Praticando a Palavra de Deus

Efésios 4:1-32

Deus nos criou com livre arbítrio, com poder de decisão, com sentimentos, emoções e necessidades de se relacionar e crescer em conhecimento. Temos necessidades espirituais, emocionais e físicas que precisam ser satisfeitas. Deus não nos criou para vivermos isolados, e para termos Êxito nisto, Ele criou a família, pois tudo começa na família.

Uma vez que Deus nos criou segundo a Sua imagem e semelhança, em nós existe um desejo de crescer e progredir, dentro de cada um de nós nascem sonhos e segundo Deus não há limites para sonhar, sonhe e acredite que você os realizará, pois, o braço forte de Deus está com você! Ele vai alargar as suas fronteiras!

Deus nos criou com poder de decisão e com condições de administrarmos circunstancias e situações adversas, somos chamados para conduzir, para sermos ministros e sacerdotes, para sermos líderes de êxito, para sermos a forma que forma começando no casamento e na família, para depois refletirmos nos relacionamentos na igreja e no trabalho.

A nossa liderança começa em nós mesmos, precisamos primeiro liderar a nossa vida, ter autogoverno, domínio próprio, para depois exercermos nossa liderança em casa, no casamento, no relacionamento com os filhos e na igreja. Para vencermos e vivermos no centro do coração de Deus, precisamos colocar em prática os princípios eternos estabelecidos por Ele para a nossa vida, família, igreja, ministério e trabalho.

Estamos nestes dias estudando o livro de Efésios e no capítulo 3 que estudamos semana passada, Deus afirma através do Apóstolo Paulo, que um grande mistério foi revelado: judeus e gentios agora fazem parte da mesma família: a família de Deus. Ambos se encontram na mesma posição diante de Deus. O evangelho de Jesus incluiu a todos, e a Igreja então é formada dessa grande diversidade.

Neste livro de Efésios, Deus apresenta uma verdade sobre a graça divina. Ele fala da grande bênção que nos foi concedida de pertencermos a Cristo, de termos uma nova vida em Cristo e de como Ele nos resgatou quando ainda estávamos mortos em nossos delitos e pecados.

A partir de agora, O Apóstolo Paulo traz algo muito prático. Diante das verdades que foram tratadas nos capítulos 1,2 e 3, surge uma pergunta: como a Igreja, o corpo de Cristo, deve viver? Quando passamos a pertencer a Cristo tudo muda em nossa vida, não podemos ser mais os mesmos de antes.

Nossa maneira de pensar, falar, agir, se comportar, tudo deve ser moldado e orientado, não mais pelos padrões do mundo, mas pelos padrões de Deus. Viver um relacionamento com Deus significa ter todas as esferas da vida repaginadas pela vontade de Deus.

O capítulo 4 que lemos, já começa dando a seguinte ordem: “Vivam de maneira digna da vocação que receberam. Mas como? “Sendo completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. ”

Todos nós, como filhos de Deus, ainda que diferentes uns dos outros, fomos chamados para andar no mesmo caminho, para seguir na mesma direção, de acordo com a vontade de Deus, por isso, precisamos nos esforçar, pedindo ajuda do Espírito Santo que habita em nós, para nos ajudar a permanecermos juntos no coração e na caminhada.

Somos todos diferentes uns dos outros, mas o Espírito Santo que habita em nós é um só. O Deus que nos chamou e nos resgatou é um só. E fazemos parte de um único corpo, que é o Corpo de Cristo, portanto, somos capacitados por Ele a buscarmos a unidade, o crescimento e a maturidade dentro da Igreja que é formada por Células sadias e multiplicadoras.

Jesus Cristo concedeu dons ministeriais para o serviço cristão. A cada um de nós, que fazemos parte do corpo de Cristo, Ele concedeu dons e talentos com o objetivo de edificação da igreja. Devemos trabalhar em harmonia, alinhados com nossos Apóstolos, para alcançarmos a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Deus aqui afirma que agora é hora de termos um estilo de vida totalmente novo, planejado por Ele, e essa vida deve trazer mudanças. Hoje lemos o capítulo 4 inteiro, neste capítulo o Apóstolo Paulo falou de forma bem prática, ele foi extremamente direto ao nos ensinar a maneira correta de vivermos como representantes de Cristo na terra. Antes, vivíamos na escuridão, mas hoje, Cristo nos resgatou. A luz de Cristo brilha em nós e Ele conta com a Sua igreja, para manifestar essa luz aos povos.

Fazemos parte do corpo de Cristo, por isso, a Palavra de Deus nos motiva a ficarmos firmes, procurarmos o que é bom, certo e verdadeiro. Devemos observar o que Deus faz, e fazer o mesmo! Devemos agir como filhos que aprendem com os pais. Sejamos imitadores de Deus, e isso, não conseguiremos sozinhos, somente pela graça, através de um relacionamento pessoal e íntimo com o Espírito Santo que habita em nós.

Você nasceu para cumprir um propósito, você é um agente influenciador fazendo a diferença nesta geração. Você será cada vez mais um líder de excelência, um conquistador, um pai ou uma mãe de multidões de filhos legítimos. Neste ano da Reforma veremos o sobrenatural e experimentaremos uma prosperidade e um crescimento sem igual, poderoso. É um Novo tempo de Deus na nossa vida.

Praticar: Líder, não faça compartilhar, mas ore por todos para que todos tenham uma experiência marcante com o Espírito Santo de Deus. Ore também pelas necessidades de cada um!

Faça o apelo aos visitantes, leve-os a Jesus!

Atenção: próximo domingo será a Santa Ceia, avisem todos e peçam e definam o quilo que cada um deve trazer para formação de cestas básicas para as famílias necessitadas.

Entreguem e recebam os 30 reais das pulseiras do congresso, pois o pagamento deverá ser feito até dia 08/09. Enviem os nomes das pessoas para definirmos quantos ônibus será necessário alugar.

Apóstolos Eliezer e Zenita!