Misericórdia, Amor e Graça

Efésios 2:4-9; Hebreus 4:16

Pense numa pessoa que por toda a vida tenha vivido só para si mesmo, sem se importar com Deus, tendo rejeitado a Jesus e seu sacrifício por ele. Essa pessoa se envergonharia de pedir que Deus o amasse e fosse gracioso para com ele na hora da sua morte. Mas mesmo assim, se essa pessoa se arrepender e crer em Jesus, poderá pedir ao Senhor para lhe conceder-lhe graça e com certeza, Deus seria gracioso com ele e manifestaria Seu amor.

Já vi pessoas nesta hora não conseguir crer no perdão e amor de Deus, pois se sentiam sem merecimento, pois por toda vida rejeitaram a Deus e o seu messias, Jesus. Mas quando ouviram sobre a misericórdia tiveram condição de crer e pedir perdão a Deus, um deles conseguiu orar assim: Deus, estou sofrendo. Não tenho como prosseguir. Tem misericórdia de mim. Deus, agradeço-Te porque Tu és um Deus mise­ricordioso. Estou fraco e sofrendo. Tem misericórdia de mim.

Aqui podemos ver uma pessoa sendo trazida à presença do Senhor, ela percebeu sua situação carente e pediu misericórdia. Ela não conseguia receber o amor e a graça, pois dizia, não mereço e ele não vai me aceitar, mas quando ouviu da misericórdia, conseguiu receber, pois misericórdia fala de algo que de fato não merecemos, revela reconhecimento do estado de perdição de alguém. Misericórdia fala de algo do passado.

Veja bem, sem amor não haveria misericórdia e sem misericórdia não haveria graça. Como aprendemos na semana passada, graça é favor imerecido, é a salvação operando em alguém que não merece ser salvo, mas que se arrependeu e creu. Agora, misericórdia é quando alguém merece ser condenado, quando uma pessoa é culpada e não reconhece, não se arrepende e ainda dá aquele sorriso sarcástico e vira as costas, mas Deus, para não ver aquela pessoa sofrendo e perdida para sempre, age com misericórdia e envia o salvador.  

Mesmo quando olhamos para o salvador e nos arrependemos, se não for a graça, não seríamos aceitos e nem perdoados, mas uma vez perdoados, vem a salvação, o resgate, a regeneração e a filiação. Em Efésios 2;8 diz: …, mas pela graça sois salvos. Na realidade, por mais que façamos, não seremos salvos, pois a salvação não é por obras, mas por graça!

Em Efésios 2:4-5 diz: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos.” Deus é rico em misericórdia por causa de algo. Esse algo é Seu grande amor com que nos amou. Sem amor não haveria misericórdia. Em que situação foi Ele misericordioso para conosco? Ele foi misericordioso para conosco quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados.

Aquilo teve a ver com nossa infeliz situação passada, para outros, situação presente. Por estarmos mortos em pecados, Ele teve misericórdia de nós. Ele teve misericórdia de nós baseado em Seu amor para conosco. Que acontece após a misericórdia? O versículo 8 prossegue dizendo-nos que Ele nos salvou pela graça. Portanto, a misericórdia foi-nos mostrada porque estáva­mos em uma situação de mortos em nossos delitos; então, a graça foi-nos dada para nossa salvação, indican­do que recebemos uma nova posição e entramos numa nova esfera.

Em 1 Timóteo 1:13 o Apóstolo Paulo diz: “A mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredu­lidade.” Ele explica aqui como obteve misericórdia. O fato de obter misericórdia tinha muito a ver com a história de sua vida. Tinha a ver com o fato dele ter sido um blasfemo, um perseguidor e uma pessoa insolente. Antes de ser salvo, ele estava na condição de blasfemo, perse­guidor, insolente, ignorante e incrédulo. Enquanto esta­va em tal condição, Deus teve misericórdia dele.

Em Tito 3:5 diz: “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou”. Não há justiça em nós. Enquanto estávamos sem justiça e numa situação de sofrimento e sem esperança, Deus teve misericórdia de nós. Graças ao Senhor que existe a misericórdia! A misericórdia origina-se no amor e termina na graça. Quando a misericórdia se estende, somos salvos. Ele teve miseri­córdia de nós na condição em que estávamos, e como resultado fomos salvos.

A Bíblia nos mostra claramente que nossa regeneração é proveniente da misericórdia, pois em I Pedro 1:3 diz: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mor­tos.” Toda a obra de Deus na graça foi planejada de acordo com Sua misericórdia em amor.

A graça de Deus é dirigida por Sua misericórdia, e Sua misericórdia é dirigida por Seu amor. É segundo a Sua grande miseri­córdia que Deus criou circunstâncias favoráveis para nos regenerar em uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mor­tos. Assim sendo, tanto a regeneração como a viva esperança estão relacionadas à misericórdia. Por existir a misericórdia, existe a graça.

Judas 21 diz: “Guardai-vos no amor de Deus, espe­rando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” Este versículo mostra-nos que hoje deve­mos manter-nos no amor de Deus, até que o Senhor venha novamente, isto é, até que Ele apareça a nós, devemos aguardar a Sua misericórdia para a vida eterna. Antes de sermos arrebatados, devemos aguardar a Sua misericórdia. Hoje, enquanto vivemos nesta terra, rece­bemos não apenas misericórdia, mas também graça e assim devemos permanecer.

Agradecemos a Deus, pois fomos salvos e pertence­mos a Ele, contudo ainda há um problema. O nosso corpo ainda não está redimido. Embora não sejamos mais do mundo, ainda estamos no mundo. Virá o dia em que os cristãos terão de deixar o mundo, mas enquanto não chegar esse dia, precisamos perseverar na fé, sendo fiel a Deus servindo-o com alegria, trabalhando e frutificando no Seu reino.

Hebreus 4:16 exorta-nos a irmos constantemente ao Senhor a fim de orar. Quando vamos orar diante do Senhor, recebemos misericórdia e achamos graça para socorro em tempo oportuno. Recebemos misericórdia e achamos graça.

Todos na terra recebem misericórdia, pois Jesus veio para todos, a salvação está disponível a todos, agora a graça só é experimentada por aqueles que creem e recebem a Jesus o Cristo, como Senhor e Salvador! A misericórdia vem a todos, acontece pra todos, mas a graça precisa ser achada, buscada, ela é resultado da fé, é resultado de uma decisão.

Quando Deus exerceu misericórdia na nossa direção, conhecemos a Cristo e quando cremos nEle, recebendo-o como nosso Senhor e Salvador, recebemos a graça e por ela fomos salvos. Amém!

Aplicação: Na oração de hoje, agradeça ao Senhor pela misericórdia e graça, que é a substancia do Seu amor presente e operante em nós. Hoje tem alguém que quer receber e confessar a Jesus como Senhor e Salvador?! É hoje seu dia!

Atenção, líder, avisem a todos: Próximo domingo o culto será às 9:30 de manhã, será a Ceia do Senhor, avisem a todos, espalhem a notícia, o culto será de manhã, as 9h30m.

Deus abençoe a todos!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir