Daniel 6: 10
Este tema foi confirmado pelo Espírito Santo, pois este conteúdo é fundamental para TODOS na Igreja alcançarem vitórias em sua caminhada em Cristo! Semana passada foi a festa de Pentecoste na igreja e Deus nos abençoou poderosamente, Ele quer que continuemos avançando rumo ao crescimento e maturidade.
Todo pessoa, discípulo e líder bem sucedido tem como segredo de seu sucesso, uma vida disciplinada e de bons hábitos. Daniel além de ter sido um excelente servo de Deus, foi um chefe de estado em três reinados diferentes. Um homem estimado por Deus e honrado pelos homens. Um dos segredos de vitória na vida de Daniel era o hábito de orar e dar graças a Deus três vezes por dia, como nos mostra o versículo que acabamos de ler.
Outros heróis da fé também são mencionados por posturas espirituais e hábitos que lhes conferiam recompensas, como Josué, que servia cotidianamente a seu líder Moisés, o Apóstolo João, que buscava sempre intimidade com Jesus e os Apóstolos de Atos, que perseveravam todos os dias em oração no templo. Bons hábitos podem parecer atitudes feitas no automático, mas na verdade, dependem de uma essência de santidade e acabam definindo um bom caráter.
Neste estudo veremos 12 bons hábitos para uma vida espiritual e pessoal de êxito:
1. Leia a Bíblia todos os dias, ela alimentará sua fé, lhe trará a direção de Deus para cada área de sua vida e lhe permitirá orientar a outros. Comece no novo testamento, depois vá para o antigo. Salmos 119: 105 diz: A tua Palavra é lâmpada para os meus pés, luz para os meus caminhos.
2. Tenha um tempo de oração e comunhão com Deus todos os dias. A oração nos traz proteção e força espiritual. Se o fizermos pela manhã, poderemos construir um dia melhor para todos por quem orarmos (ex. Por si mesmo, por sua família, por seus discípulos, por pessoas a serem salvas). Colossenses. 4: 2 diz: Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.
3. Jejue pelo menos uma vez por semana. O Jejum promove santificação e conquistas no mundo espiritual. Envolva-se nas campanhas de jejum convocadas pela liderança da igreja, este é um sinal de fidelidade e submissão. Marcos. 9: 29 diz: Há certas castas de demônios que só saem por meio de jejum e oração.
4. Seja fiel na devolução dos dízimos, ousado e generoso nas ofertas e primícias. Esta postura adotada de forma zelosa e permanente lhe garantirá tranquilidade e prosperidade em todos os aspectos. 2 Coríntios 9: 6 diz: E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também colherá, e o que semeia com fartura com abundância também colherá.
5. Dê atenção a sua família, dialogue com seu cônjuge, brinque com seus filhos, dê atenção obedecendo e honrando os seus pais e visites seus parentes. A unidade e o bem-estar de nossa família faz parte de nosso testemunho cristão e é o que nos autoriza como cristãos, discípulos e líderes espirituais. 1 Timóteo 5: 8 diz: Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o ímpio.
6. Mantenha a chama romântica de seu casamento. Demonstre o amor todos os dias através de palavras e atitudes de carinho. Esteja atento aos anseios de seu cônjuge. Mantenha sua vida sexual pura e saudável. Seja fiel e não negue afeto e intimidade a seu cônjuge. Casais saudáveis na vida sexual, tem relações no mínimo duas vezes por semana. Muitos casamentos começam a perder sua saúde, quando a vida íntima fica sem a devida atenção. 1 Coríntios 7: 5 diz: Não vos priveis um ao outro, salvo por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.
Conselho aos solteiros dentro deste tema casamento: O jovem e o adolescente vivem a fase da descoberta, um período onde ele acha que vai encontrar seu par ideal e muitas vezes procura um namoro escondido dos seus pais, do discipulador e de seus pastores, o que pode trazer consequências desagradáveis. Quem vive escondido, vive em trevas e Deus não quer que você seja trevas, afinal, Ele lhe fez para ser luz. Seja luz, esteja aceso e neutralize todas as trevas ao seu redor.
Nunca inicie nenhum compromisso de namoro sem antes orar com a orientação do seu discipulador (a), isso é muito importante, pois na busca de orientação e de saber se já é a hora e, se aquele compromisso está em linha com os princípios de Deus te levará pelo caminho do sucesso. Calma! Não se precipite, pois tudo que for pecipitado na nossa vide se converterá em perdas, sofrimentos e traumas. Preserve-se, espere e quando for a hora, busque a benção e acompanhamento dos seus pais, pastores e lideres. Isso vai evitar muitas decepções e muitas dores, por outro lado, isso vai te projetar para um futuro seguro e feliz. (Vamos tratar deste tema em outro momento).
7. Cuide de sua saúde, fazendo exercícios físicos, alimentando-se corretamente, dormindo oito horas por dia e fazendo algo que lhe traga refrigério e prazer. Algumas pessoas por exemplo, gostam de cuidar de plantas, outras de arrumar a casa, outras de passear com os filhos. É importante fazermos algo que nos descanse a mente e quebre a rotina. 1 Coríntios 6: 19 diz: Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós…. agora glorificai a Deus no vosso corpo.
8. Desenvolva um senso de organização. Organize sua agenda, seus documentos, sua vida financeira, os ambientes de sua casa. A desordem nos traz prejuízo de tempo, saúde e dinheiro, ao passo que a organização atrai a benção de Deus. 1 Timóteo 3:5 diz: Aquele que não governa bem a sua própria casa, não pode governar a Casa de Deus.
9. Seja uma pessoa diligente, não perca tempo, não procrastine (o mau hábito de deixar tudo para depois, para amanhã, para o mês que vem…). Peça a Deus que lhe ajude a reconhecer e atender as prioridades. Tenha metas bem definidas, não desista de seus sonhos. Proverbio 10:4 diz: A mão dos diligentes virá a enriquecer-se, mas o que trabalha com mão remissa empobrecerá.
10.Cultive bons relacionamentos, cerque-se de pessoas leais, sempre que puder, transmita a outros, o que você tem de bom, principalmente o conhecimento de Deus. Esteja pronto para ensinar, mas também para aprender. Disponha-se a servir e solucionar os problemas dos outros, pois isto aperfeiçoará e multiplicará suas habilidades. Proverbio 18: 24 diz: Há amigos mais chegados que um irmão.
11.Ore para que Deus lhe dê oportunidades de ganhar vidas para Cristo. Testemunhe a todos que você encontrar, ensine sempre os princípios da Palavra de Deus, enfatizando seus benefícios. Acompanhe continuamente, o crescimento espiritual daqueles que você gerar. Gerar um discípulo é gerar um filho. Mateus 28:19 diz: Ide, portanto e fazei discípulos de todas as nações….
12.Ponha Deus acima de tudo, alimente e exercite sua fé, busque a Deus em todo tempo. Não deixe que nada lhe afaste da comunhão do Espírito e da Igreja, esteja sempre comprometido com Deus. Mateus 22: 37 a 39 diz: Amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo e em Mateus 6:33 diz: buscai o reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar e as demais coisas vos serão acrescentadas.
Fonte: Ap. Fabio Abbud – houve mudanças e acréscimos
Compartilhar: Em que estes conselhos te ajudou hoje, ou o que falou mais forte em seu coração nesta Palavra?
Aps. Eliezer e Zenita