O horizonte de Deus para a nossa vida – Parte II

Texto Bíblico – 2 Pedro 1:1-9

Este texto começa dizendo que em Cristo Jesus segundo seu divino poder, nos foi doadas todas as coisas que conduzem a vida e a piedade, pelo conhecimento completo de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus. Precisamos saber para onde estamos indo, qual é o horizonte que devemos buscar. Começamos na semana passada falando do horizonte espiritual que Deus traçou para nossa vida e hoje vamos continuar. Horizonte fala da nossa meta, dos sonhos de Deus para cada um de nós.

O plano de Deus para todo cristão é que haja em primeiro lugar, crescimento espiritual. O alvo estabelecido pelo Pai é a nossa maturidade até que cheguemos à estatura de Cristo. Já vimos na ministração anterior três bases ou elementos que devem existir nesse processo: a fé, a virtude e o conhecimento. Hoje veremos mais três.

1. Acrescentar com o Conhecimento o Domínio Própriocom o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;” (2 Pedro 1:6).

Domínio próprio é algo fundamental para a nossa vida, pois fala de auto liderança. Toda criança que ainda não consegue se dominar sozinha necessita usar fraldas, precisam ser conduzidas em tudo, com o tempo, porém, ela já consegue exercer um certo domínio sobre suas necessidades podendo ficar sem fraldas, andando sozinhas, etc.  Da mesma forma acontece na vida espiritual. O crescimento na fé, na virtude e no conhecimento de Cristo nos dão uma base suficiente para que possamos começar a exercer domínio próprio.

Por algum tempo somos dependentes quase que totalmente de outras pessoas no início da jornada cristã. Mas, quando amadurecemos um pouco mais, já podemos caminhar com nossas próprias pernas, confiando não em nós mesmos, mas no poder de Deus depositado em nós. Através dos nossos discipuladores, Deus nos prepara para crescermos com qualidade. Podemos então exercer domínio próprio para vencer as tentações, para dizer não ao pecado e para fazer as escolhas certas.

Exerça o domínio próprio diante das tentações e das inclinações para o mal. Resista firmemente aos desejos da carne que militam contra sua vida espiritual e experimente o triunfo de um vencedor em Cristo. Ter um pai ou uma mãe espiritual é fundamental nesse processo, foi Deus quem estabeleceu e foi o Senhor Jesus quem nos ensinou na prática.

2. Acrescentar com o Domínio Próprio a Perseverança“com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;” (2 Pedro 1:6).

Depois que você desfrutar da capacidade de se auto dominar, através do poder de Deus em sua vida, há necessidade de se dar continuidade a essa obra por meio da perseverança. A ilustração que temos é a de uma criança que aprendeu a andar de bicicleta. Assim que ela aprendeu a se equilibrar em cima de duas rodas (domínio próprio), para se manter em movimento ela precisa continuar pedalando (perseverança). Se parar de pedalar, cai.

A perseverança nos mantém de pé em meio às lutas deste mundo e com os desafios da vida cristã. Devemos perceber que “domínio próprio” e “perseverança” só existem por causa da realidade das forças contrárias operantes neste mundo, contra as quais temos de lutar para prevalecer.  O nosso desafio é de perseverar no caminho de Cristo e de Sua Palavra, mesmo vindo as tentações, provações, perseguições, ou qualquer outra coisa que queira nos afastar do ideal de Deus para nós.

Persevere sempre na oração, na leitura da Palavra de Deus, na comunhão com os irmãos a partir da célula e no discipulado, no exercício da fé cristã, e no serviço em favor do Reino de Deus. Os que perseveram alcançam o triunfo desejado.

3. Acrescentar com a Perseverança a Piedade – “com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;” (2 Pedro 1:6).

Piedade é a reverência para com Deus que leva a pessoa a viver em obediência. Ela deve ser a motivação para o domínio próprio e a perseverança. Por que luto contra o pecado e persevero no caminho cristão? Porque temo a Deus! Por que não revido o mal que me fizeram nem desisto da Palavra, mesmo quando perseguido? Por causa da consciência de que tudo faço para, acima de tudo, agradar a Deus! Isso é viver em piedade.

A piedade é comparada ao troféu conquistado pelo atleta. Através do domínio próprio ele se prepara para a corrida. Com a perseverança ele enfrenta os obstáculos da corrida. Mas, ele sabe que tudo faz e tudo suporta com vistas a conquistar o glorioso troféu.

Em Gênesis 39:12 vemos um exemplo claro de domínio próprio, perseverança e piedade, estamos falando de José no Egito. Um dia ele foi tentado a deitar-se com a esposa de Potifar. Mas com o domínio próprio ele se posicionou dizendo “não”. Com a perseverança ele fugiu dela diante de uma armadilha, reafirmando sua posição contrária àquela investida. Mas todas as suas ações revelaram a piedade, na sua expressão mais completa. Foi a sua reverência para com Deus que o levava a viver em obediência, isso não lhe permitiu pecar contra o Senhor.

Seja piedoso em seu caminhar. Seja reverente diante de Deus sabendo que Ele tudo vê e está em todos os lugares. Deus sonda os nossos corações e espera pacientemente o nosso crescimento rumo à maturidade. Ele quer nos ver dando frutos, vivendo de modo digno ao nosso chamado, Ele espera que saibamos quem realmente somos em Cristo Jesus e, que valorizemos nossa posição de filhos legítimos.

Eu sou fruto fiel, pois fui consolidado na Palavra e no amor e, em todos esses anos não desisti da minha fé em Cristo Jesus, mas sempre perseverei em dar frutos dignos de filho de Deus. Também me tornei filho legítimo, pois nunca desisti do meu discipulador, mesmo ele sendo falho, eu fui à busca e perseverei em ser fiel, leal e unido ao propósito de Deus em minha vida. Ainda não cheguei lá, mas estou prosseguindo em alcançar o alvo sem me prender naquilo que passou.

As frustrações, as derrotas e as perdas são para mim combustíveis para avançar e vencer os obstáculos que se interpõem entre mim e o horizonte traçado por Deus para minha vida. Aprenda isso, o nosso adversário fará de tudo para nos impedir, mas ele nada poderá fazer se avançarmos firmado na confissão da fé sabendo que aquele que fez a promessa é fiel. Aleluias!

Vimos até agora seis elementos fundamentais: A fé, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança; e a piedade. Devemos usar nossa fé para crescermos e vivermos no centro do coração de Deus. Precisamos nos esforçar e melhorar a cada dia, pois perfeito é aquele que nos chamou e, Ele disponibilizou na sua Palavra, a revelação, o poder e a unção do Seu Espírito para nos ajudar a crescer e viver a vida cristã vitoriosa.

 

Compartilhar: Fale da importância destes elementos na sua vida e qual deles é mais forte e mais fraco em você e o que você pretende fazer em relação a isso?

 

Deus te abençoe!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir