Caráter de discípulo

Mateus 28: 18 a 20

Os doze discípulos de Jesus receberam dele uma missão: a de evangelizar e salvar a humanidade, fazendo de cada pessoa comum um discípulo do Senhor Jesus.

Jesus havia dado a eles o caráter de discípulos e também os capacitou com autoridade espiritual (o poder do Espírito Santo que operava no ministério de Jesus – curas, milagres e prodígios) Porém, nem este caráter, nem esta autoridade teriam surtido efeito se eles (os discípulos) não tivessem decidido comprometer-se com aquela missão.

Porque eles decidiram comprometer-se com Jesus e com o seu sonho, eles obtiveram pleno êxito (100% de sucesso) A prova disto é que hoje estamos aqui nesta célula, falando deles e compartilhando o evangelho que eles transmitiram às nações da terra (2000 anos depois).

Eles mudaram a sorte destas nações, não só através do seu próprio ensino, mas dos discípulos que formaram e enviaram às nações. Seus nomes entraram para a história, estão registrados em memória eterna e ainda sob a promessa de estarem assentados com Cristo, em 12 tronos para julgar as 12 tribos de Israel (posição de honra e autoridade na vida eterna).

Eles tiveram absoluto êxito na terra e ainda conquistaram a Glória eterna que é ver a Deus e estar com Ele para sempre.

Pergunte: quantos gostariam de ter este mesmo êxito alcançado pelo 12 de Jesus? Isto é possível a todos que estão aqui hoje.

Depende apenas de duas coisas:

1. Entendermos o que é ser um discípulo
  2. Decidirmos ser discípulos de Jesus.

Há quatro pontos que nos esclarecerão sobre o que é ser um discípulo:

1- Discípulo é aquele que decide caminhar junto ao mestre. Jesus chamou os 12 e eles atraídos por seu amor e por sua divindade, deixaram família e trabalho para estar com ele como mostra Marcos 1:20 “e logo os chamou: deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus”.

Se decidimos caminhar com Jesus, nossa vida é restaurada e abençoada por Ele, mas o que seria caminhar com Jesus hoje?

É buscar sua presença através da comunhão com sua palavra (ler a Bíblia), através da oração (falar com Deus), estar com a Igreja (participar das células e dos cultos). Jesus disse: onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome eu estarei no meio deles.

Caminhar com Jesus é acharmos tempo para ele em nossa agenda, priorizando isto acima da família, trabalho, diversão, e etc. Caminhar com Jesus não é um fardo, mas uma necessidade e também um prazer.

2- Discípulo é aquele que aceita o ensino e o aplica à sua vida. Um dos significados de discípulo no dicionário é aprendiz. É impossível alguém ser um discípulo (a) sem ter um coração ensinável.

Jesus ensinou aos 12, os princípios espirituais para o seu próprio bem-estar. Quando nos dedicamos a entender a palavra de Deus, entendemos os princípios de funcionamento de todas as coisas na terra, o que nos possibilita viver por estes princípios (mandamentos) e ter como resultado uma vida de êxito e realização pessoal.

3 – Discípulo é aquele que decide amar o mestre. O amor é a essência de Deus, pois Deus é amor. O ministério de Jesus foi fundamentado em amor.  Ele viveu, ensinou e morreu por amor (foi por amor a nós que ele se entregou a morte na cruz) e a Bíblia diz que Jesus amou os seus 12 e os amou até o fim.

Foi amando-os que Ele os ensinou a amá-lo também, e eles o amaram tanto que mesmo depois de sua volta para o Pai (na sua ausência) eles não o negaram, antes deram sua própria vida por Ele. Tanto o amor de Jesus como o dos discípulos não foi teórico, mas foi expresso por obras que comprovaram que este amor era verdadeiro.

Jesus foi para Cruz e os 12 foram fazer o que Ele havia mandado: discípulos de todas as nações.

O Espírito Santo hoje te faz algumas perguntas para que você se avalie. Pensem:

– Você ama a Jesus?

– Você se ama?

– Você ama ao seu Pastor?

– Você ama o seu líder, o seu discipulador?

– Você ama as vidas?

– O que você tem feito de prático para que este amor possa ser verdadeiro?

Independente de quais suas respostas para estas perguntas, Jesus te ama e vai te revelar este amor, abençoando sua vida a partir de hoje com paz, amor, saúde, longevidade, prosperidade e alegria! (Sabemos que tudo isto é resultado da nossa fé e fidelidade)

4 – Discípulo é aquele que decide obedecer e ir. O pecado alcançou a vida do homem desde Adão, roubando-lhe a comunhão com Deus e as bênçãos decorrentes desta comunhão. Jesus veio exatamente para, através do seu sacrifício na cruz, perdoar nossos pecados, restituir-nos à presença de Deus e restituir-nos as bênçãos roubadas pela rebelião semeada na alma do homem.

Pela rebeldia fomos separados de Deus e de suas bênçãos, agora pela obediência reconquistaremos tudo de volta. Quando decidimos obedecer, estamos na verdade decidindo viver e vencer.

Os doze venceram porque foram obedientes como discípulos e obedeceram a ordem de fazer discípulos.

Hoje Jesus te diz: também te chamei para ser meu discípulo:

Caminhe comigo

– Aprenda de mim

– Me ame porque eu te amei desde o princípio

– Vá e faça discípulos porque eu te capacito a salvar sua família, seus amigos e até os estranhos e fazer de cada um deles meus discípulos para a Glória do Deus Pai. Amém!

Prática: Coloque um louvor de adoração e peça que todos orem pela unção para ser e fazer discípulos. Que Deus os transforme em discípulos e assim Ele lhes dê o poder de ser e fazer discípulos para Jesus ganhado, consolidando, discipulando e enviando.

Atenção: Próximo domingo é o culto do amigo, cada um deve convidar um amigo. As 16:00 horas Prê-Encontro, venha e traga os discípulos que passaram no Encontro e participe juntos. Amanhã as 20 horas, Conferencia profética clamor pelas nações na El Shaddai, te espero lá, pulseiras na secretaria da igreja.

Amamos vocês: Aps. Eliezer e Zenita Moreira

Fonte: Ap. Fábio com alguns comentários e ajustes para nossa realidade.