Obstáculos que impedem respostas na oração – Final

Hebreus 10:19-25; Atos 4:23-31

Nosso relacionamento com Deus é definido através da oração. Essa é uma arte da qual muito se fala e pouco se conhece. A melhor oração vem de uma poderosa necessidade interior. Quando as nossas vidas são serenas e plácidas, as nossas orações tendem a ser insípidas e indiferentes. Quando topamos uma crise, um momento de perigo, uma enfermidade grave, uma dura privação, as nossas orações se tornam fervorosas e vitais.

A flecha que há de entrar no céu tem de ser lançada de um arco bem curvo. Um senso de urgência, de debilidade, de necessidade consciente constitui a semente da qual nascem as melhores orações.  Uma das condições da oração vitoriosa é que precisamos nos aproximar de Deus com sincero coração. Isto significa que precisamos ser genuínos e sinceros perante o Senhor.

A oração deve ser simples, confiante e sem levantar dúvidas. Para ter verdadeiro poder na oração, não retenha nada. Renda-se a Cristo. Se entregue por inteiro a Ele e por Ele. Deixe tudo para seguir a Cristo que tudo deu por nós e para nós.

Deus parece dar especial valor à oração quando ela nos custa alguma coisa. A oração que não custa nada, que não envolve sacrifício, fé, devoção, propósito, perseverança, fervor, amor e renuncia, nada vale. Frequentemente o Novo Testamento relaciona a oração com o jejum. A abstinência de alimentos pode ser útil auxílio nos exercícios espirituais. Do lado humano, propicia clareza, concentração e discernimento, do ponto de vista divino, parece que o Senhor se inclina particularmente a responder à oração quando a colocamos antes de nós mesmos e a apresentamos como algo prioritário.

O Apóstolo Paulo declara em Efésios 6:18; “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda a perseverança e súplica por todos os Irmãos. Poderíamos classificar as orações em três níveis diferentes: Deus, nós e os outros.

1.     Deus como centro das nossas orações. Há orações que são dirigidas a Deus, visando Deus mesmo, o que Ele é, o que Ele faz e o que Ele nos tem feito. Outra coisa não buscamos, senão apresentar-lhe nossa gratidão, louvor e adoração. Dentro deste nível temos três tipos de oração:

1.1-      Ações de graça. A expressão do nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo que nos tem feito.

1.2-      Louvor. A oração de louvor é um passo além das ações de graça. São expressões de louvor a Deus pelo que ele faz. Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressá-los em palavras, numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu nome, que é digno de ser louvado.

1.3-  Adoração. Este é o tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é. É a entrada no Santo dos Santos para responder ao amor de Deus. Ali nada fala do homem, mas de Deus. É o reconhecimento do que Deus é. Ele é Deus, Ele é Santo e digno de toda Adoração. É a resposta do nosso amor ao amor divino.

2. Nós mesmos como o centro das nossas orações. Aqui vamos a Deus para apresentar necessidades pessoais, estamos indo a Deus por nós mesmos. Embora falando com Deus, o foco da atenção é a satisfação de nossas necessidades. Vamos a Deus em busca de uma resposta para alteração de alguma circunstância em nossa vida.

3. Outros como foco das nossas orações: Intercessão. Deus chamou o Corpo de Cristo para o ministério da intercessão por todos os homens. Deus está para fazer um grande derramamento de Seu Espírito nestes últimos dias, com grande demonstração de poder. A oração intercessória é o instrumento que o Espírito de Deus usará para trazer esse derramamento.

Somos chamados a interceder porque Deus nada faz na Terra sem a cooperação do homem. Deus revela Seus propósitos, e, Seus servos falam na Terra em linha com eles e se tornam instrumentos para gerar e dar à luz, pela intercessão, a cada um deles. Como filhos de Deus em Jesus Cristo, temos autoridade na Terra. Deus nos colocou nessa posição.

A oração de intercessão é aquela que é feita em lugar de outros. O tipo de oração que vamos a Deus para colocar-se entre Ele e outra pessoa, tomando o lugar daquela pessoa como se fora nosso lugar. Intercessão é também dar à luz no reino do espírito às promessas e propósitos de Deus. É uma oração para que a vontade de Deus seja feita, tanto na vida de alguém, como na nossa própria vida, como na igreja e na terra. É descobrir (na Palavra…) o que está no coração de Deus e orar para que isso se manifeste.

4. Um dos métodos de oração que usamos muito é a oração de concordância. Concordar em oração significa harmonia ou uma sinfonia. Sinfonia é quando todos os instrumentos tocam em harmonia.  Concordância envolve também a mente. Pensar a mesma coisa. Na mente se trava um campo de batalha e os pensamentos deverão ser controlados para que estejam em harmonia com Deus e a Sua Palavra. Significa orarmos juntos em concordância, buscando a mesma coisa.

Jesus disse que tudo o que em concordância pedirmos em oração, será concordado no Céu. Em Deuteronômio 32:30 mostra que há um poder na concordância.

5. Oração coletiva. Aqui fala do corpo de Cristo, a igreja, orando juntos no culto em perfeita unanimidade, com o Deus e a Sua Palavra. Esse tipo de oração tem um tremendo poder. Fala da igreja orando juntos pela a mesma causa, unanimes no mesmo propósito. Isso move o céu e a terra!!!

6. Aspectos importantes da oração bem-sucedida

1.      Ore a Deus Pai em nome do Senhor Jesus; É o Seu Nome que garante a resposta. João 16:23,24;

2.      Creia que Deus responde sua oração. A oração sem fé não produz resultados. Marcos 11:24;

      3.   Perdoe a todos que lhe ofendem. Toda falta de perdão impede a resposta de Deus. Mc. 11:25.

4.Dependa do Espírito Santo em sua vida de oração. Sem o auxílio dEle não se chega ao trono. Romanos 8:26,27

5Devemos orar uns pelos outros. Há uma lei de semeadura e ceifa no reino do espírito. Quando me envolvo com o corpo , intercedendo por ele, Deus levantará outros no corpo para intercederem por mim. O próprio Deus se move em meu favor. Efésios 6:18.

6. Edifique-se a si mesmo, orando no espírito. Buscar o batismo no Espírito Santo nos habilita a orar em outras línguas e a prática desta oração nos edifica e traz poder e unção. Judas 20; 1Cor.14:4.

Em I Timóteo 2:5,6 diz que Jesus Cristo é o único intermediário entre Deus e os homens, afinal Ele deu a vida por nós, nEle nossos pecados são perdoados e a porta de acesso ao céu se abre, quando oramos em nome de Jesus Cristo, os Céus se abrem, a terra se move e se estabelece uma conexão com o trono de Deus. Lá nossas orações são ouvidas e respondidas!

 

Compartilhar: Fale sobre o que você aprendeu ou se renovou hoje em você!

 

Amamos Você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir