Maturidade na Vida Espiritual

Este foi o primeiro esboço ministrado nos doze dias proféticos de janeiro 2013

Gálatas 5:16-25; I Co 6:17; Colossenses. 1:28 

Todos devemos crescer em Cristo. Seria um absurdo não desejar o crescimento de um bebê. Quando temos filhos, é maravilhoso acompanhar os primeiros passos em cada fase da vida deles. E ficamos realizados quando eles conseguem concluir tarefas sozinhas, quando começam a compreender a nossa linguagem, quando sentem da maneira que sentimos, têm as nossas percepções, etc. Isso significa que cada dia mais, eles estão entrando em nosso mundo, na verdade, o mundo deles. Eles estão a caminho da maturidade.
 
A maturidade espiritual é muito semelhante à natural. É uma jornada gradativa, e não está relacionada com o tempo de conversão, mas em conhecer a Deus e viver a sua Palavra. Nestes doze dias queremos fazer algumas considerações a respeito de maturidade, cremos que estes fundamentos que serão ministrados nestes doze dias são importantes para nossa maturidade, para nossa caminhada em Deus.
 
Fomos Destinados a Ser Espirituais
 
Todos os seres humanos são dotados de um espírito, o sopro de Deus, que, no entanto, permanece amortecido no viver diário do ímpio por causa do pecado. Esse espírito foi criado para conter Deus e é a região mais elevada do nosso ser, o que nos qualifica para nos relacionarmos com o Senhor. Na queda, o espírito do homem perdeu a finalidade principal, porque Deus já não era percebido. Sua voz, Seu amor, Seu conduzir, Sua presença já não fluíam mais no homem, já não havia mais comunhão com Deus.
 
Ao perder a comunhão foi também perdida a Vida Divina e, como consequência, o homem passou a viver noutra base: a base da vida da alma. Assim, em função da queda, todos os seres humanos morreram espiritualmente, perderam a vida de Deus e tornaram-se presos ao pecado.
 
O Novo Nascimento é a Base para a Comunhão com Deus  “… O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (Jo 3:5-7). A Bíblia mostra que esse novo nascimento não acontece na esfera do intelecto nem na esfera do corpo.
 
Quando você nasceu do Espírito, foi finalmente qualificado a tocar em Deus no espírito, a ouvir de Deus no espírito, a ser guiado por Deus no espírito e receber uma vida genuinamente espiritual. Isto é algo tão forte, tão poderoso, que se tornou uma segunda base de vida. O Senhor Jesus é categórico ao dizer: “Aquele que é nascido do Espírito, é espírito”. Então esse segundo nascimento é um nascimento para o Espírito Santo.  Você nasceu para Deus, nasceu para esfera espiritual. Seu espírito agora está vivo! Aleluia! Você agora poderá ter uma Experiência da Comunhão no Espírito Santo.
 
São os princípios de Deus relatados nas escrituras sagradas que trarão verdadeiros resultados positivos em todas as áreas da nossa vida. Precisamos investir nesta área fazendo com que nosso estilo de vida esteja em linha com estes princípios, pois desta forma toda nossa vida entrará em harmonia.
 
Podemos dizer que estilo de vida é um conjunto de pensamentos, atitudes e comportamentos, determinados pelos princípios sob os quais se vive, uma forma de encarar a vida, um jeito de viver, uma maneira de pensar e agir. Por isso, ao olharmos a sociedade vemos muitos e diferentes estilos de vida. Você sabe qual é o seu estilo de vida? Desde que se converteu, você observou mudança no seu estilo de vida?
 
1.     A Importância de viver um estilo de vida cristã:
 
Quando nos convertemos, nos tornamos discípulos de Jesus e para sermos discipulados, acompanhados de perto, Ele levanta alguém mais experiente que debaixo de instrução, cuida de nós. A finalidade é nos ajudar através da Palavra a nos apropriarmos da vida de Jesus, temos que viver o que Ele viveu. Se vivermos o que vivíamos antes, jamais nos tornaremos como Jesus.
 
Na verdade, o estilo de vida velho tem que mudar. Muitos querem as promessas de Jesus, a Sua herança, as Suas bênçãos, mas não estão dispostos a viver como Ele viveu. Se conhecendo o Senhor e o que Ele tem para nós, continuamos a viver como vivíamos, aí começam os problemas na vida cristã. Mesmo conhecendo o Senhor, se insistirmos a viver como vivíamos antes, vamos colher o que colhíamos antes. Não basta aceitar a Cristo, achar interessante o que a Bíblia diz e viver de conformidade com o que antes se vivia. Assim é que para receber os frutos que o Senhor tem para nós, temos que nos inserir num estilo de vida segundo Cristo.
 
2.     Crentes espirituais e a alma
 
O problema é que a alma dominou por tanto tempo na nossa vida, que até se atreve a assumir o encargo de realizar a consagração, buscando com isso agradar a Deus. Muitos crentes não sabem como a operação da cruz deve ser drástica. Não entendem que precisam renunciar definitivamente ao seu poder vital natural. Não conhecem por experiência a atuação do Espírito Santo que neles habita.
 
Essa guerra entre a alma e o espírito é travada em secreto, no interior dos filhos de Deus, e não tem fim. A alma procura manter sua autoridade e agir independentemente, enquanto o nosso espírito influenciado pelo Espírito Santo luta para nos guiar e manter a autoridade de Deus em nossa vida.
 
Não podemos ser dirigidos pela emoção, por aquilo que vemos, não podemos permitir que a alma controle nossa vida espiritual, precisamos dizer não para os desejos carnais expressos pela nossa alma e buscarmos mais a Deus com oração e jejuns. O objetivo disso é que a alma não possa mais influenciar o espírito, nem o espírito estar sob a autoridade da alma, não, precisamos estar debaixo da influencia do Espírito Santo de Deus. A nossa alma precisa ser transformada para se alinhar aos princípios de Deus.
 
Deus começa de dentro para fora, Ele começa no meu espírito, alcança a minha alma com a sua Palavra me transforma e minha vida muda. Tudo isso reflete no meu exterior, sou uma nova pessoa, sou uma pessoa espiritual. Tenho o Espírito Santo habitando dentro de mim e é Ele que me conduz a um estilo de vida segundo Deus.
 
Precisamos viver o estilo de vida segundo Deus, conforme os Seus princípios, não podemos viver o estilo de vida do homem que é segundo os apelos da carne. Este vive de uma forma racional, ou sentimental ou a mercê das vontades próprias ou do diabo. Este é um estilo onde nós mesmos tomamos nossas decisões, projetamos coisas e respondemos de acordo com nosso entendimento natural do que é correto. Isso pode ser chamado de “bom senso”, e por melhor que seja o que aprendemos na vida, na escola ou em família, esse estilo de vida não tem a ver com Deus, pertence tão somente ao homem natural e corremos o risco de ter esse estilo de vida natural, dentro da igreja, ou seja, sermos servos do Senhor e ainda continuar vivendo como antes.
 
Conclusão:
Somos santos lutando contra o pecado. A vontade de Deus não é apenas ter um monte de mundanos salvos. A vontade de Deus é que completemos a nossa carreira, cheios do Espírito Santo, com a chama do amor e da fé acesa, frutíferos com uma multidão de filhos legítimos que foram gerados na perseverança da oração e dedicação, Deus quer que  guardemos a fé e combatamos o bom combate de Cristo.
 
Qual o estilo de vida que você quer viver? O estilo de vida espiritual e sobrenatural ou natural? Você quer viver uma vida espiritual imatura, superficial, rasa ou uma vida cristã madura, profunda, sólida e crescente? Pode-se até pensar que não é possível conseguir esse estilo de vida cristã com maturidade. Porém, na realidade, basta estar apaixonado por Jesus e deixar-se ser conquistado inteiramente por Ele, basta tomar a decisão de ser maduro. Sou eu e você, somos nós que tomamos a decisão de entrar no nível de maturidade segundo Cristo Jesus nosso Senhor, é desta forma que seremos guiados pelo Espírito Santo a um estilo de vida sobrenatural, maduro, sólido, inflexível ao pecado, prospero e feliz! Qual a sua decisão?
 
(Orar abençoando o mês de janeiro e pela maturidade espiritual da igreja, discípulos e igreja, etc.)
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolo Eliezer
Imprimir