12 hábitos para uma vida nota 12

Daniel 6: 10

            Todo líder bem sucedido tem como segredo de seu sucesso, uma vida disciplinada e de bons hábitos. Daniel além de ter sido um excelente servo de Deus, foi um chefe de estado em três reinados diferentes. Um homem estimado por Deus e honrado pelos homens.

            Um dos segredos de vitória na vida de Daniel era o hábito de orar e dar graças a Deus três vezes por dia, como nos mostra o versículo acima.

            Outros heróis da fé também são mencionados por posturas espirituais e hábitos que lhes conferiam recompensas, como Josué, que servia cotidianamente a seu líder Moisés, o Apóstolo João, que buscava sempre intimidade com Jesus e os Apóstolos de Atos, que perseveravam todos os dias em oração no templo.

            Bons hábitos podem parecer atitudes feitas no automático, mas na verdade, dependem de uma essência de santidade e acabam definindo um bom caráter.

            Neste estudo veremos 12 bons hábitos para uma vida espiritual e pessoal de êxito:

            1 – Leia a Bíblia todos os dias, ela alimentará sua fé, lhe trará a direção de Deus para cada área de sua vida e lhe permitirá orientar a outros. Sl. 119: 105: A tua Palavra é lâmpada para os meus pés, luz para os meus caminhos.

            2 – Tenha um tempo de oração e comunhão com Deus todos os dias. A oração nos traz proteção e força espiritual. Se o fizermos pela manhã, poderemos construir um dia melhor para todos por quem orarmos (ex. Por si mesmo, por sua família, por seus discípulos, por pessoas a serem salvas).  Cl. 4: 2: Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.

            3 – Jejue pelo menos uma vez por semana. O Jejum promove santificação e conquistas no mundo espiritual. Envolva-se nas campanhas de jejum convocadas pela liderança da igreja, este é um sinal de fidelidade e submissão. Mc. 9: 29 Há certas castas que só saem por meio de jejum e oração.

            4 – Seja fiel na devolução dos dízimos, ousado e generoso nas ofertas e primícias. Esta postura adotada de forma zelosa e permanente lhe garantirá tranquilidade e prosperidade em todos os aspectos.  2 Co. 9: 6, E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também colherá, e o que semeia com fartura com abundância também colherá.

            5 – Dê atenção a sua família, dialogue com seu cônjuge, brinque com seus filhos, visites seus parentes. A unidade e o bem-estar de nossa família faz parte de nosso testemunho cristão e é o que nos autoriza como líderes espirituais. 1 Tm. 5: 8: Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o ímpio.

            6 – Mantenha a chama romântica de seu casamento. Demonstre o amor todos os dias através de palavras e atitudes de carinho. Esteja atento aos anseios de seu cônjuge.     Mantenha sua vida sexual pura e saudável. Seja fiel e não negue afeto e intimidade a seu cônjuge. Casais saudáveis na vida sexual, tem relações no mínimo duas vezes por semana. Muitos casamentos começam a perder sua saúde, quando a vida íntima fica sem a devida atenção.

             1 Co. 7: 5 Não vos priveis um ao outro, salvo por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.

            7 – Cuide de sua saúde, fazendo exercícios físicos, alimentando-se corretamente, dormindo oito horas por dia e fazendo algo que lhe traga refrigério e prazer. Algumas pessoas por exemplo, gostam de cuidar de plantas, outras de arrumar a casa, outras de passear com os filhos. É importante fazermos algo que nos descanse a mente e quebre a rotina.

            1 Co 6: 19 Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós…. agora glorificai a Deus no vosso corpo.

            8 – Desenvolva um senso de organização. Organize sua agenda, seus documentos, sua vida financeira, os ambientes de sua casa. A desordem nos traz prejuízo de tempo, saúde e dinheiro, ao passo que a organização atrai a benção de Deus.

            1 Timóteo 3:5 Aquele que não governa bem a sua própria casa, não pode governar a Casa de Deus. 

            9 – Seja uma pessoa diligente, não perca tempo, não procrastine (o mau hábito de deixar tudo para depois, para amanhã, para o mês que vem…). Peça a Deus que lhe ajude a reconhecer e atender as prioridades. Tenha metas bem definidas, não desista de seus sonhos.

            Proverbio 10:4 A mão dos diligentes virá a enriquecer-se, mas o que trabalha com mão remissa empobrecerá.

             10 – Cultive bons relacionamentos, cerque-se de pessoas leais, sempre que puder, transmita a outros, o que você tem de bom, principalmente o conhecimento de Deus. Esteja pronto para ensinar, mas também para aprender. Disponha-se a servir e solucionar os problemas dos outros, pois isto aperfeiçoará e multiplicará suas habilidades. Proverbio 18: 24 Há amigos mais chegados que um irmão.

            11 – Ore para que Deus lhe dê oportunidades de ganhar vidas para Cristo. Testemunhe a todos que você encontrar, ensine sempre os princípios da Palavra de Deus, enfatizando seus benefícios. Acompanhe continuamente, o crescimento espiritual daqueles que você gerar.

Gerar um discípulo é gerar um filho. Mt. 28:19 Ide, portanto e fazei discípulos de todas as nações….

            12 – Ponha Deus acima de tudo, alimente e exercite sua fé, busque a Deus em todo tempo. Não deixe que nada lhe afaste da comunhão do Espírito e da Igreja, esteja sempre comprometido com Deus. Mateus 22: 37 a 39 Amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo.

            Ministração: Ore com seus 12 determinando que se forme em cada um deles o caráter de Cristo e a prática destes bons hábitos.

Amamos vocês,

Aps. Fábio e Claudia Abbud

Aps. Eliezer e Zenita Moreira

Imprimir