Vivendo a perfeita vontade de Deus – Parte I

Efésios 5:15-20

A Palavra Bíblica de hoje nos ensina como viver em comunidade, e como deve ser nossos relacionamentos. O texto diz: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. (5.15-17).

O apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo, nos diz duas vezes para não agirmos como insensatos. Mas afinal, o que ele quer dizer com isso? Insensatez significa um procedimento de quem não reflete antes de agir. Isso quer dizer irreflexão, precipitação.

Deus está querendo nos ensinar através da Sua Palavra, a importância de prestarmos atenção na maneira como estamos vivendo. Ele nos diz: Reflitam sobre as coisas, sobre os acontecimentos. Pensem nas pessoas, não tomem nenhuma decisão sem antes refletir, estudar, pensar. Antes de qualquer coisa, devemos procurar compreender qual é a vontade do Senhor na nossa vida, naquela situação ou decisão a ser tomada.

Vejamos qual é a vontade do Senhor para nós, igreja de Cristo:

1. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher do Espírito Santo;

2. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. Não existe discipulado sem submissão;

3. Expressando gratidão por tudo ao Senhor. O ingrato reclama de tudo, o grato agradece.

Quando o Apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo ordena que não se embriaguem, ele proíbe o uso excessivo e imoderado de todo e qualquer tipo de bebida. O vinho em Israel era uma bebida presente em toda casa, era cultura, estava presente nos casamentos, festas e reuniões familiares, por isso muitos acabavam bebendo sem equilíbrio causando perdas, sofrimentos e manchando na vida de muitos a credibilidade. Aqui no brasil a cultura é beber cerveja, lá é o vinho, assim como o é em Portugal.

Então em meio a tudo isso o Apóstolo Paulo estabelece uma outra alegria, que não vem do excesso de álcool, mas que vem do próprio Espírito Santo de Deus, aliás, essa alegria é o próprio Espírito Santo, é o resultado de uma vida cheia da Sua presença. A alegria da bebida é momentânea e passageira, mas o da salvação, da unção e da presença do Espírito Santo em nós é eterna.

 O apóstolo Paulo nos apresenta os frutos de uma vida cheia do Espírito Santo de Deus, ele diz: … falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai, por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Estes são os resultados de uma vida cheia do Espírito. É uma alegria que é eterna, não passageira. Ter uma vida cheia do Espírito Santo de Deus é a vontade de Jesus Cristo para a igreja que somos nós. Quando a Palavra de Deus está sempre em meus lábios, quando eu falo sobre as coisas de Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, quando meu coração é sempre grato a Ele por tudo, eu estou demonstrando que minha vida pertence a Deus e que eu estou cheio do seu Espírito.

É interessante notar que a Palavra de Deus contrasta uma vida cheia do Espírito Santo com a embriaguez, porque? Assim como para ficar embriagado é preciso continuar bebendo, também para estarmos cheios e embriagados pelo Espírito Santo, será necessário buscá-lo continuamente. Não acontece apenas uma vez, mas é um processo diário que devemos cultivar.

Uma vida cheia do Espírito Santo requer um relacionamento diário com Deus e com nossos irmãos na fé que acontece nos cultos, congressos, Encontros, discipulado e nas células. A alegria da igreja não vem de qualquer outra coisa senão de Deus. A Bíblia aqui está nos orientando a não buscarmos a alegria na bebida ou em outro lugar qualquer, mas em Deus, deixando que Ele mesmo nos encha a cada dia com o seu Espírito.

Você deve estar se perguntando: Mas como eu posso buscar e beber do Espírito Santo? Em 1Coríntios 12:13 diz: A todos nós foi dado a beber de um só Espírito. Jesus Cristo disse em João 7:37-39: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito Santo.

Beber do Espírito significa cogitar das coisas do Espírito. E cogitar das coisas do Espírito significa dirigir nossa atenção aos ensinos da Palavra a respeito de Deus e de Seu filho Jesus. Se fizermos isso por bastante tempo, ficaremos embriagados com o Espírito Santo. De fato, ficaremos amigos do Espírito. Em vez de dependência química, desenvolveremos uma maravilhosa dependência do Espírito Santo, em vez de sermos influenciados pela bebida ou outra coisa qualquer, seremos influenciados pelo Espírito de Deus.

Busque na Palavra de Deus o alimento espiritual para sua vida. Beba do Espírito. Peça ao Pai Celeste em oração para que Ele derrame o Espírito Santo sobre sua vida de forma transbordante, pois esta é a vontade dEle para sua igreja. Jesus Cristo disse em Lucas 11:13 disse: Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai Celeste que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir! Amém! Continua…

 

Praticar: Líder, não faça compartilhar hoje, mas ore por todos para que todos tenham uma experiência marcante com o Espírito Santo de Deus. Ore também pelas necessidades de cada um conforme está no livro de oração! Ore pelas necessidades dos novos e faça apelo para os visitantes aceitarem a Jesus!

Atenção: Próxima sexta dia 09 as 19:30 e no sábado de manhã, as 9:00 horas, será a primeira parte do congresso para Apóstolos, pastores, doze de todas as gerações, principalmente quem está liderando Células.

No Sábado as 15:30 será o congresso para todos no estádio da Portuguesa. Haverá louvores, danças e a Palavra do Apóstolo Renê finalizando com o Fruto Fiel, neste devemos ir de camiseta amarela.

Os ônibus sairão da igreja as 14:00 horas, ir mais cedo possibilita sentarmos juntos para orarmos pelas nossas conquistas, por avivamento e milagres, o ambiente estará carregado do Poder de Deus!

Outra coisa importante: Quando obedecemos os comando do líder, prosperamos. Quando honramos nossos líderes com nossa presença, conquistamos territórios. Então se esforce, NÃO DEIXE NINGUEM DA TUA REDE E DA SUA CÉLULA PARA TRAZ, lutem, adquiram as pulseiras, o valor do investimento é pequeno para aquilo que vamos receber.

 

 

No amor de Cristo!

 

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

 

Imprimir