A maior bênção de todas

Efésios 1:3-23

Gostaria de nos próximos dias estudarmos um pouco sobre Efésios, pois neste livro da bíblia encontraremos tesouros escondidos que vão nos abençoar poderosamente. Para começar, gostaria de falar do contexto desta carta. Éfeso era um ótimo exemplo do que Roma era capaz de fazer ao estabelecer a paz.

O comércio estava em alta, a seda que vinha da China, o trigo que vinha do Egito, e tudo o que era transportado para Roma passava pelo porto de Éfeso. O comércio e o turismo estavam em evidência e na época, a cidade tinha em torno de meio milhão de habitantes. Éfeso era a capital da província romana da Ásia e residência oficial do governador, lá havia o enorme templo da deusa Diana que era famoso e conhecido por toda a cidade.

Diana era considerada a deusa da fertilidade e era adorada por muitos. Mas toda essa fama tinha um preço: havia muita prostituição, orgias e os senhores enriqueciam à custa de trabalho escravo, o povo aterrorizado buscava proteção nas artes mágicas, usavam bebida, sexo, misticismo e até dinheiro como forma de escape.

E no meio de um mundo devastado pelo pecado, o apóstolo Paulo, preso em Roma, escreve a carta aos cristãos que viviam em Éfeso para mostrar a eles o que é ser igreja e como a igreja deveria proceder diante de um mundo como este.

A situação não mudou muito. Vivemos em um mundo devastado pelo pecado, pela ganância, mentira, violência, e nós como igreja, precisamos entender para quê fomos chamados, qual é a nossa identidade e como devemos proceder diante de um mundo como o nosso.

O pensamento estabelecido na base desta carta é a importância da unidade da igreja e de toda a criação sob o governo de Cristo ressuscitado. Deus colocou Jesus Cristo como o cabeça sobre todas as coisas, Ele recebeu todo poder e autoridade, e, Ele o deu a igreja, a qual é o seu corpo, a sua plenitude que enche em todas as coisas.

O Espírito Santo através do Apóstolo Paulo então, logo no primeiro capítulo vai nos falar sobre a maior bênção de todas: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.”

Do versículo 4 até o 14 Deus nos diz qual é a maior bênção de todas que nós podemos receber. Esta benção vai além de bens materiais, de recursos financeiros, ou de uma cura de enfermidade. Tudo isso é muito bom, são bênçãos que Deus nos concede em Cristo, é nosso direito quando somos fieis, mas aqui a Bíblia nos ensina que a maior e melhor bênção que alguém pode ter é a de Pertencer a Cristo!

“A bênção é esta: Deus nos escolheu antes da criação do mundo, na realidade, todas as pessoas foram escolhidas para salvação, depende de cada um crer ou não. Deus decidiu nos adotar em sua família e por meio de Jesus Cristo, Ele perdoou os nossos pecados. Deus pensou em tudo e providenciou tudo que precisamos, fomos incluídos nos planos dEle, fomos escolhidos conforme a sua vontade.

Tudo isso com um único propósito. Resplandecermos a luz de Cristo na terra, revelarmos o seu amor para com todas as pessoas, mostrarmos o caminho da salvação. Vivemos nossa fé em Jesus Cristo não apenas para o nosso bem-estar, mas principalmente ser e viver para o louvor da Sua glória. (Efésios 1.12).

O propósito final da nossa salvação é a glória de Deus através da nossa vida a fim de que muitos sejam salvos e o nome dEle glorificado. Quando o nome de Deus é glorificado, o mal é vencido, o bem prevalece e a nossa geografia é mudada com a vida de Deus.

Vivemos para Deus, existimos para Ele. Somente em Jesus o Cristo, descobrimos quem somos e por que vivemos. Somos filhos e herdeiros de Deus, temos o DNA de Cristo e vivemos para a glória do Senhor, para a alegria de Deus, pertencemos a Ele, pois Ele nos criou e nos escolheu para sermos dEle! Essa é a maior bênção que podemos desfrutar: A bênção de pertencer a Deus, de sermos seus filhos e herdeiros em tudo!

O Apóstolo Paulo então afirma que a oração dele é para que a igreja cresça no pleno conhecimento de Cristo, que é o cabeça da Igreja. Existimos para a glória dEle, por isso precisamos buscar conhecê-lo mais e mais dia após dia.

Aqui a Palavra de Deus nos ensina que Cristo está no comando de tudo e tem a palavra final a respeito de tudo. Cristo governa a Igreja. “Jesus Cristo é o centro da igreja, se o mundo focar a igreja, conhecerá Jesus Cristo como Senhor e Salvador. A igreja é o corpo de Cristo. Por esse corpo Ele fala, age e preenche tudo com Sua presença. (Efésios 1.22-23).

Nós, como igreja, o corpo de Cristo, vivemos para a glória dEle e não vivemos para nós mesmos. Pertencemos a alguém infinitamente maior do que nós e devemos à Ele honra, glória, louvor e adoração. Precisamos a cada dia conhecê-lo melhor para sabermos qual é sua vontade e seus planos em relação a nossa vida aqui na terra e na eternidade.

Compartilhar: O que esta palavra ministrou em seu coração e qual parte você gostaria de destacar?

 

Atenção: Px domingo o culto será às 9:30 da manhã, será culto dos pais, convide os pais de todos!

 

 

 

 

 

 

 

Amamos você!

 

 

 

 

 

 

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir