Como desenvolver, edificar e guardar a nossa fé

Hebreus 11:1
 
A fé é algo muito importante e fundamental para vivermos uma vida plena em Deus, pois nEle está a resposta para cada um de nós no presente, futuro e eternidade. A fé não é algo pronto, estático. Ela deve ser desenvolvida e guardada. Já abordamos este tema nos meses passados e sempre estaremos avançando neste assunto, pois este é relevante para a nossa vitória em Cristo nosso Senhor. Veremos a seguir como é possível desenvolver e guardar a nossa fé para que ela não seja fraca e nem seja roubada.
 
Primeiro: Precisamos conhecer a Palavra de Deus. Isto fala de ir além do conhecimento intelectual ou mental, mas do conhecimento espiritual, ter revelação, experimentar ou receber a verdade no coração. Em Romanos 10:17 diz: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. O nome Cristo neste contexto significa Ungido e isso fala de algo revelado, isso quer dizer: Palavra ungida ou revelada.Quando uma pessoa ouve a Palavra de Cristo, sua fé é desenvolvida para a salvação e depois de salva, ouvir e meditar na Palavra edifica a fé para receber milagres e viver uma vida na plenitude do amor de Deus.
 
A nossa fé é proporcional ao nosso conhecimento da Palavra. Você não pode ter fé a não ser que você tenha a Palavra no coração. A fé é pelo ouvir, por isso, antes de orar, você deve se embasar na pala­vra que está escrita. Se não estiver escrito, você não terá fé para obter o que está pedindo. Se o Senhor não disse em Sua Palavra, você não pode exercitar a fé naquela direção, porque a fé é sem­pre baseada no que Deus disse, que, uma vez revelada no seu coração, estará na sua boca e atitudes.
 
Você lê a Bíblia todos os dias? Se não a lê, você continuará sendo um filho amado de Deus do mesmo jeito, mas estará per­dendo algo. Sua fé não estará se desenvolvendo, virão situações diante de você e não haverá fé consistente para enfrentar a crise. Haverá dias em que você carregará pesos e, sem o alimento da Palavra, você fraquejará, por não estar sendo nutrido pelo ali­mento da Palavra. Por isso é tão importante conhecer a Palavra de Deus, por isso é fundamental você estar integrado e participando na célula, discipulado, cultos, Encontros, pois além de te alimentar para uma vida plena, sua fé será sempre edificada.
 
Para alguns a Palavra de Deus é apenas um tipo de amuleto, que deve ser deixada aberta na estante da sala. “Outros quando querem ouvir de Deus, abrem a Bíblia e julgam que o “versículo tirado” seja uma Palavra de Deus para eles; são levados a viver um tipo de vida rasa em Deus tirando sempre uma carta de dentro da bíblica, mas sem intimidade, sem profundidade, algo mecanico, automático”.
 
Muitos dirão que ouviram Deus dessa forma, eu creio, mas se esta palavra não estiver no coração, será passageiro e se estabelecerá nesta situação apenas um relacionamento religioso, sem disposição para mudança. Quem anda na superfície conhece pouco e a velha natureza estará muito viva dentro dela, mas quem vai no profundo, sufoca e mata o velho para ressucitar o novo.
 
Mas não é necessário continuar assim. Não é o melhor de Deus. Quem lê a Bíblia e já está familiarizado com a Palavra não precisa colocar o dedo a esmo, ele já sabe onde está escrito e sabe onde está a provisão para sua necessidade. Quando a circunstân­cia vem, ele vai direto ao texto e o confessa, apropriando-se do que está escrito, pois sabe que a verdade é para ele. Deus quer que você se familiarize e conheça as promessas que Ele tem para você. A Bíblia é também chamada de Testamento por ser a he­rança de Deus para você. Por isso conheça a sua herança e apro­prie-se dela.
 
Segundo: Praticando a Palavra. Em Tiago 1:21,22 diz: Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de mal­dade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, pra­ticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
 
A salvação mencionada no texto acima não trata da salvação do inferno, pois este texto foi escrito para quem já está salvo. Salvar aqui significa restaurar, edificar, curar e trans­formar. Está relacionado a cura das emoçoes, fala de uma alma resolvida, de uma alma salva. A ordem bíblica aqui é para que nos tornemos praticantes da Palavra, não somente ouvintes, enganando a nós mesmos. O Senhor quer que sejamos praticantes. Quando você pratica a Palavra a fé aumenta. Aobediência tem poder de gerar fé em você. Quando você obedece, surge uma ousadia enorme em sua vida. Você se levanta com outra postura. O inferno treme diante daqueles que praticam a Palavra.
 
Quando falamos sobre praticar a Palavra, não se confunda, não nos referimos unicamente à prática dos 10 mandamentos. Muitos imaginam que praticar a Palavra é unicamente não matar, não roubar, não cobiçar a coisa alheia, não beber, não fumar e nem trair a esposa. Praticar a Palavra vai muito além disso. Praticar a Palavra é fazer tudo o que ela diz para fazer, e não fazer tudo o que ela diz para não fazer. Para isso, evidentemente eu preciso conhecê-la.
 
Andar em linha com os princípios de Deus não é meramente ser um bom cidadão, ser honesto, não usar drogas, não beber, não trair o conjuge e nem matar. Essas coisas qualquer bom cidadão faz. Agora perseverar em servir a Deus, orar e abençoar os que nos perseguem, dar a outra face a quem nos bateu, amar os inimigos, se importar com o próximo, cuidar de pessoas para que estas cresçam na salvação, abrir mão de desejos carnais, semear no reino de Deus sendo-lhe fiel em tudo são coisas que vão além. Somente quem tem fé pode praticar tais coisas.
 
Há situações que geram uma fé e uma unção impressionan­tes em você. Toda tentação é uma oportunidade de você crescer em unção e autoridade. A obediência gera fé e traz unção. A verdadeira obediência ocorre quando ninguém está vendo e, ainda assim, você decide honrar a Deus obedecendo a Sua Palavra. A verdadeira obediência é quando você faz o que não quer fazer, mas o faz porque é mandamento de Deus e é o certo fazer.
 
Qual é a sua postura quando a tentação vem? Quando está todo mundo vendo, somos protegidos pelos irmãos. Mas se você estiver sozinho numa hora dessas? Todos temos a oportu­nidade de provar que somos homens e mulheres de Deus e que levamos a sério a nossa fé. É triste a história de quem vive uma vida dupla. Estão sempre amedrontados e receosos de que al­guém descubra algo de suas vidas. O pior é que muitos não sabem que isso impede Deus de agir e que o inimigo poderá a qualquer momento entrar por aquela brecha aberta, isso se já não entrou.
 
É bom poder acordar de manhã, tran­quilo, erguer mãos santas para o santuário, sem receio de nada porque escolhemos ter uma vida única diante de Deus. Só uma vida diante de Deus, não duas. É bom poder dizer, não tenho que me pre­ocupar em ocultar nada.
 
Como é triste ver pessoas na escravidão do segredo. O segre­do é uma prisão, um fardo insuportável. Você foi chamado para viver em paz, dormir tranquilo, sair pelas ruas sem ter que ficar olhando para o lado. Não importa onde estou ou o que estou fazendo, eu estou em paz, porque eu quero é viver e praticar a Palavra de Deus. Estou em paz porque resolvi ter uma vida só. Essa paz me leva a ter ousadia para exercitar a fé e viver uma vida que vale a pena viver! É isso que Deus quer para você, uma vida de qualidade que vale a pena viver, aqui e agora, assim como viveremos na eternidade. Continua…
 
Compartilhar: Fale a cerca do crescimento da sua fé e quais mudanças já ocorreram em você. Está sendo bom pra você servir a Deus? Porque?
 
Imprimir