Uma Célula segundo o coração de Deus – Parte II

Texto base:  Marcos 2:1-12

Como já falamos, uma célula segundo o coração de Deus é uma Célula nota doze!  É uma célula com um líder atento, esforçado, amoroso e focado, com um anfitrião receptivo e alegre, pois líderes assim geram células que cumprem o propósito para a qual surgiu. O que faz da célula um lugar extraordinário, não é o lanche, não é o sofá da casa, etc. O que faz da célula um lugar maravilhoso é o ambiente de comunhão, amor e  fé.

Características de uma Célula segundo o coração de Deus

1.Primeiro: É Uma célula baseada em relacionamentos. Vejamos o verso 3: “alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens”. Ali havia quatro homens unidos para um propósito; levar alguém doente até Jesus para que fosse salvo e curado de sua enfermidade, isso configura uma Célula focada em vidas. Que bom que esse homem conheceu uma célula, pois célula é lugar de relacionamentos, é um lugar de verdadeiros amigos, ali naquela célula ele podia contar com pessoas que se importavam com ele.

2.Segundo: É uma célula regada por um ambiente de fé. Observe o que diz o verso 5: “vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico, filho os teus pecados estão perdoados… …levanta-te e anda. Veja, não foi apenas a fé do paralítico que Jesus denunciou, mas também a fé dos quatro homens daquela célula. Aprendi há muitos anos que existem amigos parteiros e amigos coveiros. Sabemos que parteiros ajudam crianças a virem á luz, enquanto que, os coveiros, as enterram.

Que tipo de amigos somos e que tipo de amigos estamos trazendo para perto de nós? Eu tenho pedido a Deus em minhas orações: Senhor, coloca homens e mulheres de fé no meu caminho, porque eu não quero andar com incrédulos, eu quero andar com gente que vê o invisível, que crê no impossível, que sonham com o incrível, que vestem a camisa dos indesistíveis e que tenham uma linguagem de vencedores.

3.Em terceiro lugar, a característica de uma célula segundo o coração de Deus, é uma célula de pessoas que enxergam soluções para os problemas. Vejamos o que diz o verso 4 do capítulo 2 de Marcos: “E não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente”.

Que bom que os amigos daquele moço paralítico sabiam onde levá-lo, como ajudá-lo e se dispuseram a isso. Mais um indicio de que aquela célula era uma célula nota doze, quando os amigos viram aquela multidão em volta de Jesus, com gente saindo pelo ladrão, tanta gente, que não havia nem lugar nem para ficar em pé, eles poderiam ter dito para o moço: “É companheiro, vai ficar para a próxima, todas as portas estão fechadas”.

Porque, quando se trata de gente atrapalhando o caminho, só Deus, pois existem gente que não entram no caminho, mas ficam atrapalhando àqueles que querem entrar e fazer história! Mas graças a Deus eles não desistiram. A atitude daqueles homens nos ensina muito nos dias de hoje. Sim, porque o nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores, e um vencedor não faz parte do problema, mas sim da solução.

Eu também quero gente desse tipo andando perto de mim. Gente que não se lamenta diante dos obstáculos. Que não desiste com facilidade, mas persevera até o fim. Gente que prefere tentar mil vezes a ficar à beira do caminho. Gente que enxerga soluções e que não reclamam das oportunidades perdidas. Gente que veste a camisa, que sonham com seu líder e que avançam sempre.

Nós não podemos ter uma equipe de doze e uma célula formada por gente que só vê problemas, ou como se costuma dizer, de gente que é amigo da onça.  Aliás, você conhece essa história?

Dizem que um amigo falou para o outro: Vou caçar na mata. E o outro respondeu: Mas, e se aparecer uma onça na tua frente? Não se preocupe eu estou armado. Eu darei um tiro de espingarda e a matarei. Mas, se a espingarda falhar? Bem, eu subo numa árvore. Mas, se não tiver árvore por perto? Eu vou correr mais que a onça até encontrar um lugar seguro. Mas, e se você der num precipício? Irritado o amigo perguntou-lhe: Afinal, você é meu amigo ou é amigo da onça?

Graças a Deus que naquela célula, os amigos disseram ao paralítico: “Já que não tem uma porta aberta, vamos fazer uma. E vamos fazer no teto, porque o único jeito de colocar você diante de Jesus é fazendo uma porta no teto. É fácil, é só arrumar uma escada, amarrar você na cama e arrancar o telhado… Eles não olharam as impossibilidades, mas sim uma saída para aquele problema.

Que lição extraordinária para nós! Vamos ser assim? Vamos olhar em cada problema uma oportunidade para vencer obstáculos denunciando nossa fé, perseverança e amor. Devemos nos esforçar para levar as pessoas até Jesus Cristo, pois nEle está a plenitude da vida, nEle está a Salvação, todos aqueles que O conhecerem tendo um Encontro com Ele, serão salvos e terão suas vidas mudadas e transformadas para melhor. Amém!

Continua…

Compartilhar: Que lições você tira hoje desta Palavra para a sua vida?

Dicas para os líderes

1.Líderes que oram e visitam incomodam o inferno, pois as vidas se firmam.

2.Aprendam a suportar as pressões que vem! Não se deixem intimidar pelo inimigo.

3.Se você estiver entusiasmado, o sua equipe e célula avançará. Motivação é contagiante. Líderes entusiasmados com o Senhor geram células fortes.

4.Quando possível, Ore individualmente pelos membros e discípulos de sua célula.

5.Lembre-se; você é um facilitador de caminhos! Faça todo possível para que todos em sua célula participem dos cultos, Encontros, Escola de Líderes e discipulado.

Amamos você!

Apóstolo Eliezer e Zenita