Descobrindo e entendendo o mistério de Cristo

Efésios 3:3-21

Aqui neste livro de Efésios somos exortados a aproveitar os recursos e o poder que Deus nos concedeu. Todos os Cristãos firmados em Cristo têm à sua disposição riquezas e poder incomensuráveis, uma poderosa fonte infinita de recursos para preparar e capacitar cada um para vencer a luta espiritual que está à frente. Toda conquista e vitória é resultado de batalha travada e vencida.

Se quisermos seguir e vencer precisamos entender que a causa de Deus vale a pena. Precisamos estar encorajados para encorajar aos demais que andam conosco, precisamos ter discípulos associados conosco antes de seguirmos com o plano, pois uma vez colocado em prática, Deus agirá em nosso favor.

Aqui no capítulo 3 de Efésios, o apóstolo Paulo fala sobre o seu ministério com os gentios, e ele ora por eles. No Antigo Testamento, apenas os judeus faziam parte da aliança, apenas os judeus desfrutavam da comunhão e da direção do Senhor, mas agora, com a chegada de Cristo e com sua morte na cruz, as portas foram abertas também para os gentios (povos de outras raças), e então surge o apóstolo Paulo, considerado apóstolo dos gentios, para evangelizá-los e trazê-los para junto do povo da aliança.

Esse é o grande mistério que o Apóstolo Paulo está dizendo aqui no capítulo 3, o mistério que nenhum dos antepassados entendeu. Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito Santo, significando que, mediante o evangelho, todos os povos são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Ele está dizendo que, agora, o Espírito Santo deixou tudo mais claro. Tanto os gentios, que nunca ouviram falar de Deus, como os judeus, que sempre foi o povo escolhido, fazem parte da mesma promessa, e se encontram na mesma posição diante de Deus. A mensagem do Evangelho é acessível a todas as pessoas, sem distinção, e acolhe a todos, em toda parte. E o nosso ministério é justamente o de ajudar a todos a entender o evangelho da graça de Jesus Cristo, foi para isso que Deus nos chamou em sua soberania e graça.

O que nós aprendemos aqui é que o evangelho de Jesus Cristo inclui todas as pessoas, tanto judeus como gentios. Ele não é apenas para uma determinada classe social, uma determinada raça ou nacionalidade. O evangelho é para todos, ele muda a todos e traz vida para todos os que creem de acordo com o propósito eterno de Deus.

A nossa missão, assim como a do Apóstolo Paulo, é falar de Cristo, apresentar o evangelho para todas as pessoas, inclusive aquelas que nada sabem sobre Deus. Nossa tarefa é a mesma tarefa que Deus deu aos Apóstolos da igreja primitiva.

O Capítulo 3:8-10 de Efésios quer dizer: Por isso, aqui estou, pregando e escrevendo a respeito de temas que estão além da minha capacidade, as riquezas insondáveis de Cristo e sua graça generosa. Minha tarefa é tornar publico tudo isso, contar o que Deus, o Criador de todas as coisas, tem feito nos bastidores. Por meio de gente que segue Jesus como vocês, reunida nas igrejas, o extraordinário plano de Deus está se tornando conhecido e comentado até mesmo entre os anjos e demônios, que são os principados e potestades.

É através de nós, a Igreja de Jesus Cristo, que o verdadeiro evangelho deve avançar e atingir a todos. Tudo isso acontece conforme os planos de Deus, executado em Cristo Jesus nosso Senhor. Esse é o plano de Deus para nós como igreja, e o Apóstolo Paulo afirma que quando confiamos em Deus, temos liberdade para dizer o que deve ser dito e ousadia para ir aonde for preciso.

No versículo 13 o apóstolo faz uma súplica: Não permitam que as lutas que estou enfrentando por causa de vocês os desanimem. Coragem!!!

As lutas e dificuldades não podem nos parar de proclamar o evangelho da graça de Cristo Jesus. Os nossos problemas do dia a dia não podem nos desanimar diante do eterno propósito de Deus, precisamos vencer os problemas e avançar.

Diante dessa missão de pregar o evangelho para os gentios, a reposta do Apóstolo Paulo é ajoelhar-se na presença do Pai celestial e pedir força para prosseguir. Essa missão que foi confiada a ele e a nós só pode ser cumprida na força do Espírito Santo agindo em nós e através de nós. Nossa resposta diante da missão que nos foi confiada como igreja, é nos ajoelharmos diante de Deus, pedir força para prosseguir, pois só cumpriremos a nossa missão se o Espírito Santo nos capacitar para isso.

Precisamos agir, mas só será possível na dependência dEle. Ele precisa de nós como corpo de Cristo na terra, para se mover com legitimidade, e nós precisamos dEle para que o poder de Deus se manifeste em nós nos capacitando!

Vejamos estes versículos de Efésios 3.17-19 com mais profundidade – ler:

1. Habitar no coração significa ter comunhão com Jesus, ter Sua mente e se parecer com Ele. Fala dEle estar em nosso coração, no lugar da fonte da vida, nos influenciando. Isso só é possível pela fé, isso muda tudo em nós;

2. Arraigados significa que criou raízes; está enraizado, difícil de extirpar ou de arrancar. Alicerçados significa que possui alicerces, que se conseguiu firmar e ficou consolidado, onde as bases são sólidas, que está bem fundamentado. Aqui fala de um amor enraizado e consolidado, invencível, indesistivel.

3. Juntamente com todos os irmãos na igreja. Isso fala de unidade e unanimidade.

4. Compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade. Largura fala de entendermos a obra de Cristo na cruz que liberou Sua graça salvadora sobre todos na terra. Comprimento significa em todo tempo, pelo séculos e séculos. Altura fala de estar acima do pecado, da morte e do diabo, estar acima de tudo, a obra de Cristo alcançou o trono no Céu e o Céu se moveu em nosso favor. Profundo fala de algo inexplicável, incompreensível e imensurável. Só conhecendo e vivendo o amor de Cristo para compreendermos o incompreensível, é termos a plenitude de Deus em nós!

Que esta seja também a nossa oração. Que Deus nos leve a experimentar uma vida cheia da plenitude dEle mesmo, para que assim sejamos capacitados a cumprir com a missão da igreja, que é a de espalhar a mensagem da graça de Cristo Jesus a todos os povos e depois cuidarmos das vidas, das pessoas que crerem, pois só o conhecimento da verdade não salva, é preciso crer e receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador!

Compartilhar: o que você aprendeu e entendeu sobre o mistério de Cristo e seu propósito? O que devemos fazer? Alguém aqui ainda não confessou a Jesus com Senhor e Salvador?

 

 

Amamos vocês!

 

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir