O Prudente construtor

I Coríntios 3:10,11

“Segundo a graça que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto o qual é Jesus Cristo” (I Coríntios 3,11e12)

Este texto sempre esteve contextual, pois sempre houve pessoas usadas pelo maligno tentando remover Jesus do centro da igreja, tentando trocar o único fundamento para vida eterna, a única base sólida da igreja.

Analisando o atual momento, hoje mais do que nunca, precisamos lutar contra estas mentiras e enganos que uma vez inseridos, abrirá precedentes para o mal prevalecer e roubar a nossa fé, matando a nossa esperança, pois não há salvação além de Jesus o Cristo, Ele é o único Caminho, a verdade e a vida!

Este texto fala também sobre a nossa responsabilidade como discípulos de Cristo na expansão do reino de Deus. O que temos visto hoje, neste mundo e neste século, são grandes estruturas ideológicas construídas em cima de valores que não se sustentam, pois são completamente opostos a Palavra de Deus.

Em João 1,14 diz que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. O verbo é a Palavra de Deus que se transformou em carne, ou seja, se materializou em Jesus Cristo, para que pudéssemos assimilá-la e assim vive-la. Hoje vivemos em uma sociedade que lança fundamentos sobre valores completamente contrários a Cristo.

Esta sociedade enganosa, pós-moderna, valoriza o relativismo, o instantâneo, o sem limites, sem fronteiras, a liberdade de expressão sem critérios e ainda chamam isso de respeito e “amor” ao próximo! O ser humano neste tempo está inseguro, faminto por respostas, órfão de valores da palavra de Deus e exposto a várias ideias e conceitos que são completamente contrários aos princípios de Deus.

Para ministrar a Palavra de Deus nestes tempos e combater as distorções, precisamos compreender “este século”, e saber quais os fundamentos enganosos que foram lançados nesse momento histórico e social e não nos conformar a ele como diz em Romanos 12,2.

A Igreja de Cristo é o instrumento de Deus para preservar o que é certo, o que é verdadeiro. A igreja é a resposta para toda a inquietação e desorientação desta geração. Saibam que A RESPOSTA É CRISTO.

Mas como VIVER a palavra de Deus pura e seus princípios imutáveis para uma vida plena em meio a uma geração volátil e contaminada de misticismo e humanismo?

Primeiramente precisamos ter convicção de quem é JESUS CRISTO e de quem somos nEle!  O mundo pós-moderno só escuta os que tem muita convicção. Vale lembrar que convicção não é discurso, não é arrogância e nem matéria prima para facções e dissenções.

Convicção é viver 100% o que se crê! É sair da teoria e viver CRISTO! É ser santo, puro, verdadeiro, despojando-se de tudo que não é de Deus! Na oração do Pai Nosso que Jesus nos ensinou em Mateus 6:10, declaramos “venha o Teu Reino, faça-se a tua vontade, assim na Terra como é feita no céu”.

Hoje para o mundo “tudo é relativo”! Porém a Palavra de Deus diz que em tudo deve ser SIM, SIM ou NÃO, NÃO e o que passar disso vem do maligno! Desta forma, nós como igreja não podemos relativizar a palavra de Deus. Estamos diante de um grande desafio e para termos êxito nisso precisamos conhecê-la na prática. Alguns cristãos querem “defender” a Cristo e seus princípios, sem conhecer Sua palavra e sem viver seus princípios!

A palavra de Deus é a VERDADE! Não podemos negociá-la, porém nossas atitudes serão nossa melhor pregação. Em João 17:17 está escrito: “Santifica-nos na verdade, a Sua Palavra é a verdade. ”A Palavra de Deus diz que a Igreja de Cristo é Luz do mundo e sal da terra. Não podemos nos tornar insípidos.

Para que possamos ser instrumentos de Deus neste século tão conturbado, e para uma geração que fundamenta a vida no frágil e inseguro, precisamos ser conhecidos como os que perdoam, os que oram, os que amam, os que são unidos, os que são verdadeiros. Só assim este mundo nos ouvirá como os mensageiros da Palavra de Deus.

Jesus, o Fundamento, andou no meio da multidão. Sabia falar com os mais cultos e ricos e com uma mulher abandonada e condenada na beira de um poço. Participava de banquetes e comia com os Samaritanos. Quando todos se preparavam para apedrejar a mulher adúltera, Ele diz: “quem não tiver pecados lance a primeira pedra”, e depois a perdoa.

A igreja precisa sair dos discursos inflamados, dos argumentos racionais, a vida cristã e mais do que palavras, é mostrar para o mundo, com atitudes, que somos diferentes, não porque somos melhores e sim porque imitamos a Cristo, sendo unidos, amando, perdoando, sendo humildes, tendo compaixão, sendo mansos, sendo santos e sem jamais negociar os princípios da Palavra de Deus.

Você quer ser salvo, quer ter uma nova vida, cansou de sofrer? Então se arrependa dos seus pecados e entregue a sua vida a Jesus Cristo, recebendo-o como teu Único Senhor e Salvador e se integre na igreja! Quer ter uma vida e vida em abundância, então pratique os princípios de Deus contidos em Sua Palavra, coloque a Jesus como o único fundamento para a sua construção para a salvação eterna, para a vitória contra o mal.

Saiba que a vida eterna, a igreja, a fé, a esperança e tudo o que vemos e conhecemos, sem Jesus, não se sustenta, não permanece, mas se hoje tudo permanece e a vida cresce e a esperança renasce, é porque Ele existe. Jesus é o autor e consumador da nossa salvação, fomos justificados pela nossa fé nEle!

Amamos vocês e como disse o Ap Paulo em 1 Coríntios 3,9 “Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.”

Esta palavra falou com você? Se sente a vontade para compartilhar? Então faça e abençoe os presentes!

Prática: Oração pela cadeira vazia, pelos visitantes e necessidades!