A Natureza da Graça

I Pedro 5:5; Romanos 3:23,24

A graça não é o que eu tenho feito para Deus, mas é o que Ele tem feito por mim! Precisamos conhecer desta graça, experimentá-la profundamente. Para isso, precisamos ver qual é a natureza da graça. Que características a graça possui?

Devemos valorizar o amor de Deus, pois sem o amor de Deus como fonte, não haveria o fluir da salvação. O fluir da salvação resulta do amor de Deus. Por ter Deus mostrado misericórdia para conosco, Ele nos deu a Sua graça que resultou na salvação. A salvação em Cristo é a expressão concreta do amor de Deus.

O pecado é um grande problema, ele traz a inquietação na consciência do homem e o julgamento diante de Deus. Podemos pensar, se Deus desconsiderasse nossos pecados já seria bastante bom para nós. Em nosso coração espera­mos que Deus seja misericordioso conosco e nos deixe ir. O conceito do homem é deixar ir e desconsiderar. Mas Deus não pode desconsiderar nos­sos pecados. Ele precisa tratar totalmente com nossos pecados, pois estes nos fazem escravos do diabo, nos condena e nos separa de dEle.

Como vimos anteriormente, a Graça significa a grande obra de Deus realizada gratuitamente, fundamentada no Seu amor incondi­cional e ilimitado a favor do homem desamparado, indigno e pecador. A graça de Deus é simplesmente Deus trabalhando para o homem.

Como isso se diferen­cia da lei do antigo testamento? A lei é o esforço do homem para conseguir a salvação através das suas obras, (só Jesus conseguiu cumprir a lei, na lei Deus precisou exercer misericórdia), enquanto a graça é Deus trabalhando para que o homem seja salvo, pois o homem por si só não consegue.

Se nos esquecermos da onde saímos e o que Deus fez por nós, como pecadores não seremos salvos, e como cristãos fracassaremos e caire­mos. Se percebermos as características da natureza da graça de Deus, valorizando e agradecendo, receberemos mais de Deus para socorro em ocasião oportuna.

Qual é a essência da graça de Deus? A graça de Deus é simplesmente Deus vindo e tomando à posição do pecador para tomar sobre Si as consequências dos pecados. Por favor, lembre-se da definição que demos antes, que graça é Deus trabalhando a favor do homem. Se não tivermos qualquer delito, não necessitamos de que Deus faça qualquer coisa por nós e, como resultado, não necessitamos da graça de Deus. Mas por termos em nós a raiz do pecado e por termos problemas, Ele tem de vir e solucionar nossos problemas.

Portanto, necessitamos da graça. Se eu digo: "Uma vez que pequei, não posso receber graça" é como dizer: "Por estar doente demais, não posso ver o médico para ser curado. Eu o verei quando melhorar, quando não estiver mais doente". Visto que não há tal paciente no mundo, tampouco deve haver tal pecador no mundo. Assim sendo, nossos delitos são a condição para recebermos a graça de Deus.

Quem são os pecadores e quem pode receber graça? A Bíblia mostra-nos claramente em Romanos 3:23-24 que "todos pecaram", mas todos os que pecaram são "justificados gratuitamente, por sua graça". No capítulo 6:23 diz: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Que é um dom gratuito? É um presente.

Uma vez que a salvação nos é dada por Deus, devemos lembrar-nos de uma coisa depois que fomos salvos: a salvação é obtida unicamente por meio de crer e é preservada pela nossa fidelidade. Hoje, se trabalhamos, servimos ao Senhor, sofremos vergonha ou carregamos a cruz, não é porque queremos recompensar a Sua graça, é porque O amamos. O amor com que Ele nos amou nos cativou, capturou nosso coração e constrangeu-nos a servi-Lo, pois queremos agradá-lo e assim estar com Ele para sempre.

Não há limite de comprimento, largura, altura e profun­didade de Seu amor para conosco, por isso as características da graça é incondicional, todos os que crerem a receberão. Precisamos buscar da graça e da misericórdia de Deus sempre, as duas são irmãs gêmeas. Se entendermos isso, não fracassaremos nem ficaremos tristes, pois elas se renovarão a cada dia em nós.

Se confiarmos em nós mesmos, achando que somos muito bons e autossuficientes, seremos como areia movediça; não seremos capazes de construir uma casa sobre ela. Não podemos encontrar nenhuma paz e alegria em nós mesmos. Somente podemos encontrá-las no Senhor nosso Deus, então decida busca-lo fervorosamente!

É maravilhoso perceber que enquanto vivemos nesta terra, Deus é por nós. Você se lembra das palavras de Romanos 8:31b? "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Não creio que exista uma palavra melhor do que esta para nós. A Bíblia diz em João 13:1 que o Senhor, tendo amado os Seus, amou-os até o fim. Ele te ama e te amara até o fim, só precisamos fazer a nossa parte!

Na salvação existe dois lados, primeiro tem o lado de Deus que divide em duas partes. Primeiro: Ele nos amou e movido por este amor enviou Jesus Cristo, Seu filho amado para pagar o preço do nosso pecado e nos resgatar da condenação. O preço do pecado para a nossa salvação foi caro, foi o sangue de Jesus derramado por nós na cruz. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou pela nossa justificação.

Segundo, Jesus ressuscitou e hoje está à direita de Deus intercedendo por nós, Ele enviou o Espírito Santo para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo. Quando oramos Ele nos ouve e responde.  O Espírito Santo nos transforma, nos aperfeiçoa e nos capacita para vivermos melhor e assim fazermos a obra de Deus na terra. Deus, Jesus e o Espírito Santo continuam trabalhando em nós e por nós e o fará até o fim, para que os propósitos da redenção sejam completados na nossa vida e família.

Deus fez e hoje continua fazendo a parte dEle, nós precisamos também fazer a nossa parte, pois ninguém poderá faze-lo em nosso lugar, Deus não pode fazer a nossa parte neste processo da salvação, pois temos livre arbítrio e precisamos agir, decidir, servir e viver para Ele. Só os humildes reconhecem que pecou e se arrepende, confessa e recebe a Cristo Jesus como Senhor e salvador. (I Pedro 5:5 – texto base de hoje)

A Nossa parte também divide em duas. Primeiro, precisamos reconhecer que nascemos pecadores, nos arrependermos, confessarmos e crermos no Filho de Deus, recebendo-o como nosso Senhor e Salvador. Segundo, precisamos perseverar nesta salvação andando com Deus, orando, vigiando, frutificando e assim servindo-o de todo coração até o fim. Jesus falou, aquele que perseverar até o fim, será salvo. Isto é, aquele que não desistir, permanecer servindo ao Senhor até a sua volta, será salvo.

Aplicação: 1º) Alguém tem um testemunho que edifique a todos? 2º) Líder ore por todos! Na oração de hoje, todos devem agradecer ao Senhor pela sua graça, pela sua salvação e decidir por perseverança. Hoje tem alguém que quer receber confessando a Jesus como Senhor e Salvador?

Atenção, líder, avisem a todos: Próximo domingo as células que vão multiplicar serão chamadas no altar para serem enviadas pelos apóstolos, os líderes serão ungidos.

Deus abençoe a todos!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir