A Importância da família – Parte Final

Texto: Gn 2.18

Introdução: Vivemos dias em que a família, que é um projeto de Deus, tem sido terrivelmente atacada por todos os lados, em nome de uma modernização da sociedade. Porém, a sociedade só será sadia se for baseada em uma estrutura familiar sadia. E a família só será sadia ser for conduzida debaixo de princípios eternos, imutáveis oriundos da Palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada.
 
O Salmo 127.1 diz: "Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção". E o Salmo 128 deixa bem claro que, aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, será próspero e terá uma família próspera e estável e verá a sua descendência.
 
Vale à pena ter a nossa família sendo conduzida pelos caminhos do Senhor.
 
Além, da qualidade de vida que experimentamos no âmbito familiar, temos muitos outros benefícios oriundos desta aliança. Vejamos os benefícios da família:
 
1.      Ninho de proteção emocional e físico. Onde o grave problema da solidão é resolvido (Sl 68.6)
 
2.      Desenvolvimento do amor e da afetividade. O modelo de amor verdadeiro, estável, sem riscos emocionais é vivido dentro da família.
 
3.      Local de ensinamentos de princípios que nortearão a vida de uma pessoa, para o bem viver diário, e para o sucesso ao longo da vida.
 
4.      Local de formação de indivíduos úteis a sociedade. Em casa os membros da família aprenderão a servir e construir o seu futuro em bases sólidas. Quando os pais verem algo errado em seus filhos, eles devem olhar para si mesmos a fim de tentar descobrir a razão desse comportamento.
 
Mas, não podemos nos iludir, temos, além do nosso adversário espiritual que luta contra a família para desintegrá-la, para que forme cidadãos disfuncionais, e que serão presas fáceis, temos também outros fatores desintegradores em ação. Vejamos o que age contra a saúde da família:
 
Modelo falido vindo de tradições neuróticas e inúteis, modelo equivocado vindo através da mídia, prioridades invertidas dentro do lar, divisões vindas através de conflitos de interesses (Mc 3.25).

Precisamos lutar incansavelmente por uma sociedade sadia, igreja sadia, através de famílias sadias.
Vejamos quais medidas que precisamos tomar:
 
1.      Preservar / proteger: Abrir guerra contra todo tipo de ameaça contra a nossa casa.
 
2.      Valorizar a família (pais e filhos): Depois da nossa salvação a família é a maior dádiva de Deus para o ser humano.
 
3.      Defender os valores familiares, como: Amor, comunhão, perdão, aceitação, companheirismo e outros.
 
4.      Buscar modelos sadios na Bíblia e também através de uma liderança que seja modelo.
 
5.     Exercer o perdão a exemplo de Jesus. Tiago 2.13 diz: "Porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo"
 
6.    Exercer o ministério da reconciliação: 2 Coríntios 5.18 diz: "tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação"
 
7.    Depender de Jesus para cura das feridas emocionais e da auto-imagem: Vejamos o que diz o Salmo 147.3 – "Só Ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas".
 
Podemos concluir que a família é o maior projeto de Deus na terra, é uma instituição indestrutível, pois foi idealizada pelo próprio Deus e por Ele defendida.

Josué, servo do Deus vivo Declarou que ele e sua casa serviriam ao Senhor Deus Josué 15.24. Não sei você, mas hoje eu declaro que eu e a minha casa serviremos ao Senhor Deus
 
Seja feliz!
 
Tenha qualidade de vida no seu lar!
 
 
 
 
 
Imprimir