Vivendo uma vida plena, completa e protegida

Salmo 91:1-16

O Salmo 91 é fascinante e extraordinário! No primeiro versículo o salmista faz uma das afirmações mais fortes e confortadoras da Palavra de Deus, Ele diz: Podemos habitar no esconde­rijo do Altíssimo. Nos versos seguintes, ele chega mesmo a dizer que "necessitamos desesperadoramente habitar no esconderijo do Altíssimo".

Há nesse salmo uma promessa maravilhosa para nós, é possível habitarmos no esconderijo do Altíssimo e descansarmos à sombra dAquele que tudo pode. Todo mundo sabe que Deus é onipotente, mas esse saber é mental, com o entendimento natural apenas. Na práti­ca, o que vemos é muito medo por parte das pessoas de depen­der de Deus e de crer no Seu poder. E limitamos Deus, impe­dindo-O de usar o Seu grande poder, visto que Ele só se manifesta à medida da nossa fé.

Se alguem acha que pode viver plenamente sem Deus, estará muito equivocado! Todos pre­cisamos, desesperadamente da sombra do Onipotente, do es­conderijo do Altíssimo, porque o mundo em que vivemos é um lugar perigoso e no reino espiritual temos muitos inimigos.

Toda vez que vou a um enter­ro, penso muito na vida e na morte. Salomão disse que é me­lhor ir a um enterro do que a uma festa. Por quê? Porque lá podemos meditar a respeito da brevidade da vida e da certeza inescapável de todo ser humano, um dia todos iremos morrer e prestaremos contas diante desse Deus Onipotente de tudo o que fizemos. Saiba que esse dia vai demorar muito e se voce crê em Jesus Cristo, quando chegar a hora, voce estará preparado, pois Deus hoje e sempre cuidará de você.

Diz o salmista: "Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa". Quem é o passarinheiro? É o diabo. É ele quem arma arapuca ao nosso redor e quem põe laço para tentar nos prender. Se não bastassem os riscos de doenças, de acidentes e de catástrofes, há o risco espiritual, invisível. Mas o Senhor nos faz uma promessa no verso 10: "Nenhum mal te sucede­rá, praga nenhuma chegará à tua tenda (casa)".

Não há proteção a não ser no esconderijo do Altíssimo. Hoje, muitas pessoas vivem amedron­tadas, querendo se proteger dos perigos sociais; por isso não se relacionam, não têm amizades, e alguns quando as têm, olham antes a ficha de bons antecedentes e investigam se o candidato a amigo é de confiança. Outros se fecham com medo dos perigos do acaso.

Como fazer para vivermos uma vida plena, completa e protegida?

1. Morando no esconderijo do Altíssimo.  A primeira evidência de que entramos no esconderijo do Altíssimo é o descanso. Na Bíblia há fatos que ilustram o escon­derijo do Altíssimo. O primeiro está em Êxodo 12, quando aconteceu a Páscoa do povo de Israel e a morte dos primogénitos egípcios. O povo de Deus deveria ficar dentro de casa e a maneira de transformar as casas em esconderijos do Altíssimo era apli­cando o sangue do cordeiro pascal nas portas.

Hoje, qual é a maneira de habitarmos no esconderijo do Altíssimo? Colocando o sangue do Cordeiro sobre a nossa casa, sobre a nossa vida. É crer e andar debaixo desse descanso, dessa promessa, dessa aliança, que é o sangue de Jesus. Quando colocamos o sangue de Cristo sobre a nossa vida, estaremos no esconderijo do Altíssimo, a vida de Deus passa a nos fazer sombra, e descansamos nela.

Você habita no esconderijo do Altíssimo quando é capaz de enxergar além do natural; quando não fica assustado e sai cor­rendo diante da primeira ameaça, pois você sabe que o Altíssimo, está ao seu lado. Muitos não experimentam a proteção de Deus porque não têm fé e, sem fé é impossivel de agradar a Deus, a incredulidade limitam a Deus de agir. Agora, se você crê, então descanse.

2. Confessando e falando a verdade. O segundo princípio para estarmos nesse esconderijo está nos versos 2 e 9 deste salmo 91: "Diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada".

Estes versos nos mandam falar, confessar, proclamar, de­clarar, abrir a boca, concordar, não apenas crer lá dentro, silenciosamente. É abrir a boca e falar. O verso 9 diz: "Pois disseste". É preciso falar. Deus não faz as coisas simplesmente porque cre­mos, mas porque cremos e falamos. Não é falar qualquer coisa. O poder está em se falar a Palavra de Deus, pois esta Palavra na nossa boca gera fé credibilizando a resposta.

No verso 4 diz: "Co­brir-te-á com as Suas penas, e sob as Suas asas estarás seguro". O texto segue: "A verdade é pavês e escu­do". Pavês era um grande escudo que era levado nas guerras e protegia muitos homens de uma só vez até contra flechas incendiárias. O escudo protegia o peito; o pavês o corpo inteiro. A proteção no salmo em questão é a verdade. Quando você con­fessa a verdade, essa confissão tem poder na sua vida.

A verdade tem pelo menos três dimensões. Em primeiro lu­gar, ela é a doutrina, aquilo que está escrito. O segundo aspecto fala de coerência entre o que eu falo e o que eu vivo. Muitos falam e até confessam, mas não vivem. Isso é incoerência e, onde há incoerência, não há verdade e, onde não há verdade, não há proteção. Em terceiro lugar, a verdade é transparência, honesti­dade; é falar de algo que, de fato, você crê. Não apenas ficar repetindo frases de efeito.

No versículo 9, lemos: "Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada". Não é automático. O Senhor não é morada automática para ninguém; você tem que fazer dEle a sua morada. É porque você declarou e creu na verdade e viveu em linha com ela, que as santas consequênci­as virão: nenhum mal lhe sucederá, as pragas jogadas contra você não chegarão à sua casa, porque os anjos do Senhor estarão ao seu lado e lhe sustentarão em suas mãos; se você tropeçar, não cairá, e ainda pisará no falso leão e na serpente maligna, sem sofrer dano algum.

3. Apegando-se a Deus com amor. Porque a mim se apegou com amor… (v. 14). O terceiro princípio para que o Senhor se torne o nosso escon­derijo é nos apegarmos a Ele com amor. No original, "apegar" significa "grudar e não largar mais" de Deus, como Jacó no vau de Jaboque: "Eu não te deixo enquanto não me abençoares". Muitos não estão habitando no esconderijo do Altíssimo por­que ainda não grudaram no Senhor. Se você se apegar a Ele com amor, Ele, por sua vez, se apegará a você. Você nEle e Ele em você: aí não há espaço para o diabo entrar.

Se alguém tentar tocar em você, terá que tocar em Deus primeiro. É por isso que posso dizer que nem um fio de cabelo cai da minha cabeça, a não ser pela permissão dEle, e ninguém pode tocar em mim se Deus não deixar, se Ele deixar, é porque Ele está trabalhando em mim para algo maior, mas Ele não deixará que eu seja provado além das minhas forças. Estar apegado nEle significa brechas fechadas. Sei que desta forma, estarei nas mãos do Senhor, Ele me protegerá

O mundo físico e espiritual sem Deus serão lugares perigosos e os riscos seriam muitos, mas há um lugar de descanso. A vida só tem sentido se for à sombra do Onipotente. Se não for lá, não dá; nos tornaríamos neuróticos, angustiados e temerosos. Mas, se estamos à sombra do Onipo­tente, temos a proteção do Senhor e a paz cobrirá nosso coração.

Aplicação: Confesse juntos agora o Salmo 91 (em primeira pessoa) como escudo e proteção para a vida de vocês. Decida-se hoje descansar em Deus, fazendo dEle a sua morada. Apegue-se a Deus com amor. Separe um tempo para adorá-lO.

 

Amamos você!

 

 

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira

 

 

 

Imprimir