Conscientes da guerra

Efésios 6.10-20

Este texto que lemos hoje de Efésios nos encoraja a prudência, a vigilância, a estarmos preparados para a guerra espiritual, nos alertando que a nossa luta não é contra pessoas, pelo contrário, devemos amar ao próximo como a nós mesmos.

A nossa vida espiritual refletirá nas demais áreas, por isso todos os dias devemos lutar para permanecermos firmes no Senhor. A cada dia seremos tentados a desonra, a rebelião, desobediência, imoralidade, infidelidade, inveja, ciúmes, mentira e incredulidade.

Devemos nos fortalecer no Senhor e na força do Seu poder. Somos convocados por Deus a sermos fortes, para isso precisamos nos revestir de coragem e vigor para enfrentarmos a batalha da vida, que não é fácil, pois o sistema deste mundo gira ao contrário das coisas de Deus. Jesus disse que neste mundo teríamos aflições, mas nEle, estamos respaldos para vencer, as lutas nos trazem aprendizado e nos projeta para um futuro certo e seguro em Deus!

Para nós que cremos em Jesus Cristo, o fracasso é momentâneo, mas a vitória é definitiva! Toda conquista é resultado da perseverança. Não podemos nos intimidar pelas circunstâncias contrárias, e muito menos pelo inimigo de Deus que se tornou também nosso inimigo, ele nos odeia e quer o nosso mal, para vencermos precisamos observar os ensinos de Jesus e segui-los à risca!

É sabido e provado no reino físico e espiritual, que conhecemos a Jesus pelo fato de guardarmos Seus mandamentos. Se dissermos que conhecemos a Jesus Cristo e não guardamos Seus mandamentos, estaremos nos enganando a nós mesmos e a verdade não estará em nós, mas se guardamos seus mandamentos, estaremos na luz, a verdade prevalecerá em nós e os inimigos serão vencidos e o mal nunca nos tocará, pelo contrário, frutificaremos, prosperaremos e estaremos ativos fazendo proezas.

Somos fisicamente e emocionalmente frágeis, influenciáveis por aquilo que está ao redor, somos facilmente levados por aquilo que vemos, ouvimos e sentimos, como então seremos fortes para vencermos estes inimigos que na maioria, são invisíveis? A Bíblia mesmo nos fornece a resposta: Sejam fortes no Senhor e na força do Seu Poder! Isto é: A nossa força para vencermos tudo, vem do imenso poder do Senhor Deus que está dentro de nós.

Aqui fala do poder da fé em Jesus e Sua Palavra, da nossa fidelidade e comunhão com Ele, da nossa intimidade com o Espírito Santo e do poder da nossa confissão, tudo isso alinhado com nosso testemunho que deve estar sedimentado pelo estilo de vida que levamos neste mundo. 

Biblicamente falando, nós não temos o direito de nos justificar dizendo que nos faltam habilidades; pois a única coisa que ele pede é que sejamos fortes, decididos e perseverantes em vivermos a Sua Palavra. A medida em que avançamos em conhece-lo melhor, Ele nos capacita e nos amplia no conhecimento e habilidades para vencer. Existe uma batalha, uma guerra que temos que lutar, mas nós só vamos conseguir vencer na força e no poder de Deus.

O Senhor nos socorre com seu extraordinário poder, então não temos qualquer razão de nos mostrarmos irresolutos na batalha. O que precisamos fazer é ter coragem para guerrear e pedir a Deus os recursos que vão além da nossa força. Com certeza Ele virá em nosso auxílio, só precisamos decidir e praticar, só precisamos nos posicionar em Deus e deixarmos claro, que estamos disponíveis para servi-lo, Ele nos ouvirá e nos honrará, nos fará fecundos, nos capacitará com os dons e com os frutos!

Qual é a luta que devemos travar? Na realidade a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades malignas, contra os dominadores deste mundo em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Efésios 6.12).

O que o Apóstolo Paulo está afirmando pelo Espírito Santo, é que existe uma batalha muito maior que nós mesmos. Não se trata de um jogo, vivemos um estado de guerra permanente, uma luta de vida ou morte contra o Diabo e seus anjos caídos. Esta exortação de hoje, é de extrema importância, pois se não formos para esta luta na força e no poder do Senhor, estaremos perdidos, pois, por nós mesmos, seremos incapazes de vencer. Se ficarmos neutros, estaremos vulneráveis e seremos subjugados.

Deus nos providenciou as armas que devemos usar para vencer. Ele disse: Mantenham-se firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo a couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz, embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas os dardos inflamados do Maligno. Usem também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Esta é a armadura que temos que vestir, se quisermos permanecer de pé até o fim. Vivermos a Verdade, a justiça, a paz, a fé e a salvação é a única forma de estarmos vestidos desta armadura. Ninguém consegue viver estes princípios sem arrependimento, perdão, humildade, honra, fidelidade, lealdade e simplicidade.

A Palavra de Deus é uma arma indispensável nessa guerra, pois ela define todas as coisas. Uma vez vestidos com a armadura de Deus para defesa e ataque, a bíblia nos ordena que usemos mais uma arma letal e poderosa no reino físico e espiritual, ele nos comanda para lutarmos em oração.

Invocar ao Deus vivo, por Jesus Cristo e pelo Espírito Santo, é o principal exercício da fé, ousadia, confiança, coragem, certeza e esperança. A oração é essencial nessa batalha, e o apóstolo Paulo nos exorta a orarmos o tempo todo e com fé. (Efésios 6.18).

O Diabo é um ser real, ele anda ao nosso derredor tentando nos destruir, pois somos filhos amados de Deus, somos o exército santo e ungido de Deus na terra para um propósito. A batalha que enfrentamos diariamente é contra ele, não contra pessoas. Por isso, precisamos viver e lutar na força de Deus.

Jesus Cristo já o derrotou quando se entregou por cada um de nós, pagando pelos nossos pecados na cruz do calvário, Ele nos justificou diante de Deus quando ressuscitou de entre os mortos assentando-se a direita de Deus como nosso único intermediário, não devemos mais nada ao inimigo, o próprio Deus nos liberou, nos abençoou e nos aceitou como filhos e herdeiros, pelo preço pago na cruz.

Por isso, precisamos estar firmes em Cristo, pois seremos capazes de derrotar os inimigos dia após dia! Em Cristo Jesus somos mais que vencedores, somos a extensão do Seu reino na terra, Ele conta comigo e com você, prossigamos para o alvo, para o prêmio guardado por Deus para nos entregar naquele dia, como direito legítimo adquirido por Jesus e legitimado pelo nosso trabalho realizado em prol do seu reino aqui na terra. Amém!

Praticar: verifique os pedidos de hoje e ore por cada um, abençoe e profetize vitórias de Deus na vida de cada um. Leve os visitantes a Cristo com a confissão da fé e já preenchendo as fichas de consolidação.

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir