A Importância Da Maturidade Na Família

Esboço ministrado no segundo dia dos 12 dias proféticos de janeiro.

Gênesis 2.18; O Salmo 127.1; Salmo 128

Vivemos dias em que a família, que é um projeto de Deus, tem sido terrivelmente atacada por todos os lados, em nome de uma modernização da sociedade. Porém, a sociedade só será sadia se for baseada em uma estrutura familiar sadia. E a família só será sadia ser for conduzida debaixo de princípios eternos, imutáveis oriundos da Palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada.
 
No salmo 127:1 diz: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção". O Salmo 128 deixa bem claro que, aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, será próspero e terá uma família estável e verá a sua descendência prosperando. Vale a pena ter a nossa família sendo conduzida pelos caminhos do Senhor. Além, da qualidade de vida que experimentamos no âmbito familiar, temos muitos outros benefícios oriundos desta aliança. Vejamos os benefícios da família:
 
1.      Ninho de proteção emocional e físico. Onde o grave problema da solidão é resolvido (Sl 68.6)
Desenvolvimento do amor e da afetividade. O modelo de amor verdadeiro, estável, sem riscos emocionais é vivido dentro da família.
 
2.      Local de ensinamentos de princípios que nortearão a vida de uma pessoa, para o bem viver diário, e para o sucesso ao longo da vida. Na família o caráter é formado e definido, é lugar de maturidade.
 
3.      Local de formação de indivíduos úteis a sociedade. Em casa os membros da família aprenderão a servir e construir o seu futuro em bases sólidas.
 
Precisamos luta contra a imaturidade, precisamos criar estabilidades, precisamos colocar nossa família na rocha, pois temos, além do nosso adversário espiritual que luta contra a família para desintegrá-la, para que forme cidadãos disfuncionais, estes serão presas fáceis do inimigo e das circunstâncias contrárias. 
 
Atualmente os casamentos estão baseados em modelo falido vindo através de heranças e tradições neuróticas e inúteis, modelo equivocado vindo através da mídia que ensina prioridades invertidas dentro do lar, que ensina conceitos mundanos que elevam a desonra, a infidelidade, libertinagem e a imoralidade como algo normal. Tem crescido nas famílias divisões vindas através de conflitos de interesses, os princípios de Deus são como loucuras para as pessoas que não as conhece na pratica. (Mc 3:25).
 
Os casamentos não estão sendo fundamentados em princípios eternos, os compromisso estão fundados em apenas emoção e aparências. Antes de se casar, é meu bem pra cá e meu bem pra lá, depois de alguns anos de casados é meus bens pra cá e seus bens pra lá. Precisamos lutar incansavelmente por uma sociedade sadia, igreja sadia, através de famílias sadias.
 
Vejamos quais medidas que precisamos tomar:
 
1.      Precisamos preservar e proteger: Abrir guerra contra todo tipo de ameaça contra a nossa casa. É uma questão de decisão e posicionamento em investir na maturidade da família, que tipo de alimento espiritual e emocional estarei colocando dentro da minha casa.
 
2.      Precisamos valorizar a família (pais e filhos): Depois da nossa salvação, depois do Senhor a família é a maior dádiva de Deus para o ser humano.
 
3.      Precisamos defender os valores familiares, como: Amor, respeito, honra, comunhão, perdão, aceitação, companheirismo, cumplicidade, lealdade, transparência e outros.
 
4.      Precisamos buscar modelos sadios na Bíblia e também através de uma liderança que seja modelo.
 
Precisamos cuidar um do outro
 
 
Os cônjuges precisam preocupar-se um com o outro. O marido deve preocupar-se com sua esposa, a esposa deve preo­cupar-se com o marido, o marido deve cuidar da esposa, e a es­posa deve cuidar do marido. Foi para isso que Deus chamou os cônjuges: para que cuidassem um do outro e ambos cuidassem dos filhos. A pala­vra cônjuge significa pro­teção, cobertura, guarda. O cônjuge é aquele que protege, pois está Ligado ao outro pelo vinculo do matrimónio.
 
O marido vai proteger a esposa, a esposa vai proteger o marido, ambos vão proteger-se e proteger seus filhos, e o inimigo não entrará nessa casa, pois esta está firmada na rocha, é sólida.
 
Dentro da família todos têm o seu lugar devido. O lugar do filho é do filho, mas o lugar do marido deve ser do marido e o lugar da esposa deve ser da esposa. Existe o amor próprio para o filho e o amor devido ao cônjuge. Um filho nunca substituirá um cônjuge. Nunca! Quem fez a união do casal foi Deus, e quem deu os filhos ao casal foi o Senhor. O Senhor une o casal que gera os filhos que comple­tam a família. Filho não substitui cônjuge, veja, não é por causa de filhos que um casamento permanece de pé.
 
Aprendi na Bíblia que o amor chega na hora exata (Cantares 2:7). Quando despertamos o amor (vida amorosa) antes da maturidade emocional, estaremos entrando em conflitos difíceis de vencer, pois a maturidade é gradativa, tem hora certa e precisa ser desenvolvida por alguém colocado por Deus para nos ensinar, nos preparar, além disso, quando estamos em uma família equilibrada, madura, entramos na maturidade naturalmente.
 
Aprendi que a maturidade vem aos poucos, cada ciclo tem seu nível. Aprendi que família é tudo no nosso preparo para a nossa vida espiritual, emocional, profissional e financeira. Aprendi na Bíblia que amigos bons, sinceros e verdadeiros são aqueles que cuidam de nós e aqueles de quem cuidamos, são os discípulos e discipuladores, fora disso, os amigos verdadeiros são muitos raros. Aprendi com o Senhor Jesus que precisamos cuidar da nossa vida, que precisamos nos amar para estar maduros e prontos para amar outros, aprendi que tudo isso começa na família.
 
Aprendi na Palavra de Deus que para aqueles que o Servem viverão sempre dias melhores a cada ciclo, a cada fase da vida. O Apóstolo Paulo ensinou nas suas cartas que na vida, nem tudo vale a pena e que nem tudo me convém. Aprendi que minhas conquistas, que meu crescimento, maturidade e prosperidade dependerá das escolhas que eu faço. Aprenda isso hoje e nunca mais esqueça, nesta vida nada se leva a não ser as nossas semeaduras feitas em direção a Deus que é o nosso trabalho nEle.
 
O nosso futuro de Êxito, estabilidade, alegria e prosperidade é resultado das nossas semeaduras, das nossas escolhas, da nossa posição em servir em fidelidade ao nosso Deus, da nossa disposição em honrar àqueles que Deus colocou para nos cobrir e abençoar, sabendo que toda conquista material ficará e só levaremos o investimento que fizermos no reino de Deus. Então, a partir de hoje deixe a cada dia o teu melhor sorriso, Teu maior abraço, A tua melhor semente, A tua melhor intenção e dedicação.
 
Ofereça a sua amizade, a sua alegria, a sua luz, a sua paz e o seu serviço. Decida hoje ser modelo de pessoa que decidiu ser madura e assim formar uma família com maturidade espiritual, emocional, ministerial e financeira. Dê sempre a sua maior porção a Deus, a sua família e ministério! Pelo fato de você estar aqui, essa palavra é pra você, Deus te escolheu para crescer, prosperar e se reproduzir gerando uma família e discípulos que serão do altar do Senhor, assim como Você!
 
Lembre-se: você é responsável para nutrir a saúde da sua família e recobrar os valores acima apresentados. No en­tanto, Deus vela por Sua Palavra para cumpri-la. A sua atitude deve ser a mesma: vigiar, velar pelos alvos, para que Deus os cumpra.
 
Eu louvo ao Senhor, porque nesta geração Ele tem le­vantado famílias segundo o Seu coração, como também sei que você é instrumento de transformação familiar. Ore, conserve a sua oração e vamos restaurar os valores éticos, morais, sociais, e, claro, os que são a base de tudo, os espirituais, e com cer­teza teremos famílias curadas e maduras.
 
Tenha qualidade de vida no seu lar!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
 
(Orar abençoado o mês de fevereiro e pela maturidade da família, abençoe os casais, unja-os).
 
Imprimir