoa pode desenvolver a habilidade de se automotivar, independente de suas circunstâncias. As crises diárias da vida não podem nem devem com­prometer nossos alvos a serem atingidos e conquistados. Uma pessoa madura, inteligente e convicta na sua fé tem a percepção de não se permitir deixar levar pelas circunstâncias ou o fervor das situações em meio às pressões e sentimentos de fracasso. Seu olhar para as circunstâncias deve sempre ser otimista, especialmente, diante de sua equipe. Mesmo em meio às adversidades, nosso olhar e postura otimista devem sempre ser colocados rumo ao horizonte, sem sermos detidos pelas intem­péries da vida.
 
2.      Perseverança. A maturidade nos leva a perseverar apesar das percepções e assim ter esperanças. Todo líder inteligente e maduro olha para o futuro com esperança, apresenta o futuro aos seus seguidores com fé, possui um bom humor rumo a essa conquista, con­tagia seus seguidores a superar as circunstâncias pre­sentes e a sonhar com o futuro. Todavia, precisamos ser do futuro sem subestimar as mazelas do presente na vida dos nossos discípulos, mas se importar com tais situações e apontar um futuro de esperança. Ninguém vem pronto e a mudança rumo a maturidade leva tempo, não podemos exigir respostas dos novos antes do tempo. Um líder maduro e emocio­nalmente inteligente tem a perseverança em meio a obstáculos como um estilo de vida, mantendo sempre o bom humor diante da adversidade e de sua equipe, pois este é fundamental para a saúde emocional de seu time e a continuidade de processos iniciados rumo ao êxito.
 
3.      Autogoverno. É preciso controlar os impulsos e retardar a gratificação diante das emoções. Em proverbio 23:19 diz: “Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no ca­minho o teu coração.”Nosso coração deve ser dirigido por nós mes­mos e não pelas emoções. Essa é a sabedoria bíblica. O que se quer dizer é que o líder que tem maturidade não dar rédeas solta ao desejo imediato da ação. Muitas vezes, em meio a uma discussão acalorada, podemos soltar palavras agressivas ou ofender pessoas com atos ou atitudes. Recompensar nossos impulsos é dar vazão ao falar e ofender sem pensar, agir debaixo de impulsos primitivos que trazem resultados catastróficos. Deve­mos ser capazes de esperar para o recebimento da compensação emocional no momento certo, mesmo que isso nos doa ou constranja. O líder maduro e inteligente emocionalmente possui controle de suas emoções. (Livro inteligência emocional Ap. Arão)
 
Uma liderança eficaz é o resultado de uma soma de características impressas por Deus no caráter daqueles que o Senhor chama para estarem atuando em alguma área da liderança. Deus para realizar seu trabalho na terra, usa sempre o fator humano, Ele levantou em Jesus os ministérios quíntuplos para escolher e preparar pessoas nas quais Ele imprime o Seu caráter e as reveste de Sua autoridade para que exerçam uma liderança eficaz.
 
Foi o que Jesus fez, escolhendo dentre os seus discípulos, doze homens aos quais Ele amou, ensinou, treinou e posteriormente os ungiu com O Espírito Santo (Jo 20:22 ), revestindo-os de toda virtude necessária para que pudessem cumprir eficazmente a missão que lhes estava proposta: Evangelizar e fazer discípulos de todas as nações da terra.
 
4.      Reconhecer o chamado Divino. Como Jesus conseguiu que doze pessoas tão diferentes, sem formação, posição social, ou status financeiro, pudessem vir a se tornar colunas do Cristianismo mundial? A resposta é: Estas pessoas entenderam que haviam sido escolhidas por Deus para a missão de pregar o evangelho e se entregaram ao processo de treinamento que esta missão haveria de requerer.
 
É impossível treinar pessoas que ainda não entenderam que Deus as quer como líderes. Cada pessoa na igreja deve ser convencida de que foi chamada por Deus ao ministério, pois só depois desta obra feita pelo Espírito Santo em seu espírito, é que poderão assimilar o ensino e as características espirituais de um bom líder que na caminhada alcançara inteligência emocional e maturidade para lidar com pessoas. Sem isso não seremos completo, sempre haverá dentro de nós uma busca. Responda ao chamdo de Deus na sua vida, se exponha ao treinamento e processo, esteja entre aqueles que marcarão esta geração e entrarão na presença do Eterno naquele grande dia, com uma multidão de filhos espirituais, seja alguem que terá muitos galardões para receber do Senhor aqui nq terra e naquele grande e maravilhoso dia.
 
Você foi chamdo, você é a pessoa certa, Deus te esolheu, você pode, você consegue, você é um discípulo doze, você é um ganhador de almas, você é modelo para esta geração.
 
O amor de Cristo!
 
Apostolos Eliezer e Zenita
Imprimir