Uma Célula Segundo O Coração De Deus – Parte I

Texto Marcos 2:1-12

Uma célula segundo o coração de Deus é uma Célula nota doze. E o que vem a ser uma célula nota doze? Uma célula nota doze é aquela que cumpre o propósito para a qual surgiu. Este propósito pode ser observado na própria Palavra de Deus. Por isso, com base no texto lido hoje, vamos refletir sobre o que seria uma célula nota doze.

Neste texto conhecemos quatro homens que começaram uma célula embrião, que embora não tivesse muitas pessoas, as atitudes e motivações relatadas no texto nos mostram que, de fato, ela era uma célula nota doze.

Mas, o que a tornou uma célula assim?

1. Em primeiro lugar, este texto que lemos nos mostra que esta célula era baseada em relacionamentos. Vejamos o verso 3: “ alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens ”.

Quando esse fato aconteceu, Jesus estava em Cafarnaum, sua base operacional, sua casa. Ele foi para a cidade, provavelmente, porque em Nazaré não havia fé e é cansativo realizar qualquer coisa onde não exista fé; mesmo para Jesus Cristo. Ele mudou de cidade e muita gente o procurou para ouvi-lo e também para ser curado. Dentre os que rumaram para Cafarnaum, havia uma equipe carregando um jovem paralítico na esperança de o colocarem em contato com Jesus. E Jesus, vendo a fé daquele jovem e principalmente de seus amigos, o curou.

Que bom que esse homem conheceu uma célula, pois célula é lugar de relacionamentos, é um lugar de verdadeiros amigos, ali naquela célula ele podia contar com pessoas que se importavam com ele. O que teria acontecido se aquele moço paralítico não tivesse amigos? Pense! Qual teria sido a sua situação? Analise!

Ele estava estirado num leito. Não tinha como se locomover nem como chegar aonde Jesus estava. Como fazê-lo saber daquela triste situação? Mas aquele homem não estava sozinho. Na célula há verdadeiros amigos, os relacionamentos acontecem e a vida é compartilhada.

Uma célula somente é célula, se estiver baseada em relacionamentos.

Deus não criou o homem para viver só. Aliás, a segunda coisa que Deus disse sobre o homem foi: “Não é bom que ele esteja só ”, (isso não se aplica só ao casamento) Deus não criou seres humanos para a solidão, pois nem mesmo Ele é um ser solitário. Deus Pai, o Filho Jesus e o Espírito Santo estão presentes e atuantes desde Gênesis até apocalipse, sem contar a multidão de anjos ao seu redor. Deus nos criou à sua imagem e semelhança para que também experimentemos a comunhão de amizade, respeito, amor e honra e assim cheguemos a desfrutar do seu amor que gera em nós unidade.

Existe muita gente vivendo sozinha, achando que sobreviverá sem ajuda das pessoas, no fim acabam se frustrando. O fato é que, não existem pessoas auto suficientes. O simples fato de você achar que não precisa de ninguém, é a maior evidência de que você precisa. Ter relacionamentos é algo muito importante. Por isso valorize a sua célula e também a sua e nossa igreja.

2. Em segundo lugar, uma célula nota doze, é uma célula onde há um ambiente de fé. Observe o que diz o verso 5: “vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico, filho os teus pecados estão perdoados… …levanta-te e anda”.

Veja, não foi a fé do paralítico apenas que Jesus viu, mas principalmente a fé dos seus amigos da célula. A bíblia na linguagem de hoje diz: “Quando viu que eles tinham fé…”. Talvez você possa até pensar que para ter amigos, não é preciso necessariamente estar ligado a uma célula, ou a uma equipe de discipulado, ou a uma igreja. É verdade! podemos ter amigos em qualquer lugar. A questão é, que tipos de amigos estamos reunindo na nossa vida?

Aprendi esta verdade há muitos anos atrás e sempre que possível, relembro, sabe porquê?  Por que podemos ter amigos que serão parteiros ou coveiros na nossa direção. Sabemos que parteiros ajudam crianças a virem á luz, enquanto que, os coveiros, as enterram.

O extraordinário na vida daquele paralítico é que ele estava numa célula, onde os amigos acreditaram na possibilidade de mudanças. Pense comigo, o que adiantaria ao jovem paralítico ter amigos que não acreditassem na sua cura e nem estivessem dispostos a irem com ele até Jesus?

Talvez ele tivesse amigos que ficassem ao seu lado, distraindo-o na sua angústia, o que já é muito bom. Mas, seus amigos foram muito mais longe; levaram-no a Cristo, porque tiveram fé. Eles eram parteiros. Eles acreditaram que a vida daquele homem podia ser transformada. Eles acreditaram que Jesus Cristo podia mesmo fazer o milagre. É muito difícil viver com alguém que nunca acredita nas nossas idéias, nos nossos sonhos, nos nossos desejos e projetos.

O que faz da célula um lugar extraordinário, não é o lanche, embora isso faça a diferença, não é o sofá da casa, embora ajuda muito, não é o ar-condicionado que facilita o conforto de todos. O que na realidade faz da célula um lugar maravilhoso é o ambiente de comunhão, amor e fé.

A célula doze é um lugar onde os problemas são confortados com palavras proféticas, e não com problemas ainda maiores. Você sabe, existem pessoas que só conseguem consolar os outros contando coisas ruins. Se alguém diz que está com dor de cabeça; ele fala que tem uma enxaqueca crônica; se alguém fala que está com um familiar enfermo; ele logo fala da perda de um amigo.

Célula é um lugar onde as pessoas compartilham seus problemas e recebem uma palavra de Deus para suas vidas. Que tipo de amigo temos sido para os irmãos da nossa célula?  Somos do tipo parteiro ou estilo coveiro? Quando as pessoas chegam até nós, elas se sentem estimuladas ou se sentem mais baixo ainda?

É muito difícil viver com gente assim, é cruel conviver com gente sem fé que diz Não dá! A vida está tão difícil, eu acho que não vai adiantar…! Esse discurso mata as pessoas e também suas ideias, mas que bom que aquele homem teve amigos dispostos a carregá-lo acreditando em um milagre.

Qual tem sido a nossa atitude como participante da célula e que tipo de palavras tem saído dos nossos lábios? Precisamos ter palavras ardendo em nosso coração de incentivo e de encorajamento. Eu tenho pedido a Deus em minhas orações: Senhor, coloca homens e mulheres de fé no meu caminho, porque eu não quero andar com incrédulos. Eu quero andar com gente que vê o invisível e crê no incrível. Nosso Deus é assim mesmo, com Ele tudo de bom pode acontecer!

Continua…

Compartilhar: O que esta célula significa pra você e como você se sente aqui? O que você poderia fazer para que mais pessoas fossem alcançadas? Você já pensou em liderar uma célula ou abrir uma em sua casa?

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

 

Imprimir