Horizonte de Deus na nossa vida – Final

Texto Bíblico – 2 Pedro 1:3-8

O alvo de Deus para a nossa vida é o crescimento espiritual. A fé, a virtude e o conhecimento são vitaminas importantíssimas para a nossa vida cristã, precisamos priorizá-las no nosso dia a dia. Vimos que para firmar nosso caminhar em Cristo precisamos exercitar o domínio próprio, a perseverança e a piedade. Deus quer que cresçamos no conhecimento dEle e sejamos maduros para uma vida sem crises, mas com equilíbrio e solidez.

Precisamos estar consolidados na Palavra de Deus para uma plena maturidade no espírito, na alma, no corpo e na família. Fraternidade e amor são elementos fundamentais para uma consolidação eficaz para maturidade. Vejamos:

1.  Acrescentar associando com a Piedade a Fraternidade – “com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” (2 Pedro 1:7)

Fraternidade significa “convivência e união como de irmãos, isto é, amizade cristã ou amor cristão”. Depois que a nossa fé amadureceu através da Palavra e dos estágios anteriores, agora podemos voltar para os outros de forma mais segura e consciente. Se não crescemos em maturidade por meio dos elementos falados anteriormente, estamos sujeitos a promover o bem das pessoas ou a nos aproximarmos delas, com outros interesses ou motivações erradas.

Por exemplo, precisamos da piedade para sermos fraternos. O temor a Deus e a consciência de que tudo o que fazemos para os outros, primeiro o fazemos para Ele, nos garantirá uma correta motivação para abençoar o próximo, ou para estarmos com ele.

Devemos procurar o bem de todas as pessoas, sempre promovendo a paz nos relacionamentos. Devemos nos esforçar para suprir suas necessidades dentro das nossas possibilidades, sempre conscientes de que nossas obras são primeiro para Deus e que nosso trabalho não é vão no Senhor.

2. Acrescentar associando com a Fraternidade o Amor – “com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” (2 Pedro 1:7)

É possível sermos fraternos e ainda não conhecermos o nível superior chamado Amor. Em 1 Coríntios 13:3 diz: “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado (por alguém), se não tiver amor, nada disso me aproveitará.”. A fraternidade motivada apenas pela piedade pode nos levar a abençoar os outros simplesmente por temor a Deus e, isso qualquer pessoa, mesmo que não conheça ao Senhor, pode fazer.

Mas a fraternidade (convivência, Relacionamentos com os irmãos) bem como todas as demais coisas, motivadas pelo verdadeiro amor, nos levam a viver de acordo com a mente e o coração de Deus. Passamos a ver as pessoas como Deus as vê, e agimos em seu favor como o Senhor mesmo agiria se estivesse em nosso lugar. Não faremos apenas por temor, mas também movidos por amor.

Na verdade, Como diz as Escrituras, Deus mesmo está em nosso lugar, agindo, falando e tocando as pessoas por meio de nós. É por isso mesmo que Ele plantou Sua natureza divina em nosso coração para que fôssemos seus representantes e instrumentos para tocar essa geração. Lembre-se, você é um agente influenciador e, se estamos no centro da vontade de Deus, somos parte do mover dEle para este tempo.

Se Deus é amor e Sua natureza foi plantada em nós, então devemos viver em amor. Ame a Deus sobre todas as coisas e às pessoas como a você mesmo, e isso deve começar com os nossos em casa para refletir por onde quer que andemos.

3. Os Frutos (resultados) do Crescimento Espiritual – “Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” (2 Pedro 1:8)

Deus nos chamou para sermos consolidados em pleno crescimento, com a finalidade de sermos frutíferos, fecundos e multiplicadores.  Estes oitos elementos ou bases citadas nestas lições anteriores, além de promoverem nosso crescimento espiritual, livram-nos da inatividade e da falta de frutificação.

Um ser inativo é aquele que não possui poder de ação. Ele não conseguirá agir quando sua ação for necessária, pois sempre pensa e fala negativo, um verdadeiro incrédulo. Será sempre um refém das circunstâncias negativas, sua vida sempre será determinada pelas situações contrárias, sem poder de mudá-las.

Pessoas assim sempre andarão como prisioneiros dos pensamentos negativos sem forças para  confrontá-los. Um ser infrutuoso é alguém que não pode manifestar os frutos do caráter de Deus em sua vida. O fruto do Espírito Santo é amor, alegria, paz, bondade, benignidade, longanimidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Todas essas bênçãos deixarão de se desenvolver em alguém infrutífero.

Estes oitos elementos devem existir e aumentar em nós. Eles nos livrarão da inatividade, ociosidade e de toda falta de frutificação. Assim glorificaremos a Deus através dos nossos feitos. Conforme a palavra que Deus nos deu no domingo passado, não ficaremos no porão da vida fugindo do chamado de Deus para nossa vida, pelo contrário, avançaremos para o horizonte que Deus tem para cada um de nós!

Somos a geração que fará a diferença e precisamos compreender esta verdade. Devemos continuar crendo e retendo firme a promessa da confissão da nossa fé. Somos entusiasmados e contagiados por um ânimo sobrenatural que nos é dado pelo próprio Espírito Santo. É hora de despertar a cada dia. Não podemos ficar dormindo o sono do descaso. Deus está nos movendo em outra direção, na direção para um novo tempo de maturidade e crescimento espiritual.

Não podemos perder nada do que se tem dito nos Encontros e reencontros, células, discipulado e cultos.  Homens e mulheres de Deus têm se levantado para falar e ser instrumentos de Deus e, você faz parte deste ministério e Deus usará você!  

Não podemos nos esquecer de que somos a geração que mudará esta Nação e isso começará pela nossa vida, depois pela nossa casa e na sequência, pela igreja. Somos como as ovelhas de Jerusalém, estamos subindo ao Altar e sendo consagrados a Deus como sacrifício vivo, para glória do nome dEle e para nossa prosperidade. A caminhada cristã em unidade ao corpo de Cristo nos leva a maturidade e consequentemente ter o caráter multiplicador segundo o propósito de Deus para sua igreja.

Cresçamos em maturidade e sejamos um exemplo de como é possível manifestarmos a natureza divina em nosso viver diário. O horizonte de Deus para nossa vida espiritual é que sejamos parecidos com Cristo em todo o nosso proceder. Se vivermos assim, teremos alcançado o horizonte de Deus para nossa vida, para nossa família, ministério, vida profissional e financeiro. É hora de crescer e manifestar a natureza divina em nosso estilo de vida. Deus e nós amamos você e a boa obra que Ele começou na sua vida completará poderosamente.

Compartilhar: Você já assumiu seu crescimento, sua libertação, cura e salvação? Você já assumiu seu caráter multiplicador e conquistador? O que falta?

 

Deus te abençoe!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir