O caminho da resposta de Deus pra nós – Parte II

Marcos 5.21-43

Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo e esta vitória vem pela nossa fé. Qual a minha garantia de vitória sobre os desafios do mundo? A minha fé! A incredulidade nos paralisa, nos cega e nos faz insensíveis. Por outro lado, à fé move a mão de Deus em nosso favor, A fé nos desata nos fazendo frutíferos e seguros na caminhada.

Neste texto que lemos, nos mostra o ca­minho que nos leva a concretização do que o Senhor Deus quer realizar em nossas vidas. Vimos na ministração anterior que na vida existem fatos e também a verdade. O fato é o que podemos perce­ber com os nossos sentidos, a verdade é o que Deus diz.

Não importam os fatos que estão diantes de nós, o que de fato importa é a verdade. A fé não nega os fatos, apenas se apega à verdade. A fé tem o poder de transformar os fatos pela verdade da Palavra de Deus. Jairo é um exemplo de alguém que teve que ignorar muitos fatos e ficar exclusivamente com a Palavra de Jesus para, então, receber o seu milagre. Eu quero compartilhar com você sete obstáculos que ele enfrentou e teve que ignorar para poder che­gar ao fim e contemplar o que ele buscava, a verdade da promes­sa de Deus.

1. Ignore a tradição.

E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés. (Mc 5.22). O texto diz que Jairo era um dos chefes da sinagoga, ou seja, Jairo tinha uma posição a defender. Posição, às vezes, é um gran­de obstáculo, algo que tentará nos impedir de alcançarmos a bênção de Deus. Normalmente aquele que não tem posição nenhu­ma pra defender, facilmente se humilha para receber. Mas essa não era a situação de Jairo, ele venceu a tradição quando buscou em Jesus a solução dos seus problemas, ele creu no messias, ele o adorou!

2. Ignore a posição.

A Palavra do Senhor diz que Jairo era um dos principais da sinagoga. Ele, portanto, tinha algo a perder. Naqueles dias, aquele que confessasse Je­sus poderia ser expulso da sinagoga, mas ele ignorou sua posição de principal da sinagoga e rompeu na direção da verdade.

Os obstáculos nos ajuda e nos prepara para vencer, Deus só libera a resposta esperada quando estamos prontos para sustenta-la. Embora pareça demorada, Deus está no controle e se permanecermos segurando a Sua Mão, a resposta se manifestará e se estivermos preparados e maduros para receber, a vitória virá e permanecerá.

3. Ignore a multidão. E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. (Mc 5.24)

A situação da filha de Jairo era realmente grave e cada segun­do era precioso. Jairo tem pouco tempo, algo tem que aconte­cer. Mas antes ele teria que enfrentar aquela multidão. A multi­dão é um obstáculo.

Muitas pessoas querem milagres isolados, muitas pessoas querem que Deus faça algo escondido. Não querem ir a uma reunião da Igreja, não querem se expor no meio da multidão. Mas às vezes é exatamente isso que Deus quer que façamos. É num ambiente como este que Deus quer liberar a resposta que tanto esperamos. Há pessoas que querem fugir, não querem se expor, não querem aparecer, querem o milagre mas não que­rem se expor. Jairo não fez isso, ele encarou a multidão.

4. Seja pasciente e ignore a impaciência.

Quando menos se espera surge um outro obstáculo. A Bíblia diz que apareceu uma mulher hemorrágica no meio do cami­nho de Jesus até a casa de Jairo (Mc 5.25-34). Justamente quan­do a multidão os comprimia aconteceu mais um milagre, aque­la mulher fora curada de uma hemorragia. Jairo está precisando do milagre, sua filha está morrendo, mas agora aparece alguém na frente. Não é difícil imaginar a agonia de Jairo.

No meio da multidão o Senhor fala: “Alguém me tocou!”. Dá para imaginar a reação de Jairo: “Senhor, é claro que alguém O tocou, olha a multidão que está aqui.”. E o Senhor explica: “Alguém me tocou de um modo diferente, eu senti que saiu poder e virtude de mim." E a mulher, vendo que não podia se ocultar, se revelou: "Fui eu, aconteceu comigo!”.

Eu imagino o desespero de Jairo. Jesus pára e um longo tes­temunho é liberado pela mulher curada. A Bíblia diz que ela lhe declarou toda a verdade (v. 33). Imagine se aquela mulher fosse como algumas irmãos que, ao dar o testemunho, contam tudo nos mínimos detalhes. Eu quase consigo ver Jairo angustiado, pensando: “Esta mulher poderia falar do milagre amanhã, mi­nha filha pode morrer agora mesmo. Por que o Senhor não trata dela depois? Por que o Senhor parou?”.

Mas Jairo não fez nada disso. Em nenhum momento ele tentou interromper o milagre dos outros. Certamente, aos seus olhos, a sua necessidade era primordial, mas ele soube vencer a impaciência.

Muitas vezes nós nos exasperamos porque o Senhor parece demorar-se para atender-nos. E nesse momento que muitos desistem, mas, apesar de toda a sua aflição, Jairo superou sua exasperação. Na verdade, observar como aquela mulher fora curada deve ter alimentado a fé de Jairo. Se Jesus curou a mu­lher sem nem orar por ela, muito mais sua filha será curada quando Jesus impor Suas mãos sobre ela. O seu milagre certa­mente seria o próximo.

Às vezes ficamos questionando: “Por que Deus não faz na hora, por que demora tanto?”. Para nós, parece que o Senhor demora tanto para agir, parece que o Senhor está andando deva­gar e queremos que Ele se apresse. Mas não sejamos afoitos. A impaciência é um obstáculo. A impaciência lhe afasta da comu­nhão com o Senhor. Apenas descanse o seu coração nas mãos dEle e saiba: Deus te conhece, Ele sabe do que você precisa, daquilo que te angustia, Ele está no controle de tudo.

Às vezes Deus permite que você veja outras pessoas receben­do a bênção antes de você, mas não interprete isso como se Deus fizesse acepção de pessoas, é só a maneira que Deus usa para fortalecer a sua fé. Quando Deus faz na vida de outros, para nós parece que foi primeiro e antes de nós, mas era a hora daquela pessoa receber, ela estava pronta para viver aquela resposta. Por outro lado, através disso Deus quer nos mostrar que fará em nossa vida também!

Mas muitos de nós temos outra postura: "Eu não entendo, por que Deus fez nele e não fez em mim! Jairo poderia dizer: O meu caso é muito mais grave do que o dessa mulher, a minha filha está morrendo. Por que Ele curou a ela e não curou a minha filha? Por que fez para ela e ainda não fez pra mim?".

Ao encontrar alguém que recebeu a resposta, o sonho, o projeto e o milagre antes de você, proclame que essa é a prova que o seu milagre também está chegando, o próximo será você. Ele recebeu e essa é a prova de que Deus está vivo e está operando, nada é mpossível para Deus. Hoje é dia de resposta de Deus pra você, pois a cada dia ele acrescenta coisas novas em nossa vida e em momentos específicos, ele opera a resposta tão esperada por cada um de Nós!  Continua…

Compartilhar: Fale sobre a resposta que você busca e tanto espera e vamos no final orar para que Deus opere o milagre ou a resposta que você precisa!

(Para o Líder) Querido (a), quando você estiver orando pelas necessidades de outras pessoas, Deus responderá as suas também e te restituirá! Jó 42:10)

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

 

Imprimir