Maturidade na alma

 Salmos 142:7; Proverbios 23:7; II Coríntios 10.4,5 

Sabemos que somos um espírito, temos uma alma e habitamos neste corpo. A questão do nosso espírito já está resolvido, pois nascemos de novo, agora é buscar a maturidade espiritual, a questão maior é a nossa alma, pois nesta ocorre as estruturas de pensamentos, e estes vem pela história de vida que adquirimos, com a nossa formação familiar.
 
Na nossa alma estão as nossas emoções e se estas não estiverem equilibradas, curadas teremos grandes problemas. É por isso que a Palavra nos orienta a renovação da nossa mente, da nossa forma de pensar. Nossas ações são o resultado direto de nossos pensamentos. Se tivermos uma mente negativa, teremos uma vida negativa Se, por outro lado, renovarmos nossa mente de acordo com a Palavra de Deus, provaremos, em nossa experiência, o que está escrito em Romanos 12.2 "A boa, agradável e perfeita vontade de Deus, para nossa vida.
 
Os problemas das pessoas estão tão enraizados em padrões de pensamento que, na realidade, produzem os problemas que elas experimentam na vida diária. Satanás oferece formas de pensar erradas a todo mundo, mas nós não somos obrigados a aceitar sua oferta. Aprenda que tipos de pensamento são aceitáveis ao Espírito Santo e que tipos não são aceitáveis. Em II Coríntios 10.4,5 indica claramente que devemos conhecer suficientemente bem a Palavra de Deus para ser­mos capazes de comparar o que está em nossa mente com o que está na mente de Deus; qualquer pensamento que tente se exaltar a si mesmo além da Palavra de Deus deve ser lançado fora e levado cativo a Jesus Cristo.
 
A mente é um campo de batalha. E uma necessidade vital que alinhemos nossos pensamentos com os pensamentos de Deus. Esse é um processo que demandará tempo e estudo. É uma necessidade vital termos maturidade emocional. Para o cristão, pensar corretamente é uma necessidade vital. Uma necessidade vital é alguma coisa tão importante que simplesmente não podemos viver sem ela. Assim como as batidas do coração é vital, ou a pressão sanguínea é vital, assim são estas coisas relacionadas a cura da nossa alma, a forma de pensar, ter uma maturidade nas emoções, sem estas coisas resolvidas não há vida plena.
 
Eu aprendi que a comunhão com Deus é vital, percebi também que a forma correta de pensar é vital para uma vida vitoriosa, passei a levar meus pensamentos mais a sério, passei a refletir sobre o que eu estava pensando e escolher meus pensamentos cuidadosamente. Como você pensa, assim você é. Uma alma que não é curada pode se tornar uma bomba, que entra numa contagem regressiva para explodir a qualquer momento. Permita que Deus desarme essa bomba trazendo cura. Dê um basta nas suas emoções descontroladas. Não se deixe entrar em situações que possam fazer de você objeto de escândalo. É você quem decide caminhar para o êxito ou para a derrota.
 
A mente deveria formular o “mapa do caminho que devemos percorrer” com clareza, mas esta se tornou confusa. As emoções deveriam expor a nossa resposta interior diante do que a mente observou. Mas nos tornamos inseguros, levantamos uma autodefesa, fugindo de tudo o que inspira perigo para nós. Neste mundo as pessoas, principalmente os homens se tornaram carentes, infantis, dependentes, passivos, frágeis, fujões e até covardes e as mulheres dominadoras, controladoras, chantagistas, manipuladoras e carentes, tudo isso por insegurança e imaturidade emocional.
 
Satanás e o sistema do mundo trabalham para que todas as pessoas tenham rejeição, magoas e amarguras. Perdemos a normalidade no amar e ser amados. Tudo é meio neurótico. Para a alma caída, viver é comportar-se como que estivesse sozinho numa guerra onde tudo é um perigo e as pessoas são seus inimigos e concorrentes.
 
A vontade se torna incapaz de decidir, abdicando do controle de si mesmo ou caindo no extremo da obstinação cega e tola. No limite disso, somos instáveis, inconstantes e nossas escolhas duram pelo prazo de validade de um iogurte. Consequência: para muitos a vida vira um inferno. Não sei amar, não deixo alguém se aproximar. O ser humano com a alma imatura vive ansioso, estressado e frustrado. Idealizo as pessoas, colocando expectativas pesadas demais em quem não pode corresponder a elas.
 
A pessoa nestas condições desenvolve ódio, rancor, ressentimento e se torna intransigente, depressiva, doente. O corpo responde com insônia, esgotamento físico, cansaço de mente, e outras enfermidades. A salvação da alma, a maturidade emocional deverá passar por um processo de cura e libertação através dos encontros da visão da igreja, e de uma caminhada profunda e permanente com acompanhamento de discipulado abrangente, com relacionamento na equipe e ministração da Palavra, tudo isso com alguém maduro e experiente.
 
Deus quer tirar a alma dos seus filhos do cárcere. Ele sabe que se a alma está presa, em alguma área, então, Satanás cria um cárcere. Você sabe o que é um cárcere? Satanás tem cárceres específicos para prender a alma e manipular o desejo; muitas pessoas estão sendo manipuladas. Há líderes que não conseguem vencer seus desejos e estão alimentando sentimentos que são perigosos e suspeitos. Eles mesmos, sem perceber, estão permitindo que a alma entre no cárcere.
Tirar a alma do cárcere gera aproximação e relacionamento, faz com que os que os lideres e discípulos se aproximem. As pessoas não têm prazer em estar perto de líderes com a alma aprisionada, sem visão de perspectiva de uma vida melhor. Quando a sua alma não estiver mais presa ao cárcere, as multidões chegarão até você. Não será mais você que terá de correr atrás da multidão, mas ela virá como consequência natural do líder que você é. Uma alma livre atrai as vidas, atrai a multidão, nunca está só. ( Sl 142:7).
Às vezes, encontramos pessoas na Igreja que, em meio à celebração dos cultos, estão olhando para o nada, é como se estivessem pensando: O que estou fazendo aqui, para quê tudo isso? Existem os que não conseguem ser reverentes porque se tornarão os críticos da adoração. Estes não sabem que todo crítico da adoração fica estéril no mundo espiritual. Podemos lembrar o que ocorreu com Mical, esposa de Davi. Ela criticou a adoração de seu marido, exortou-o e ficou estéril. Deus quer que você se torne um expressivo adorador.
 
Raízes de rejeição. O maior problema que enfrentamos é a raíz de rejeição, pois satanás começa desde o ventre. Uma pessoa com raiz de rejeição não se sente bem a respeito de si mesma. Ela está operando com uma deficiência emocional, não aprendeu que seu valor é ba­seado naquilo que ela é em Cristo, e não na forma como outras pessoas reagem a si. Satanás trabalha também com culpas guardadas, pois sabe que guardar culpa gera sentimentos depreciativos. Depois que você confessa, arrepende-se e deixa o pecado, não deve permitir que a culpa tome sua alma. A Bíblia é muito clara em I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”

A Cada dia Deus nos dá oportunidades de mudarmos hábitos errados, de educarmos o subconsciente na Palavra para pensamentos e atitudes saudáveis.
Você pode ter uma alma restaurada. Pratique o exercício do perdão e treine as suas emoções perdoando àqueles que o feriram. Ser curado e ter uma alma restaurada é olhar para as dificuldades e ter a habilidade de liberar perdão com saúde e não apenas por fazer, é superar dificuldades sem reclamar, é ver o outro crescer e se alegrar, é olhar pra dentro de si e reconhecer as áreas que precisam mudar, e ser corrigido pelo discipulador e não se rebelar, pelo contrário, obedecer com alegria.
 
Quem tem a alma curada sabe ouvir e falar na hora certa, sabe administrar situações sem perder o controle, pode ficar irado, mas não peca sempre mantem a calma, sabe falar sério e corrigir sem ferir e sabe falar com brandura em situações de dificuldade. Quem tem a alma curada é fiel até o fim, não recua, mas avança e conquista. Quem tem a alma curada reconhece quando errou e muda e quando seu líder ou discípulo erra, não acusa, mas defende tratando do assunto de forma particular, pois todo líder conhece seu discipulador e o seu discípulo. Todos nós estamos no processo de cura, se nos rendermos cresceremos neste caminho da cura e restauração, cresceremos no caminho da excelência. Quem erra e não percebe, precisa rever seus conceitos em Deus. A cura da alma estabelece maturidade emocional, sentimental sedimentando na forma de pensar segundo a Palavra de Deus
 
Jamais desista, porque pouco a pouco você vai mudando. Quanto mais sua mente mudar para melhor, mais sua vida mudará para melhor. Quando começar a ver o bom plano de Deus para você em sua maneira de pensar, começará a andar nele. Deus começou uma boa obra e irá completar ENDJ.
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolo Eliezer
 
 
Imprimir