Trabalhando com Metas

I Coríntios 9:23

O Ap. Paulo um dos discípulos mais frutíferos de Jesus e um dos Apóstolos mais bem sucedidos, diz que seu ministério flui, mas não sem metas, e que seu trabalho não é disperso, mas focado.

Se desejamos o sucesso pessoal e ministerial, precisamos aprender a trabalhar com metas bem definidas para cada área de nossa vida pessoal e ministerial.

Muitas pessoas se assustam ou se sentem pressionadas ao ouvirem falar em metas, mas desde a tenra infância vivem sob os princípios de metas sucessivas, para alcançarem novos estágios em sua trajetória de vida.

Por exemplo uma criança de seis anos é matriculada na pré-escola com a meta de alcançar o primário, e ao alcançá-lo, recebe a meta de seguir até o secundário, depois sua meta, vivida de forma natural, é terminar o curso superior e por fim a meta de ingressar no mercado de trabalho.

Metas não nos atrapalham ou oprimem, metas nos ajudam a conquistar de forma mais ampla e rápida aquilo que almejamos. Metas são balizas que dão foco e ritmo ao nosso trabalho em direção ao futuro.

Vamos analisar alguns aspectos importantes no uso das metas:

1. Para termos êxito precisamos de metas bem definidas

Aquele que não trabalha com metas não tem visão do futuro e corre o risco de se desviar na caminhada. Mesmo tendo metas, nos deparamos com obstáculos que vem com o objetivo de nos impedir a conquista, imagine alguém sem metas claras, será muito mais facilmente disperso do alvo.

Há uma diferença entre meta e alvo. Alvo é aquilo que quero alcançar, ou o lugar onde quero chegar. Metas são marcos estabelecidos ao longo da caminhada para que eu chegue ao alvo final.

Ex1: Meu alvo é conquistar meus 12 este ano, então minha meta é ganhar e consolidar 4 discípulos novos a cada 3 meses.

Ex2: Meu alvo é a salvação eterna em Cristo, então minha meta é viver em santidade e comunhão todos os dias na terra.

2. Metas são créditos dados por Deus que se baseiam em tempo x resultados

Deus acredita em nós e quando nos desafia com metas, é porque sabe que poderemos, mediante o Seu Poder, alcançá-las. As metas não se referem apenas ao que desejo alcançar, mas também em quanto tempo vou realizá-lo.

Ex1: Até o fim do ano terei minha célula.

Ex2: Em dois anos pouparei R$ 50.000,00

3. Podemos estabelecer nossas próprias metas

Nossos líderes podem nos dar metas, mas podemos estabelecer metas para nós mesmos. Ensine seus 12 a estabelecerem suas próprias metas.

Ex: Para o próximo Encontro ou Fruto Fiel sente com seus 12 e diga que cada um determine a meta de quantos novos discípulos ele levará ao evento.

Anote as metas ditas por eles nome por nome para depois lembrar dos alvos e supervisioná-los. O líder deve corrigir as metas se forem muito tímidas e também se forem exageradas (inatingíveis). É um exercício para cada líder aprender a avaliar e desenvolver seu próprio potencial.

4. Metas se baseiam em seu status x sua fé

Deus sempre parte de algo que já temos em mãos. Ele perguntou a Moisés: “O que você tem na mão?” R: “Um cajado” (com este cajado você realizará milagres).

Perguntou a viúva de Sarepta: “O que você tem em casa?” R: “Um pouco de farinha e de azeite” (com isto alimentarei a Elias, você e sua casa muitos dias).

Perguntou a Davi: “O que você tem nas mãos?” R: “Uma funda e 5 pedras redondas” (isto será o suficiente para derrubarmos a Golias).

Para fixarmos metas precisamos ver o que temos em mãos x aquilo que cremos que alcançaremos.

É uma relação de quanto eu tenho x quanto quero ganhar.

Ex1: com R$ 50.000,00 investidos ganharei mais R$ 15.000,00.

Ex2: com meus 6 discípulos posso ganhar mais 12 discípulos.

Deus em sua palavra sempre nos exorta a sermos criteriosos e conscientes na fé, porque agir pela fé é projetar uma conquista, mas não sem dimensionar com que recursos chegarei lá.

Jesus nos ensina que se um homem for construir uma torre, deverá primeiro contabilizar seus recursos para não ter que parar sua obra no meio e também que se um rei decidir ir a guerra, antes deverá contar quantos soldados possui, para não ter que no meio da guerra pedir condições de paz.

5. epois de fixadas as metas envolva colaboradores e trabalhe por elas.

Ex: No evangelismo: defina um tempo de oração e jejum, confesse sua meta de forma profética, distribua o trabalho à equipe, evangelize, convide, realize um evento de colheita e depois consolide o resultado, mantendo vivo o relacionamento com as pessoas alcançadas.

6. As metas devem ser supervisionadas durante e depois do resultado final.

Devemos acompanhar os resultados em momentos anteriores até aos momentos finais, com o objetivo de implementar recursos, acelerar o trabalho e identificar possível falhas. Depois do momento final, devemos avaliar e verificar como os líderes se saíram frente ao desafio.

Ex. Verificar na equipe quem alcançou a meta, quem a superou e quem não conseguiu. Isto gerará uma visão clara da condição individual e coletiva da equipe.

Avalie as metas em equipe, mas use cada experiência para ensino e estímulo, nunca para expor resultados deficitários.

7. Traga correção e recompensa.

A bíblia diz que Deus dará a cada um segundo as suas obras. Devemos sempre recompensar os que alcançaram ou ultrapassaram as metas (com um elogio, um presente, mais confiança) e ajudar os que não alcançaram chamando a parte e verificando quais as dificuldades encontradas pelo discípulo. Este talvez, seja o momento para ministrar cura, estimulo (fé) ou exortação, pois alguns tem pouco resultado por não estarem comprometidos com o propósito.

• Orar para que o Espírito nos ensine e capacite a trabalharmos eficazmente com as metas.

Deus os abençoe, líder multiplicadores!

Aps. Fábio e Claudia Abbud