O caminho da resposta de Deus pra nós – Parte I

Marcos 5.21-43

Neste texto, gostaria de compartilhar com você sobre o ca­minho que nos leva a ver a concretização, do que o Senhor Deus quer realizar em nossas vidas. Nesse caminho precisamos entender que na vida existem fatos e existe a verdade. O fato é o que podemos perce­ber com os nossos sentidos, a verdade é o que Deus diz.

Não importam os fatos, importa a verdade. Por exemplo, é fato que certas doenças são incuráveis, todavia a verdade é que Deus pode todas as coisas. Também é fato que vivemos no meio de uma crise económica, mas a verdade é que, para Jesus, o multiplicador de pães, não há crise. Todos nós desejamos permanecer na verdade e ignorar os fa­tos, mas os obstáculos são muitos. Todavia, a fé não nega os fatos, apenas os transforma pela verdade da Palavra de Deus.

Os fatos não são a verdade, são apenas o que está acontecendo, e o que está acontecendo cada um interpreta à sua maneira. Mas, quanto à verdade, não cabe interpretação, a verdade é o que é. A Bíblia diz que o Senhor Jesus é a verdade e é a verdade que liberta. Não é questão de interpretar, nem é questão de opi­nião. A verdade não é o que você vê ou ouve, não é o que você sente ou toca, a verdade é a Palavra de Deus. Eu quero a verdade da Palavra de Deus e, embora saiba que os fatos existam, não quero viver em função dos fatos, mas sim da verdade.

A fé não nega os fatos, apenas se apega à verdade. A fé tem o poder de transformar os fatos pela verdade da Palavra de Deus. Jairo é um exemplo de alguém que teve que ignorar muitos fatos e ficar exclusivamente com a Palavra de Jesus para, então, receber o seu milagre. Eu quero compartilhar com você sete obstáculos que ele enfrentou e teve que ignorar para poder che­gar ao fim e contemplar o que ele buscava, a verdade da promes­sa de Deus.

1. Ignore a tradição

E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés. (Mc 5.22). O texto diz que Jairo era um dos chefes da sinagoga, ou seja, Jairo tinha uma posição a defender. Posição, às vezes, é um gran­de obstáculo, algo que tentará impedir você de alcançar a bênção de Deus. Normalmente aquele que não tem posição nenhu­ma pra defender, facilmente se humilha para receber. Mas essa não era a situação de Jairo.

A Bíblia diz que, sendo um dos principais da sinagoga, ou seja, sendo chefe, ele tinha muito o que perder. Por exemplo: status, salário e o respeito da comunidade. Tudo porque ele era o chefe, alguém importante, um dos principais da sinagoga. Jairo tinha uma posição, algo a defender, mas também tinha uma necessidade.

Às vezes, Deus permite necessidades na vida de pessoas. Se tem havi­do pressão, ela tem que ser suficientemente forte para que alguem abra mão da opinião das pessoas e da posição que ela tem. Todavia, Deus permite as pressões com o propósito de revelar o seu amor e salvar pessoas.

Quantas vezes sentimos o fluir de Deus, mas não lhe damos liberdade por­que derrepente temos uma posição? O que pensarão de nós? O que dirão de mim e de você? Não podemos deixar que a opinião dos outros a nosso respeito nos impeça de recebermos a bênção da vida, da cura, da libertação, da salvação, da restauração, da paz e prosperidade que Deus tem para cada um nós.

O texto segue dizendo que Jairo veio e prostrou-se aos pés de Jesus (Mc 5.22). Isso era um problema na tradição judaica. Jairo era uma pessoa importante e prostrar-se diante de um homem era a atitude própria para escravos, eles é que se curvavam diante de outros. Pessoas da posição de Jairo jamais se ajoelhariam di­ante de alguém. Um chefe da sinagoga se curvaria apenas diante de Deus.

E foi justamente o que Jairo fez: ele adorou a Jesus, como está registrado em Mateus 9.18. Muitas pessoas buscam coisas de Deus, mas aqueles que O adoram descobriram a chave do Seu coração. Jairo adorou a Jesus, reconhecendo-O como Deus.

2. Ignore a posição

A Palavra do Senhor diz que Jairo era um dos principais da sinagoga. Ele, portanto, tinha algo a perder. Naqueles dias, aquele que confessasse Je­sus poderia ser expulso da sinagoga. Depois que Jesus curou um cego de nascença, as escrituras dizem que seus pais estavam com medo das autoridades; pois estes já haviam avisado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, seria expulso da sinagoga (Jo 9.22).

Outros líderes judeus também procuraram a Jesus, mas o fizeram às ocultas, como Nicodemos que O procurou à noite, ou José de Arimatéia que o seguia escondido. Todos eles temi­am perder suas posições entre os judeus.

Para outros, perder a posição seria perder apenas o status; mas, para Jairo, significava perder salário, carreira e até o respeito da sociedade. Jairo estava disposto a abrir mão de tudo isso. Jairo abriu mão da sua posição, se prostrou e adorou ao Senhor. Ele não se importou com nada.

Para recebermos de Deus, também precisamos abrir mão de nossa imagem, que tanto procuramos preservar. Como nós nos preocupa­mos com o que os outros vão pensar, com o que vão dizer! Se realmente queremos algo de Deus, não meçamos esforços; ignoremos quem está por perto, sejamos ousados para falarmos da nossa fé, para dizermos que somos cristãos e que temos orgulho santo, que nos sentimos honrados por sermos seguidores de Cristo, que de fato Jesus o Cristo é o nosso Senhor e Salvador.

Mais adiante, o verso 24 diz que uma grande multidão o comprimia. Mas sua filha estava à morte. Dá até para imaginar a situação. Jairo estava em sua casa, ele já tentou de tudo, já bus­cou ajuda de todo tipo de médico, mas não tem saída. Então, ele ouve falar que Jesus está na cidade fazendo milagres. Ele se levanta e diz: "Eu vou ter com o Senhor!".

O médico o adverte que ela tem poucas horas de vida, ela pode morrer a qualquer momento. Jairo sai correndo, procurando Jesus e de repente ele encontra o Salvador. A multidão é grande, mas ele consegue chegar perto do Senhor. Ele O adora e diz: "Mestre, se o Senhor for até a minha casa, estender a Sua mão e orar pela minha filha, eu tenho certeza que ela será curada". E o Senhor lhe responde: "Eu vou com você!". Mas, a essa altura, uma grande multidão começou a comprimi-lo. Eu fico imaginando a cena. Jairo pega na mão de Jesus e diz: "Mestre, vamos! Precisamos andar de­pressa!". Jesus e ele tentam caminhar em meio à multidão, mas era muita gente. Jairo sabia que tinha pouco tempo. Parece uma cena de um filme de ação.

Existem momentos na vida que parecem muito urgentes, oramos e agimos, mas parece que está demorando a resposta ou o resultado esperado, mas na realidade tem obstáculos que primeiro precisamos vencer para que a resposta esperada e necessaria seja sustentada e permaneça, para que seja de fato, benção para nós. Embora pareça demorada, Deus está no controle e se permanecermos segurando a Sua Mão, perseverarmos em crer, Ele estará conosco e o milagre se manifestará e se for na hora certa, isto é, se estivermos preparados e maduros para receber, a vitória virá e permanecerá.

Continua…

 

Compartilhar: Temos andado por fatos ou pela verdade? Há algo que você percebeu que tem impedido você de receber a bênção de Deus em sua vida?

ATENÇÃO: Próximo domingo será o culto do amigo e será a noite, NÃO HAVERA CULTO DE MANHÃ, cada célula tem o alvo de trazer no mínimo uma pessoa, é evangelismo. Líder defina agora quem tem um amigo para convidar e já orem por isso.

Amamos você!

 

Apóstolos

 

 

Imprimir