Andando por fé e não por vista

 Texto: Josué 9:1-16

Neste texto lemos como Josué, o homem de Deus, foi enganado pelos Gibeonitas, que por sua vez, fez uma aliança com eles, tendo de suportá-los depois no meio do povo de Deus por causa desta aliança. Este texto serve de base para compreendermos como o mundo e o diabo tentam nos enganar, a fim de prender nossa vida e bloquear o propósito de Deus em nós.
 
Os princípios Bíblicos são leis espirituais criadas por Deus para nos proteger e como cristãos não podemos brincar com isso, muitas vezes quebramos estes princípios e acabamos sofrendo as conseguências. Fazer alianças com quem caminha em rotas diferentes só trarão sofrimentos.
 
Deus é um Deus de aliança, pactos e promessas; Ele é um Deus Eterno. Ele criou todas as coisas para funcionar em harmonia. Deus disse a Abraão: "farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente" (Gn 17:2). A aliança traz consigo uma unção de multiplicação, de prosperidade, de nos fazer bem sucedidos em tudo. Não existem conquistas sem alianças, mas estas alianças precisam estar dentro dos princípios de Deus contidos em Sua Palavra. Devemos sempre andar na dependência do Espírito Santo, em comunhão com Ele para assim tomarmos decisões acertadas (II Tm 2:1-6).
 
Jesus e o Pai Celeste são um e ainda hoje trabalham em equipe, andam em unidade: Pai, Filho e Espírito Santo. Para uma equipe de doze, um casal e família alcançar êxito e conquistar, precisam estar em aliança, em concordância uns com os outros. É preciso andar com o líder, com os pastores, estar integrado no corpo, é necessário estar na mesma direção e com a mesma linguagem, etc.
 
Prosperar é ter sucesso, é ter êxito, é ser bem sucedido, é progredir em todas as áreas, é ter uma alma próspera. Uma alma próspera é uma alma curada, liberta, sem argumentos e aliançada com o Deus Todo-Poderoso. Todos os homens que cumpriram os princípios de Deus foram prósperos. Este é o segredo da prosperidade: cumprir e viver os princípios da Palavra de Deus.
 
Porque Josué foi enganado?
 
1.     Foi enganado porque olhou para as circunstâncias. Os Gibeonitas chegaram com sacos velhos sobre os jumentos, odres velhos rotos e remendados, sapatos e roupas velhas. Isso fez com que Josué concluísse muitas coisas erradas. As circunstâncias muitas vezes mascaram a realidade. Por esta razão Deus manda que andemos por fé e não por vista e se não temos discernimento de algo, certamente Deus trará a verdade em nosso espírito através de alguém que foi colocado por Ele para nos orientar, alguém que cresceu em Sua Palavra, um líder maduro que anda na direção do Espírito santo.
 
2.     Foi enganado por palavras persuasivas. Aqueles homens disseram que eram de terras distantes e começaram a elogiar tudo o que Josué fizera e ainda disseram que tinham vindo por causa do nome do Senhor. Desejavam fazer aliança e desta forma Josué e os israelitas ficariam presos pela palavra estabelecida naquela aliança. Tudo o que ouvimos, seja de pessoas ou aquilo que o inimigo sussurra em nosso ouvido, deve passar pelo crivo da Palavra de Deus e da testificação do Espírito em nosso interior. Devemos ser guiados pela palavra de Deus em nosso interior e não pelas palavras que chegam aos nossos ouvidos de pessoas estranhas que não conhecem a Deus.
 
3.     Foi enganado porque não consultou ao Senhor (vrs 14). Josué e os homens de Israel não pediram conselho ao Senhor por aquela proposta. Vamos dar um exemplo: Alguém quer fazer uma sociedade com você, ou quer firmar um compromisso de casamento, ou fechar um contrato de trabalho, mesmo se houver naquele momento uma necessidade, ore e em seguida converse com o seu discipulador e se este ainda não tiver uma resposta clara, este deve levar ao seu sacerdote, mesmo depois de tudo isso ainda tiver dúvidas, não faça, porque tudo o que não provém de fé demonstrada na Palavra é pecado (Rm 14:23).
Há sempre uma direção de Deus para nós. A questão é se queremos segui-la ou não. Ló sobrinho de Abraão recebeu a direção de Deus para sair de Sodoma, mas teimava em ficar ali, Balaão que era profeta também recebeu direção de Deus para não ir com Baraque um rei inimigo de Israel, mas este profeta insistia com Deus querendo ir.
 
Uma receita: A palavra de Deus junto com a paz em nosso coração, conselhos de líderes maduros em Deus e a testificação do Espírito Santo em nosso interior sempre vão nos guiar na vontade perfeita de Deus. Nunca faça nada sem antes consultar o Senhor nosso Deus, foi por isso que o Senhor Jesus deu o comando de caminharmos numa rota de formação e multiplicação de discípulos, pois assim todos terão direção, comunhão, relacionamentos em crescimento, conhecendo os princípios, sendo acompanhados para serem homens e mulheres de um futuro pautado no êxito que estará refletindo nas atitudes de um estilo de vida prevalecente, vivendo com objetivos, com metas, homens e mulheres que saíram do discurso para a prática.

 
Assim como aconteceu com Josué, o mundo tenta fazer aliança conosco e vai usar as mesmas armas e estratégias. Há pessoas que fizeram aliança em seu coração com as circunstâncias, pois estas ainda estão determinando as suas vidas, fizeram alianças com os problemas que muitas vezes são de pessoas próximas, mas que não se posicionam, ou com as enfermidades, pois aceitam como se fossem delas, ou com a solidão ou ainda não conseguem romper com relacionamentos com pessoas que são nocivas e que estão fora da vontade de Deus. Se não estivermos atentos, alguém pode se aproximar e nos tirar da aliança, perverter nossos conceitos, nos contaminar, envenenar e mudar a nossa rota, tudo isso por uma dificuldade de dizer não ou por medo de não ser aceito. 
 
 Às vezes a oferta do mundo ou de pessoas tem aparência de algo ruim como foi no caso de Josué e tenta nos ganhar pelas emoções ou por causa de uma carência que ainda não foi resolvida, etc. Outras vezes a oferta tem aparência boa mostrando o que é agradável à nossa carne, mas que sabemos que o futuro estará comprometido. Não importa o que seja, fique firme na presença de Deus, não abra mão dos conselhos divinos, não saia dos princípios eternos. O que temos em Deus é infinitamente melhor do que as ofertas enganosas do mundo, ou das ofertas do sistema corporativo que nos levam a negociar a nossa fé. Faça aliança com a palavra, com as pessoas de Deus, mesmo que as circunstâncias e dificuldades insistam com você.
 
Talvez você esteja na posição de quem já fez alianças. Neste caso, peça ao Senhor que te revele o engano e se ainda for possível, tome a decisão de sair dele mesmo assumindo as conseqüências. O povo de Israel teve de suportar os Gibeonitas por muito tempo. Às vezes, os nossos erros têm conseqüências, mas ainda assim há uma saída e um livramento do Senhor. Portanto, não deixe nada te prender, tenha uma vida livre cumprindo a vontade do Senhor e fazendo somente alianças dentro do propósito segundo Deus.
 
Que o Espírito Santo através da Palavra em um discipulado dinâmico te conduza em toda a verdade e te leve a um futuro próspero, seguro e feliz. Tenha um futuro com êxito na vida espiritual, emocional, sentimental, físico, familiar, ministerial e financeiro. Futuro próspero, a morada do líder incomum.
 
Devemos sempre orar buscando a vontade de Deus na nossa vida, antes de tomarmos qualquer decisão, principalmente se envolve compromisso com alguém. Não devemos deixar as circunstâncias determinar a nossa vida e sim a Palavra de Deus. Se você está sofrendo alguma conseqüência de erros do passado, ore a Deus e peça perdão e busque nEle a solução e direção. Creia e entregue a sua vida ao Senhor Jesus, vá ao encontro, se integre, seja apascentado, deixe Cristo fazer parte da sua vida.
 
Compartilhar: Cuidado com os posseiros que sorrateiramente invadem nossa vida, casamento, ministério e equipe. O que Deus falou com você através desta palavra hoje?
 
No amor de Cristo!
 
Pastores Eliezer e Zenita
Imprimir