O Encontro de Saulo

Atos 9:1-19 

O livro de Atos 9, conta a história de Saulo, um homem religioso que perseguia os cristãos. Praticante do judaísmo, Saulo prendia, espancava e consentia na morte dos seguidores de Jesus. Fazendo isto, Saulo acreditava estar agradando a Deus. Isto é algo comum na vida de muitas pessoas, que através de conceitos e atitudes meramente humanas, pensam que estão fazendo a vontade de Deus, mas na verdade, estão vivendo de uma forma carnal e contrária a vontade de Deus.
 
Apesar disso, o Senhor que nos ama, tem um plano na vida de cada um de nós, assim como aconteceu na vida de Saulo. Este plano teve inicio, quando Saulo teve um encontro pessoal com Jesus. Neste encontro de três dias, o Senhor permitiu que Saulo conhecesse o seu poder e a sua verdadeira vontade. Jesus disse à Saulo, Saulo por que me persegues? Saulo na verdade não conhecia á Jesus, mas aqueles que criticam ou perseguem os cristãos, sem saber, estão perseguindo á Deus. Jesus queria, apesar de todo ódio de Saulo, que ele experimentasse o seu amor e perdão.
 
Por pior que uma pessoa seja, Jesus a ama e quer salvá-la, a bíblia diz que: é da vontade de Deus que todos os homens sejam perdoados e salvos por Ele. Saulo ficou cego e sua cegueira, além de ser uma demonstração do poder do Senhor, também representa a cegueira espiritual produzida pelo pecado. O pecado cega o homem espiritualmente, fazendo com que ele seja guiado, apenas pelos impulsos de sua alma e da carne, mas quando temos um encontro com Jesus e O reconhecemos como Senhor e salvador, então somos salvos e passamos a ser guiados pelo Espírito Santo de Deus.
 
No vs.6 Jesus diz à Saulo: “Levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer”. O ser humano antes de um encontro com Deus, vive de forma independente, autossuficiente, mas sempre sofrendo as consequências de seus erros e pecados. Quando recebemos Jesus como Senhor de nossas vidas, então passamos a receber dEle instruções de como devemos agir.
 
É maravilhoso termos a direção do Espirito Santo em nossas vidas, pois Ele, sempre nos conduz ao acerto. Neste encontro com Deus, Saulo foi perdoado dos seus pecados, liberto de toda religiosidade e amargura, curado de sua cegueira física e espiritual, transformado em seu caráter e feito um discípulo de Jesus.
 
Há muitas coisas ocultas na vida das pessoas que, impedem seu desempenho, sua saúde e prosperidade, mas no encontro com Deus, o Senhor te dará a visão perfeita de todas estas coisas e as removerá para que sua vida se torne abundante e feliz. O projeto do Senhor para nós é nos abençoar completamente, para que através desta experiência, nos tornemos testemunhas de seu amor e poder a todos os homens.
 
Fruto das experiências do Apóstolo Paulo
 
O Apóstolo Paulo em 2 Coríntios 12, 7 a 10 na linguagem NVI diz: Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear (isto é, perseguir, se opor, etc.). "Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraque­zas, para que o poder de Cristo repouse em, mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas ne­cessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, então, é que sou forte.
 
Vemos aqui o fruto das experiências de Paulo e de seu relacionamento profundo e verdadeiro com Deus. Através destes versículos o Espírito Santo nos mostra que se houver em nós uma decisão comprovada de entregar a condução de nossas vidas nas mãos de Deus, nos entregando totalmente, Ele transformará as nossas fraquezas em fortalezas.
 
Paulo aprendeu através das provas que Deus permitia, que para cada área débil da sua vida existiria uma força sobrenatural, vinda de Deus, para revesti-lo em meio à prova com o objetivo de aperfeiçoá-lo. Devemos encarar nossas provas como uma oportunidade que Deus está nos dando para que nos tornemos melhores e mais felizes. Quando entendemos isso e nos aplicamos em viver e aproveitar estas oportunidades, então o poder de Deus virá sobre nossas vidas, nos fortalecendo e nos capacitando a vencê-las. Quando vencemos estas provas e estes testes, entraremos em uma maturidade que nos levará para novas conquistas e para novas dimensões de vida em Cristo Jesus.
 
Este poder do alto em meio às provas se manifestará no físico, no espiritual e no emocional para que sejamos capacitados a agradecer pela dificuldade, a não desistir, a crer nas promessas mesmo quando tudo é contrário. O Apóstolo Paulo nesta passagem está testemunhando a respeito de um “NÃO” de Deus para a sua vida. O momento em que Ele pediu (Três) vezes que Deus tirasse dele o espinho na carne e Deus responde: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
 
Quando Deus nos prova o Seu objetivo é que o poder Dele se aperfeiçoe em nós. Qual é o poder de Deus usado para esse propósito? Uma porcentagem do poder de Deus aqui são as virtudes espirituais, o fruto do Espírito Santo, descrito em Gálatas: 5,22 e 23 (amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio) que são as habilidades que nos farão invencíveis sempre! Não é a nossa inteligência, ou cultura, ou nenhuma outra habilidade humana que nos fará felizes e plenos e sim o fruto do Espírito Santo operando em nós.
 
O que nos faz amadurecer e crescer não são as vitórias e sim as lutas para que as alcancemos. Sem luta não há vitória. Sem prova não há aprovação. Se a vitória e a aprovação ainda não chegaram entenda que este é o trabalhar de Deus para te aperfeiçoar nas habilidades espirituais. Habilidades estas que serão a garantia definitiva de uma vida plena em todas as áreas.
 
Quantas vezes em meio a uma prova clamamos a Deus para que Ele nos livre dela e isto não acontece imediatamente. Parece que Deus não está nos ouvindo, que se esqueceu de nós. Muitos nesta hora desistem de Deus. Paulo, portanto, testemunha que não desistiu, nem murmurou, nem abandonou a obra de Deus, pelo contrário, seguiu em frente inabalável, indesistível e nesta hora aprendeu a força da fraqueza, a alegria da tristeza e a vitória da derrota declarando: “porque quando sou fraco, então, é que sou forte.” Não desista, enfrente esta prova confiando que Deus está no controle de tudo!
 
Podemos dar inicio a esta experiência hoje e o primeiro passo é decidirmos em nosso coração buscar um verdadeiro encontro com Deus. Quantos desejam este encontro a partir de agora? Amém!
 
Obs. Líder é uma ótima oportunidade de levar as pessoas a confessarem Jesus como seu Senhor e Salvador. Ministrar sobre a eficácia e bênçãos do Encontro e incentive todos a irem.
 
Compartilhar: fale sobre alguma experiência de prova ou teste que você perseverou e venceu, ou fale do que você aprendeu hoje ou, de alguma luta que você está enfrentando hoje, pois vamos orar por você para que além de você vencer, saia fortalecido, curado, próspero e feliz!
 
Deus os abençoe!
Amamos vocês demais!
Apóstolos Eliezer e Zenita
 
Imprimir