Honra e os tipos de recompensa por meio dela – Parte II

Provérbios 15:33; Mateus 10:40-42
 
Estamos continuando o assunto da semana passada e gostaríamos e ampliar para algumas das recompensas, pois é um assunto muito importante e amplo, espero não ter ido muito forte na semana passada. Como vimos, a honra é uma semente de prosperidade e de conquista. Achamos que a honra é apenas um caminho para abençoar outros, mas a honra determina o grau de recompensa que recebemos!
 
Recompensas prometidas por Deus: Em Gênesis 15:1 diz: “Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão (recompensa) será sobremodo grande." Em II João versículo 8 diz: “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.”
 
Deus nos ensina que as pessoas que andam corretamente serão prósperas: Em Provérbios 13:21 diz: “A desgraça persegue os pecadores (pessoas que vivem deliberadamente no pecado) por toda parte, porém as pessoas corretas (praticantes dos mandamentos de Deus) serão recompensadas com a prosperidade."
 
Três tipos de recompensas:
 
1) Recompensa parcial
 
Leia com todos em Marcos 6:1-6.Observe, o texto disse: Não pôde fazer ali nenhum milagre… Jesus filho de Deus, o messias não pôde fazer ali milagres!!! Não é que Ele não quis, ou desejou se vingar da cidade pecaminosa… Jesus não conseguiu operar milagres!!! Simplesmente não conseguiu!!!
 
Uma igreja, uma célula, um grupo só será modificado, transformado e abençoado quando crê em seu profeta! Se Jesus não pôde operar milagres onde não havia fé nele, nós poderemos?  Jesus nos ensina neste texto uma verdade muito séria: "Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa." Não há profeta sem honra! (Marcos 6:4)
 
Etimologia das palavras honra e desonra: Desonra: (atimia) que significa: sem valor, desprestigiado, baixa estima, sem reconhecimento… Honra: (time) significa dar valor, apreciação, admiração, valioso, sentir-se honrado por estar perto. Não há profeta (com seus poderes e revelações para liberar) em um lugar onde não há honra para ele.
 
Consequência: "Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos." (Mc 6:5). Talvez uma dor de cabeça, uma atrite, uma dor de estomago, coisa simples… Quem limitou o mover do Espírito Santo não foi só a incredulidade, foi também a falta de valor para Jesus!
 
2)    Ausência de recompensa
 
Leia com todos em Lucas 5:17-22.Tudo estava preparado! A bala estava na agulha de Deus, os milagres estavam encomendados, estavam preparados. Os céus estavam abertos. Tudo certo? Infelizmente Não, havia desonra e isso limitou o poder de Deus!  “...E o poder do Senhor estava com ele para curar." Quem Deus queria curar? O poder estava liberado para quem? Todos!!!
Porém uma coisa simples, mas significativa atou o milagre: desonra!
 
Talvez você pense: eles foram muito desonrados!!! Ficaram criticando Jesus! Mas quero lhe dizer que se você não percebeu, eles não disseram nada, eles pensaram contra!!! Eles pensavam argumentando contra aquilo que Jesus falava ou fazia, se opuseram demonstrando com os  pensamento que não concordavam.
 
Eles estavam desonrando com o seu coração! Estavam desonrando na alma, na clandestinidade de seus pensamentos! Você pode perguntar: isso interferiu no projeto de Deus para aquele momento? Resposta: Todos deveriam receber o milagre, a cura, inclusive os fariseus, porém, a cura não alcança aquele que anda na rota da desonra, o milagre é travado também com quem desonra com seus pensamentos e com seu coração!Os fariseus até admiram os milagres e conquistas, mas sua alma não se rende em honra e estima por seus sacerdotes e profetas!!!
 
Resultado: Não Receberam Nenhuma Recompensa!!!!!!!!
 
3)    Recompensa completa
 
Leia com todos Mateus 8:5-10,13. Aqui neste texto temos dois Personagens, vejamos:
 
1)      Centurião:
·        Dominador de Israel;
·        Alta patente do exército.
 
2)      Jesus:
·        Membro do povo Dominado, Israel que era opresso pelo soberbo império Romano;
·        Profeta que nem mesmo na sua cidade encontrou honra.
 
Mas o centurião estimou a presença de Jesus e disse: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado." (Mt 8:8). O Centurião honrou o profeta, honrou o sarcedote! Deu valor ao seu sacerdote! Imagine um General do EUA, dizendo para um simples iraquiano que não é digno de entrar na casa dele… Imagine esta cena! Jesus diante desta afirmação fica impressionado e começa a ensinar sobre a honra que recebeu!
 
Em Mateus 8:10-12 diz: “Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. Digo-vos que muitos (entre estes Brasileiros) virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino (Descendentes de Abraão que rejeitaram o Messias) serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes." (Mt 8:10-12)
 
Resultado da honra: "Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado. " (Mt 8:13) A recompensa foi completa… Por quê? Existiu um ímpio, que entendeu princípios de valor ao seu sacerdote!
Fonte: Ap. Willian
 
Temos temas e assuntos profundos e de grande relevância para nossa liderança, mas precisamos primeiro nos tornar modelos de homens e mulheres de honra, pois assim será a nossa descendência. 
Deus quer que os Seus filhos tenham sabedoria, instrução e humildade para que a honra seja a sua companheira. Assim, por onde passarem, certamente honrarão e serão honrados com as respostas  de Deus que para homens são impossíveis de recebe-las, mas para nós, líderes e discípulos de honra, será realidade.
 
Compartilhar: O que você entendeu desta palavra? Ou fale o que snetir em seu coração em relação ao que foi ministrado.
Imprimir