O Poder do casamento (aliança) Crescendo nos relacionamentos

 Obs. Palavra ministrada na legitimação dos discípulos.

Isaías 62:4
 
Esta é uma verdade para a igreja, mas também é uma verdade para as nossas vidas individuais.Nós somos Sião, a igreja do Deus Vivo. Nossa vida é a terra que o Senhor vai transformar.
 
Em lugar de desamparo, aquele sentimento de estar perdido: Prazer, alegria e festa.
 
Em lugar de desolação: Casamento e aliança. (há mais sobre casamento do que a relação de marido e mulher)
 
Vamos falar hoje especificamente sobre o poder do casamento. O casamento é um princípio estabelecido por Deus que ultrapassa a relação de marido e mulher. Casamento é sinônimo de aliança.  Deus estabeleceu o casamento para que pudéssemos ter unidade, plenitude e bênçãos. O texto que lemos amplia conceito de casamento mostrando que homens iriam estar casados com a terra.
 
Esta estava desolada porque as pessoas não se casaram com o lugar, não havia uma relação de aliança, de comprometimento e isso era a causa da desolação. (você não vai prosperar crescer em lugar se não estiver casado com ele)
 
1.      Características de um casamento:
Quando casamos temos unidade, cumplicidade, compartilhamento, proteção. Quando casamos investimos tempo, recursos, consideramos como prioridade, temos prazer, lançamos nosso coração, nos definimos, ajustamos nosso foco.
 
2.      Devemos verificar em nossa vida:
a.   Se estamos ou não casados;
b.   Com quem o com o que estamos casados;
c.    Se estes casamentos têm feito bem ou mal a nós, se estão dentro ou fora dá vontade de Deus.
 
3.     Alguns casamentos ou alianças não estão de acordo com o padrão de Deus: (tem gente que casa mal)
 
Exemplos bíblicos: A mulher de Ló, se casou com Sodoma e Gomorra (Gênesis 19:24-26)  Uma parte do povo de Israel se casou com o Egito (Êxodo 16:2,3)  Josué se casou com os Gibeonitas (Josué 9:14,15) Casamentos podem nos afastar ou nos atrapalhar no cumprimento dopropósito de Deus.
 
4.      Casamentos ou alianças abençoadas.
 
Exemplos Bíblicos:
a.      Josué casou-se com Moisés (esteve no meio do monte);
b.      Eliseu casou-se com Elias (deixou tudo, os bois, a família e o seguia);
c.      Os valentes de Davi casaram-se com ele (o episódio da água);
d.      Rute casou-se com Noemi;
e.      Os apóstolos casaram-se com Jesus (É necessário comer da minha carne e beber do meu sangue)
 
Todos estes relacionamentos foram provados. No casamento passamos por provas.            ­
 
5.      Para cumprirmos o propósito de Deus em nossa vida, devemos casar com as coisas e pessoas certas. Uma pessoa pode ser cristã e agir sempre de forma individual, esse tipo de pessoa não frutifica no reino. Você conhece alguém que namora muito e pode casar, mas não casa? Qual é o problema desse relacionamento? É o egoísmo!
 
No reino acontece a mesma coisa, pessoas podem namorar muito com uma Igreja ou uma visão, mas não se casam porque não estão dispostas a se comprometerem. O egoísmo é princípio que está por trás desse comportamento. Pessoas assim passam a vida fazendo coisas de forma individual, porém, nunca farão algo de significativo no remo de Deus. (O fruto dessa atitude é: desamparo e desolação conforme o texto base. As coisas importantes no reino acontecem com pessoas casadas!)
 
6.      Às vezes devemos nos casar e não casamos      
 
Ló não casou com Abraão, terminou numa caverna de forma decadente. Geazi não casou com Eliseu, terminou leproso.
 
7.      O mesmo princípio serve para:
 
a.     Igreja local. Todo crente que deseja crescer no propósito em Deus deve estar casado com uma igreja local. Se não estiver casado com uma igreja não vai fazer coisas significativas e relevantes.
 
b.      Paternidade espiritual. Se você não for discípulo recebendo alguém que Deus estabeleceu sobre sua vida, deixa de receber a herança ou ser lançado. Timóteo casou-se com Paulo.  Estava ligado, mesmo coração, sentimento, viviam Amós 3:3. (andarão dois juntos se não…).
 
c.      Equipe dos doze. Para uma equipe ministerial funcionar com poder ela deve estar casada entre si. Se não pode casar é melhor deixar, pois, vai atrapalhar. Este é o princípio da unidade, Deus ordena a bênção ali, não há nada que não possam realizar Gênesis 11:6.
 
d.     Visão. Para fluir e receber os benefícios de uma visão é necessário estar casado com ela. A visão precisa se tornar minha, meus sonhos, meu alvo… (preciso dar frutos se não morro).
 
e.      Trabalho. Você pode passar por vários, mas para ter a máxima efetividade você deve buscar aquele com o qual você possa se casar. Então você vai fazer o que gosta, não há peso. Você não faz algo simplesmente porque recebe por aquilo, você faz porque é a sua vida.
 
f.       Lugar ou terra. Tem que estar casado com uma terra onde Deus te planta. Se não a pessoa fica infamando a terra e não vai prosperar ali. Precisamos estar casados com o nosso território.
 
7.      Com quem não devemos casar!
 
a.      Não se case com o deserto. Pessoas acomodadas que ainda não entraram na plenitude de Deus, não querem se mover. Há uma terra prometida, mas preferem ficar no deserto, murmurando e abrindo a boca e reclamando do Maná.
 
b.      Não se case com um estilo de vida egoísta e fora do reino. As pessoas no tempo de Noé fizeram isso. Aqueles que estavam ocupados na parábola de Lucas 14:16-24, fizeram o mesmo. (por isso não puderam tomar da ceia com o Senhor!)
 
c.      Não se case com circunstâncias ou com pessoas que te impedem de ser livre em Deus. (II Cor 6:11-18)
 
Pessoas casadas têm foco. São definidas. Encontram o propósito de sua existência. Realizam coisas significativas. Lançam outras. Deixam uma herança.
 
Mude, se você precisa mudar, e case com as coisas e pessoas certas! Estamos caminhando numa visão de êxito, de conquistas e não há conquistas sem aliança e não há aliança sem compromisso e não há compromisso sem renuncia!
 
A legitimação denuncia pessoas comprometidas, verdadeiros frutos fieis, pessoas casadas com seu líder e com seus sonhos e projetos, pessoas casados com uma visão.
 
Apóstolo Eliezer

 

Imprimir