O caminho da resposta de Deus pra nós – Final

Marcos 5.21-43

Estamos neste texto a três semanas compartilhando com você sobre o ca­minho que nos leva a ver a concretização dos sonhos e projetos e também do caminho para vencermos desafios que no dia a dia surgem diante de nós. Deus quer realizar e completar uma boa obra em nós, para isso acontecer, precisamos entender que na vida existem fatos que se contrapõem a verdade. O fato é o que podemos perce­ber com os nossos sentidos, a verdade é o que Deus diz.

Esse personagem bíblico chamado Jairo é um exemplo de alguém que teve que ignorar muitos fatos e ficar exclusivamente com a Palavra de Jesus para, então, receber o seu milagre. Eu quero compartilhar com vocês os sete obstáculos que ele enfrentou para poder che­gar ao fim e contemplar o que ele buscava, a manifestação da cura como promes­sa de Deus.

1. Ignore a tradição. Pessoas da posição de Jairo jamais se ajoelhariam di­ante de alguém. Um chefe da sinagoga se curvaria apenas diante de Deus, aqui ele reconheceu que Jesus Cristo era o messias.

2. Ignore a posição. A Palavra do Senhor diz que Jairo era um dos principais da sinagoga. Ele, portanto, tinha algo a perder, mas ele ignorou sua posição e buscou resposta para o seu problema, Jesus é a resposta sempre e não podemos permitir que nada se coloque entre nós, Ele é o Senhor.

3. Ignore a multidão. A situação da filha de Jairo era realmente grave e cada segun­do era precioso. Jairo tem pouco tempo, mas antes ele teria que enfrentar aquela multidão. A multi­dão era um obstáculo ao redro, mas ele não desitiu e se esforçou para ficar perto e junto de Jesus.

4. Ignore a impaciência. Quando menos se espera surge um outro obstáculo. Uma mulher com hemorrágia surge no meio do cami­nho e toca em Jesus e recebe cura. Eu quase consigo ver Jairo angustiado, pensando, meu Deus, será que Jesus não poderia ter esperado pra ela contar seu milagre depois? Mas Jairo não falou nada, apenas confiou e pascientemente esperou Jesus terminar com aquela mulher. Em nenhum momento ele tentou interromper, ele soube vencer a impaciência.

5. Ignore os fatos. Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que incomodar mais o Mestre? (Mc 5.35)

Àquela altura chega alguém dizendo que a menina já havia morrido. Imagine a situação daquele homem, a sua angústia naquele momento. Certamente, Jairo deve ter desfalecido com a notícia. Mas Jesus preocupou-se com a fé de Jairo e procurou protegê-la, do mesmo modo como Ele protege a nossa fé.

Tudo agora parecia sem esperança, pois não havia perspectiva do ponto de vista humano. Todavia, Jesus é quem tem a palavra final e Ele diz: "Não temas, crê somente!". Este é o teste da fé, está na hora de aprendermos a ignorar os fatos contrários e crermos naquilo que Deus diz através da Sua Palavra.

Somos discípulos com uma pequena fé em um grande e Poderoso Deus!". A principal questão não é o tamanho da nossa fé, a questão é o tamanho de Deus. Jesus disse que, se tivermos uma fé do tamanho do grão de mostarda,  diremos a este monte, lança-te ao mar, e acontecerá o que falamos.

Todos diziam que a menina estava morta, mas Jesus disse que ela apenas dormia. As pessoas preferem crer no que os sentidos percebem em vez de crer na Palavra de Deus. Se ficamos com a Palavra de Jesus, além da salvação, receberemos e viveremos respostas às nossas necessidades.

Jairo podia ter ficado amargurado e ter largado o Senhor pelo caminho. Mas preste atenção! O final da historia é só quando a história acaba, e é Jesus que acaba a história, Ele é o principio e o fim. Se a situação está difícil, é porque a história ainda não acabou, ela só acaba quando Jesus entra. O Senhor está no con­trole e fará em sua vida quando você menos esperar. Ele é Deus de grandes emoções.

Jesus mostrou a Jairo que, se quisesse receber o milagre, ele precisaria ignorar as circunstâncias e crer no poder de Deus. Mesmo que a doença já tenha virado óbito, ou o problema agudo se tornado crónico, ou a ameaça tenha se concretizado; nós perseveramos em crer no poder de Deus, que traz vida em meio à morte.

No verso 36  diz que o Senhor não acudiu aquelas palavras, ou seja, Ele as ignorou. Nós tam­bém temos que ignorar certas coisas para vencer. Jesus lhe disse: "Ignore o fato, crê somente. A história não aca­bou. Eu não cheguei na sua casa ainda. Eu não orei com a sua filha. A história não acabou!".

Jairo podia ter dito ao Senhor: "Muito obrigado, mestre. Desculpe ter incomodado, eu vou embora, vou lá  chorar, lamentar e enterrar a minha filha!". Ele podia fazer isso, nada de errado, mas o Senhor o fortaleceu e o incentivou a ignorar os fatos. Eu sei que isso parece loucura, mas o fato é apenas uma questão de interpretação, creia, a verdade é o que contaremos depois que Deus intervir em nossa história.

6. Ignore as emoções. E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoro­ço e os que choravam muito e pranteavam. (Mc 5.38). O sexto obstáculo que temos que vencer é a emoção. Há horas em nossa vida em que teremos que escolher entre crer ou sentir. Sentir é muito bom, principalmente arrepios e unção. É muito bom sorrir, chorar de alegria, o choro também alivia, é muito bom sentir a ebulição das emoções, mas haverá horas em nossa vida em que não sentiremos nada, apenas precisaremos crer na verdade contida na Palavra de Deus.

É um ato exclusivo da fé. Esse é um teste no mundo espiritual. É o momento em que o mundo espiritual pára para ver nossa decisão em crer ou não crer. Ao chegar em sua casa, Jairo encontra um ambiente de triste­za e desespero no ar. O que fazer? É preciso guardar o próprio coração, ignorando o ambiente ao nosso redor, para não termos as nossas emoções contaminadas.

Na hora do teste, ignore as emoções e fique com a Palavra de Deus. Mesmo que pareça absurdo, mesmo que pareça loucura, fique do lado da verdade da Palavra de Deus e ignore as emo­ções. Todos nós temos de enfrentar a batalha das emoções em algum momento. Nunca permita que as emoções destruam a sua fé. Lembre-se que é a fé, não nossas emoções, que fará o milagre acontecer.

7. Ignore o ridículo. E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina e os que com ele estavam e entrou onde a menina estava deitada. (Mc 5.39,40)

O texto, então, nos mostra que as pessoas riram de Jesus. E o momento do ridículo. É o ridículo de alguém que espera em Deus, de alguém que confessa crer na promessa de Deus. Nós temos medo do ridículo, mas Jesus honra aqueles que permanecem com Ele na vergonha da cruz.

Para vermos o Senhor Jesus mudando a nossa história, teremos que vencer os obstáculos no meio do cami­nho e avançarmos de mãos dadas com o Senhor, honrando-o, pois Ele é Fiel e Poderoso para cumprir a Sua Palavra na vida daqueles que creem. Mesmo sem sentir nada, eu creio!

Compartilhar: comente: Hoje o brasil passa por crise, isso é fato, mas a Palavra de Deus diz que se formos fieis, Ele repreenderá o devorador e abrirá as janelas do céu com bençãos sem medida na nossa vida. Jesus disse em mateus 6:33 que se colocarmos o reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar nas nossas vidas, nossas necessidades diárias serão supridas por Deus! Ou comente a palavra.

Atenção: Sábado as 19:30 será o culto da rede de casais e domimgo nossa Festa de Pentecostes. Em Pentecostes os ceus estão abertos, é uma ótima oportunidade de semearmos nossas primícias!

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir