Maturidade no ministério

Este foi o terceiro esboço ministrado nos doze dias proféticos de janeiro de 2013 – Ano da Maturidade.

Hebreus 5:11-14; Atos 20:24 

O que representa esta palavra ministério? Dicionários comuns da língua portuguesa definem como Ofício, cargo, função ou serviço. Diz que é um ofício de cura de almas ou de ministro do Evangelho. Diz também que é um servidor, servo, ministrante, executador, isto é, aquele que executa um serviço, no nosso caso, aquele que resolveu corresponder ao chamado de Deus, aquele que estabeleceu uma base para desenvolver este chamado, aquele que dentro da casa de Deus se tornou um ministro, um instrumento para crescimento do reino de Deus.
 
A partir do dia em que aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, somos chamados por Deus para representa-lo na terra e para ganharmos outras pessoas para Ele. Ser cristão e não amar o próximo é o mesmo que negar a fé, mas quando respondemos ao chamado de ganhar e conduzir vidas à salvação brilhamos como as estrelas no céu. A Bíblia diz em proverbio 11:30, que aquele que ganha almas é sábio, isto é, aquele que exerce o ministério de ganhar e conduzir almas é sábio. Em Daniel 12:3 diz que os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como estrelas, sempre e eternamente. Isto é, permanecerão e brilharão para sempre.
 
Em Mateus 28:19-20 O Senhor Jesus nos enviou com a ordem de fazer discípulos de todas as nações. Só é possível cumprir este mandamento se alcançarmos maturidade espiritual, emocional, se  estivermos integrados submissos a uma cobertura. Para termos um ministério respaldado, protegido e frutífero, é necessário estar maduro e convicto na fé. Para ser enviado por alguém que foi revestido de autoridade pelo Senhor Jesus, é preciso estar sólido no ministério. Para vivermos esse ministério com autoridade, respaldo e proteção é necessário estarmos integrados no reino de Deus através da igreja.
 
Existem pessoas que estão na igreja apenas de corpo presente, não prestam atenção na Palavra, quando acaba o louvor, saem pra fora para ficarem conversando, dificilmente estão presente nas atividades da igreja. Consequentemente são imaturos e não frutificam de forma relevante; pois não entenderam que a igreja é uma agencia de Deus tanto para salvar como também para cuidar e treinar levando à prosperidade.
 
Em I Coríntios 3:1 o Apóstolo Paulo disse aos seus discípulos e filhos espirituais da igreja de Corinto: Irmãos, não pude lhes falar como a espirituais, mas como a carnais, como a Crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, pois ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, vocês ainda agem como a mundanos. Isto é, como a homens naturais que não conhecem a Deus.(Misericórdia)
 
Nosso ministério precisa ser planejado, completado, preenchido, promissor, crescente e seguro. Se no meu ministério eu não souber para onde estou indo, aonde quero chegar e quais são as bases estabelecidas, fracassarei, pois não terei solidez, será um ministério imaturo, sem sedimentação e neste caso qualque vento derruba.
 
Dentro destes textos que lemos hoje vemos que um líder precisa ter um ministério curado, focado numa rota de compromisso, relacionamento e conhecimento bíblico, para que sejas bem sucedido.
 
Vejamos a caracterísitcas de um ministério maduro e bem sucedido:
 
1.      Um Ministério bem sucedido é multiplicador, que gera discípulos que crescem e se reproduz; é um ministério sustentado e focado em salvação e consolidação de vidas.
 
2.      É um Ministério que se fortalece na Graça, na busca por conhecimento. Estar Fortalecido na Graça significa estar em uma profunda busca na Palavra, na verdade, no amor, no compromisso. Significa cavar para uma renovação interior constante, para um estilo de vida segundo Cristo;
 
3.      É um Ministério alicerçado na Palavra de Deus, é duradouro, firmado, sólido, focado e zeloso;
 
4.      É um Ministério santo – consagrado. Qual será o estilo de vida das pessoas que forem alcançadas e acompanhadas pelo meu/seu ministério?
 
Sabemos que como líder na casa de Deus, meu estilo de vida refletirá na vida das pessoas, seja na família, no trabalho, na escola e na igreja. Se eu for uma pessoa madura na rota do crescimento e properidade, assim será com meus discípulos, pois eles entraram na rota da maturidade. Quem anda com um líder maduro, ou cresce para prosperar em tudo ou desiste e fica na mediocridade da vida. Qual a sua escolha?
 
Se eu tiver um carater maduro e curado, meus discípulos também o terão, a não ser que não queiram, neste caso não conseguirão corresponder ao chamado, não conseguirão andar comigo, mas aqueles que andarem crescerão em uma mauridade segundo Cristo. Essa é uma grande responsabilidade para minha e sua vida, e, também um grande privilégio. Fazemos parte de um grande projeto arquitetado pelo Todo Poderoso e vai refletir na eternidade.
 
É impossível formar Ministérios grandes e está­veis se não há uma boa equipe solidificada, dando sustentação ao líder principal. Não dá para uma em­presa ter lucro e êxito se sempre está trocando seus funcionários competentes e vive um clima hostil entre patrões e empregados; o resultado é baixo rendimento na produção e pedidos de demissão. De igual modo, uma Igreja ou célula nunca irão conseguir despontar crescimento sustentável e sólido se sua membresia é rotatória, ou seja, as pessoas vêm à Igreja e célula, mas não permanecem ali, não se tornam discípulos.
 
Se as pessoas não estiverem integradas no ministério, não crescerão e nem alcançarão a plenitude da vida cristã. Quando cumprimos o chamado de Deus, quando estamos integrados no ministério, cescemos e prosperamos e a vida se torna plena, alegre e feliz. Quando uma pessoa conhece a Cristo, mas não consegue viver a plentude da sua fe nEle, é infeliz, inconstante e insegura. O vazio interior só será preenchido se vivermos para Ele com amor e paixão, se respondermos ao chamado de viver ou estar no ministério frutificando.
 
Temos aprendido na Palavra de Deus, que o propósito dEle é nos transformar em líderes maduros e firmes em total depedencia dEle. A rota de Deus é fazer de cada um de nós líderes frutíferos, conquistadores, prosperos firmados na herança do céu. O plano de Deus em Cristo vai alem de nos livrar do inferno e das garras do diabo, vai alem de nos levar para o céu. A salvação alcança todos os níveis e áreas da nossa vida e são elas: nosso espírito, alma, corpo, casamento, família, ministério e vida financeira.  Qual é o nosso nível de maturidade nestas áreas? Qual delas está precisando de crescimento?
 
Precisamos amar as pessoas, precisamos cuidar delas com dedicação e gratidão. Não tem tesouro maior em todo o universo do que a nossa fé e salvação em Cristo Jesus. Não há privilégio maior do que ser Filho e herdeiro de Deus Pai. Não existe honra maior em ser reprresentante de Cristo na terra. Não há encargo tão importante nesta vida em ser ministro, em ser discípulo e discipulador, em dizer sim ao mestre Jesus na grande comissão dada por em ganhar fazendo destes discípulos maduros e comprometidos com a Sua causa.
 
O Senhor te chamou para ter maturidade espiritual, familiar, ministerial, emocional e financeiro. Todos nós recebemos o ministério da reconciliação, o ministério de ganhar vidas. Todo discípulo recebeu o ministério de fazer discípulo, todo líder de célula recebeu o ministério de cuidar de vidas, pois ele é cuidado. Por isso todos nós precisamos buscar a maturidade, decidir pela maturidade para uma vida plena, próspera e feliz. 
 
Deus abençoe sua vida e ministério Poderosamente!
 
Apóstolo Eliezer Moreira
 
 

 

Imprimir