Obstáculos que impedem respostas na oração – Parte II

I Timóteo 2:1-6

Um dos primeiros assuntos com os quais deparamos na nossa vida cristã é a oração. Através dela podemos nos comunicar com Deus, é pela oração que se começa o caminhar na vida cristã. Sabemos que não há dificuldades em Deus. Suas promessas são fiéis e verdadeiras.

Acontece que o desconhecimento dos princípios que rege a vida de oração, pode estar na causa do fracasso e das orações não respondidas. A solução, portanto, é descobrir esses princípios e orar de acordo com eles, para que a vitória se transforme na experiência do dia a dia.

O propósito de Deus é ouvir todas as orações. “Jesus disse em João 11:42: Graças te dou oh Pai, porque sempre me ouves. Mas há obstáculos, problemas, inimigos que se infiltram na vida de oração e impedem a manifestação do poder de Deus. Veremos alguns deles.

1. Relacionamentos errados na família (I Pe.3:1,7). O não cumprimento dos deveres dos cônjuges um para com o outro, impedem a resposta da oração. A vida conjugal deve ser posta diante de Deus. As orações não estão sendo respondidas? Podem haver falhas no relacionamento, é preciso verificar e ajustar, pois não podemos ter impedimentos na nossa vida de oração, pois isso nos deixará vulneráveis e fracos diante do inimigo.

2Espírito não perdoador. Em Marcos 11:25,26 Jesus disse: E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai ce­lestial não vos perdoará as vossas ofensas.

Nossas orações são ouvidas na base de que nossos pecados estão perdoados; mas Deus não pode tratar conosco sobre tal base de perdão, enquanto guardamos o mal, o espírito de animosidade ou de vingança contra aqueles que nos ofenderam. Qualquer que guarda espírito de rancor ou mágoa contra alguém, fecha os ouvidos de Deus para sua própria petição.

Se você não perdoar quem lhe ofendeu, melhor nem conti­nuar orando. Se você estiver magoado com alguém não adianta orar. Se você orou estando magoado com alguém ou sabendo que alguém está magoado com você e não faz nada, sua oração não chegou até Deus. Há um obstáculo, um bloqueio criado pelo ressentimen­to e só o perdão liberado desbloqueia e abre os céus sobre nós.

Sabe por que Deus age assim? Porque, ao perdoar, você reco­nhece a dor do outro e que não tem direito de cobrar nada de ninguém, na realidade somos devedores do amor. Se reconhecermos que não somos melhor do que ninguém, que falhamos e pecamos também, e declararmos que precisamos do perdão e do amor de Deus!". Então, Ele dirá a cada um de nós: "Agora Eu abençoo você!".

Se há magoa em seu coração, ponha a mão sobre ele onde você estiver agora e diga: "Em nome de Jesus, eu rejeito todo espírito de vingança, todo espírito de justiça própria, todo espírito ma­ligno de ressentimento, de amargura, de mágoa contra quem quer que seja. Em nome de Jesus, eu te expulso, saia da minha vida, solte a minha mente. Eu sou livre para servir a Deus com o coração puro".

Há pessoas com mágoas profundas do pai, da mãe, do irmão, do cônjuge, do líder, do discípulo, etc. Há também pes­soas magoadas até com Deus, decepcionadas com o Senhor e isso paraliza, nos afasta e gerá um grande antagonismo em relação as coisas de Deus. O que será de nós sem Deus?

Deus é perfeito, Ele é Santo, Reto, benigno, perdoador e tardio em irar-se. Ele não erra nunca, Ele sabe tudo sobre nós e deseja o nosso bem, somos nós que falhamos na direção dEle. Nosso coração é livre para julgarmos a nós mesmos e tomarmos decisões de arrependimento e mudança. Somos lívres  também para perdoar e recomeçar avançando para as coisas excelentes de Deus que estão diantes de nós, somos capazes de fazê-lo, você quer?.

3- Contenda. Em Tiago 3:16 diz: Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A contenda é simplesmente agir movido pela falta de perdão, orgulho, inveja e egoísmo, tudo isso gera competição que compromete o propósito de Deus na nossa vida.

A Bíblia declara que por causa de contendas Satanás pode tornar cristãos prisioneiros de sua vontade.

A ausência de contendas é a chave para afastar a confusão e o mal. Dê a Deus a oportunidade de criar um sistema de harmonia em volta de você, e sua vida de oração começara a funcionar poderosamente.

4 Motivação errada. Em Tiago 4:3 declara: Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjares em vossos prazeres.

Um sério obstáculo à oração é pedir a Deus coisas que realmente não necessitamos, com o propósito de satisfazer desejos egoístas. Orar com uma motivação egoísta. Em I Coríntios 10:31 diz: “Quer comais, quer bebais, fazei tudo para a glória de Deus. Podemos orar por coisas em linha com a vontade de Deus, mas se o motivo for errado, não haverá resposta.

O propósito primeiro da oração deve ser a busca pela vontade de Deus em nossa vida, de como podemos servi-lo. A partir deste princípio, a resposta às nossas necessidades será natural, será resultado.  Tudo que fizermos deve ser para glorificar o nome de Deus. Precisamos colocar o reino de Deus e Sua justiça em primeiro lugar na nossa vida, sempre.

A Bíblia diz em 2 Crônicas 16.9, que os olhos do Senhor passam por toda a Terra procurando pessoas cujo o coração seja inteiramente dEle. Quando Deus encontra uma pessoas de coração sincero e puro diante dEle, não há limites ao que Ele, o Todo Poderoso, possa fazer.

Peça ao Senhor Jesus que purifique seu coração, que Ele en­contre em você um coração puro, sincero, com motivações santas diante dEle, que Ele livre você de toda motivação errada de todos estes obstáculos falado hoje aqui, que Ele tire esses obstáculos que bloqueia seu canal de comunhão com Ele. Lembre-se, Deus te criou para cumprir um propósito eterno nesta terra e na eternidade após a morte. Tudo começa nEle e tudo termina nEle, Ele é a resposta que nós  buscamos, nós precisamos de Deus na nossa vida!

Compartilhar: O que você aprendeu hoje de importante? Cite um obstáculo que mais te chamou atenção e diga que atitude deve­mos tomar diante dele.

 

Atenção: 1º). Próximo Sábado será evangelismo e culto de jovens em Itaim, fale com a Pastora Vanessa e participe. 2ª). Próximo sábado será as 12 horas de oração, a escala permanece a mesma. 3ª). Próximo domingo será o culto do amigo, traga alguém

 

Amamos você!

 

Apostólos Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir