A Família como projeto de Deus

Salmo 127

A palavra casa neste texto tem um significado de uma Família. Família é um lugar de comunhão, composto de vários membros ligados por um relacionamento entre pais e filhos, marido e esposa. A presença de Deus, como construtor no seio da família, é de real importância, porque não há uma felicidade duradoura sem uma ação constante de Deus, o Criador da vida e Autor e consumador da família.

A prioridade absoluta é que a família" possa no tempo, manter o amor, a unidade, a fé, fidelidade, a cumplicidade e a prosperidade. As condições econômicas ou a capacidade humana para gerar e manter tudo isso não é suficiente, é necessário ter e aplicar os ensinamentos dos princípios fundamentais de Deus e Sua presença.

Deus sempre visa alcançar toda a família, pode parecer impossível, porém esta é a vontade dEle, ir além de nós para que na caminhada a família, amigos e desconhecidos sejam alcançados com a benção da salvação.  Ele não se limita no individual, Ele quer ir além alcançando a família e a sociedade.

Às vezes alguém quer que Deus opere em sua vida, sem que esta mesma operação seja extensiva à sua casa e sociedade, Deus quer abençoar-nos individualmente, mas muito mais coletivamente, pois se a benção da salvação que envolve cura, libertação, restauração, vida em abundância, prosperidade e vida eterna parar em mim, tudo perde o sentido e o sacrifício de Cristo se limita e o seu amor se esvai.

Vivemos em um mundo onde o matrimonio não é considerado mais como instituição divina, as pessoas no mundo veem a família apenas como instituição social, com propósitos e finalidades egoístas e sem sérios compromissos, podendo ter vida dupla e sem compromisso com a educação, princípios, caráter, fé, fidelidade, submissão, cobertura e sacerdócio.

As pessoas não sabem ou estão esquecendo das profundas feridas que poderão abrir. Caso estas pessoas não tenham a oportunidade de cura espiritual e emocional, estas feridas permanecerão abertas até o fim, sem falar da influência espiritual equivocada que afastarão estas vidas do verdadeiro Deus.

A família faz parte do plano de Deus para o homem. Deus formou a família no jardim do Éden e fez com que o primeiro casal tivesse alegria, e mais, o privilégio de gerar e criar filhos saudáveis. O profeta Malaquias em 2:15, reafirma um dos propósitos de Deus na família: a procriação e formação de filhos honestos, retos que temem e obedecem ao Senhor. Através do Antigo Testamento e de modo especial em Deuteronômio, Deus orienta seu povo a respeito de como os pais devem educar, instruir e guiar os seus filhos.

A família é uma das boas dádivas de Deus. A vida familiar pode e deve ser como um paraíso na terra, como um pedacinho do Céu. Deus criou a família assim. É possível! O segredo do sucesso é simples: obedecer a Deus e seguir as suas instruções.

O Salmos 119:105 diz: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho".  A Palavra de Deus deve ser aplicada na convivência e formação da família. A família deve viver diariamente momentos de comunhão, fé, amor, carinho, cumplicidade, comunicação e orientação, proporcionando aos seus membros direção, proteção, suporte, maturidade e formação do caráter correto.

1. Deve haver a formação espiritual correta e isso envolve conhecer a Palavra de Deus. É necessário conhecer a verdade por meio de Jesus Cristo, ir e estar integrado na igreja, ter comunhão com Deus através do Espírito Santo e Sua Palavra e ter comunhão com os irmãos. Se Deus não edificar a casa e não protegê-la, trabalharemos em vão, pois todo esforço não será suficiente para termos uma família curada, edificada na fé, segura e prospera na terra.

A informação bíblica é muito importante na vida dos pais, pois os valores espirituais e morais são passados aos filhos pelos pais, e estes lhes servem para o desenvolvimento da vida, são valores eternos que moldarão o caráter e a identidade do indivíduo. Lembre-se, a educação e formação da maturidade em todos os âmbitos começam em casa.

Os ensinos sobre a fé e a prática de oração diária são momentos importantíssimos dentro de casa. Para o nosso bem, Deus precisa ser exaltado e o nome de Jesus Cristo proclamado como Senhor e Salvador dentro de casa. Cânticos de louvor dentro de casa enriquece a todos e unge o ambiente, deixa-o leve e limpa a atmosfera acima de nós.

2. Deve haver formação emocional correta. Isso só será possível através de três coisas.

  • Dialogo. É essencial conversarmos sobre os ideais, sobre os sonhos, projetos, anseios, expectativas, medos, tristezas, fraquezas, fé, vitórias e alegrias, etc. As experiências do dia a dia, vida escolar, ministerial, profissional, sobre o que se vê e o que se ouve, tem no lar o melhor ambiente para serem analisados, sempre com muito temor a Deus.
  • Troca de experiências: Não só os filhos devem aprender com os pais, mas também os pais com os filhos as experiências vividas no dia a dia e na atualidade moderna, assim como nas coisas espirituais, liderança na igreja e profissional, também com a tecnologia e novidades e acontecimentos atuais, selecionando-os, e aplicando-os para o bem-estar de todos.
  • Ter momentos de lazer e recordações: A família precisa se alegrar juntos nos momentos de lazer, passeios e recordações, de boas passagens familiares que não podem ser esquecidas, conservando assim a sua própria história.

3. Formação física correta: Isso se dá através da convivência, dos bons exemplos no desenvolvimento da saúde do corpo através da alimentação correta e da disciplina nos horários de dormir e levantar, e exercícios físicos. A saúde e formação física saudável dos filhos e pais se dá também pelo investimento feito na proteção da alma, precisamos proteger a alma dos nossos cônjuges, filhos e pais, palavras ferem e atitudes de desonra, falta de respeito e depreciação destroem a identidade emocional e espiritual estabelecida por Deus para cada um de nós.

Sabemos que muitas são as barreiras encontradas na vida familiar: O corre-corre do dia a dia, a falta de tempo ou a dificuldade em administra-lo, o salário baixo ou a má administração financeira, a desvalorização da convivência familiar, a perda dos conceitos divinos, o egoísmo, o mau uso da televisão, da internet, do celular e outros meios de interferências modernas no convívio familiar.

Tudo isso tem sido armadilhas e obstáculos para que a família viva os benefícios da comunhão, da fé, do amor incondicional, da formação e aconchego do lar e da preparação do indivíduo, para reprodução e para convivência correta na sociedade e no reino de Deus.

Mas, com tudo isto acontecendo no mundo moderno, nós cristãos somos chamados por Deus a fazer do nosso lar, um pedacinho do Céu, um lugar de Reforma, um lugar de cura, de alegria, transparência, de comunicação, de convivência saudável e de um lugar onde o Espírito Santo tenha a primazia em nossas vidas, e em todos os membros da família. Trabalhemos pela felicidade e formação um do outro, harmoniosamente, agradando a Deus e vivendo melhor. É possível e vale a pena! Eu quero, eu posso, eu decido!

 

Compartilhar: Apenas fale o que esta palavra falou forte em você!

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir