Como desenvolver e guardar a f̩ РFinal

Hebreus 11:1,6
 
Vimos na semana passada que a fé precisa ser desenvolvida e preservada para uma vida cristã vitoriosa. Precisamos conhecer a Palavra de Deus para recebermos a verdade no coração. A nossa fé é proporcional ao nosso conhecimento de Deus. Você não pode ter fé a não ser que você tenha a Palavra do Eterno no coração. Conhecer a Palavra é conhecer o que Deus diz a nosso respeito, Suas promessas e princípios que regem o mundo espiritual e todo o universo. Entendo que é fundamental estarmos integrados na célula, discipulado, cultos, Encontros, pois além de nos alimentar para uma vida plena em Deus, nossa fé será sempre edificada.
 
Continuando de onde paramos na semana passada, veremos como é possível desenvolver e guardar a nossa fé para que ela não seja fraca e nem seja roubada.
 
1.   Confessando a Palavra
 
Em Romanos 10:10 e Marcos 11:23 diz: Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confes­sa a respeito da salvação. Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.
 
A confissão da Palavra também gera fé, que, por sua vez, é fortalecida quando você a confessa. A obra de Deus na sua vida implica em você abrir a boca e falar. O silêncio tem o seu lugar, quando se relaciona com homens; mas, quando se relaciona com Deus e o mundo espiritual, há o momento em que você precisa abrir a sua boca para liberar a Palavra da fé que está em seu coração.
 
A Palavra de Deus diz em Romanos 10:10 que a salvação é para aquele que confessa, ou seja, uma pessoa só pode ser salva se ela abrir a boca e confessar a Jesus. No versículo 9 deste mesmo texto diz que "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e salvador, …serás salvo" Para ser salvo, é necessário abrir a boca e de­clarar: "Eu creio que Jesus é o Senhor, creio que Ele morreu na cruz pelos meus pecados, creio que Ele ressuscitou e me salva agora!" Se você confessar isso diante dos homens, diz a Bíblia, você será salvo. Não há como ser salvo em silêncio. Você pode até ter uma experiência de convencimento e de convicção de pecado, mas a salvação genuína só acontece quando você abre a boca e confessa a Jesus, o Cristo.
 
O texto bíblico diz: "Com o coração se crê… e com a boca se confessa…"(Rm 10.10). Essa dupla é inseparável. Não adianta só o coração crer, a boca tem que confessar para legalizar e legitimar no reino físico e espiritual. Por outro lado, não adianta só a boca confessar se o coração não crer. As duas coisas caminham juntas.
 
Em Marcos 11:23 Jesus disse: "Se você crer e disser a este monte, ergue-te e lança-te no mar, assim acontecerá!" Então, é preciso dizer ao monte, é preciso abrir a boca. Não há como ter espiritualidade em silêncio. Devemos evitar falar coisas erradas, mas as coisas certas precisamos falar, pois desta forma haverá salvação, edificação, curas e milagres. Devemos falar coisas boas o tempo inteiro e a Palavra de Deus é a nossa fonte, pois esta está em linha com Deus.
 
Confessar a Palavra de Deus edifica e enche de fé o ambiente ao seu redor. Não que a sua palavra humana tenha poder, ela pode poucas coisas; mas a Palavra de Deus tem muito poder. E ela, na sua boca, tem um poder miraculoso.
 
O Senhor quer que tenhamos uma confissão apropriada a respeito de nós mesmos e a respeito das circunstâncias. Você precisa ser homem (ou mulher) de Deus em qualquer circunstância. Quan­do vier o problema, seja o primeiro a declarar que Deus é maior que as circunstâncias. A dificuldade pode até ser grande, mas há um Deus vivo, fiel e verdadeiro agindo em seu favor. A sua confissão movida pela fé mudará as circunstâncias e tocará o coração de Deus. Você precisa sempre confessar: Eu sou filho de Deus, fui justificado pela fé, eu fui salvo, gerado pela Palavra, eu sou co-herdeiro com Cristo e nEle estou prosperando, estou curado e liberto. “Nele eu vou entrar na posse de toda minha herança”.
 
2. Compreendendo o novo nascimento. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (II Coríntios 5.17) 
 
Muitos cristãos não crescem mais na fé porque não têm en­tendimento a respeito do novo nascimento. Não entendem que em Cristo são novas criaturas. Se você está nEle, você é nova criatura. Se você creu com o coração e confessou com a boca, a Bíblia afirma que você foi enxertado em Cristo e, agora, é uma ramo da videira, um ramo de Cristo. Ele é a videira verdadeira e, estando nEle, você desfrutará da seiva que passa pelo tronco; a natureza do tronco é a sua natureza. Você está em Cris­to, então é nova criatura e as coisas velhas já passaram.
 
Tudo o que diz respeito ao Senhor Jesus, diz respeito a você. A posição dEle é a sua posição e a autoridade dEle é a sua autoridade. A Palavra de Deus declara que, se nós estamos em Cristo, somos novas criaturas. Você crê em Jesus Cristo como teu Senhor e Salvador? Se a resposta for sim, então você está nEle e portanto é nova criatura, então você tem o direito da vida eterna!
 
Quando oramos com base em nossa justiça própria, a nossa fé se esvai; não conseguimos crer para coisas maiores porque conclu­ímos que não merecemos. O grande impedimento que o diabo coloca na mente das pessoas é o merecimento. Saiba que tudo o que temos é por Cristo e Sua graça, é por causa dEle que alcançamos o direito de sermos abençoados. E uma questão de legalidade, você agora é filho de Deus. E os filhos têm direito de entrar em todos os có­modos da casa, podem entrar na despensa e pegar tudo o que necessitam. Não porque merecem, mas porque são filhos e como filhos temos o direito a herança. Tudo lhes pertence. Entenda isto, com Jesus você é herdeiro. Quando você for orar, vá com essa postura diante de Deus. E essa postura de fé que O agrada, porque é fé baseada no que está escrito em Sua Palavra.
 
3. Compreendendo a nossa posição em Cristo. Por último, você tem que entender a sua nova posição em Cristo. A Bíblia nos fala várias vezes de nossa nova posição, e faz isso usando a expressão "em Cristo". Nós estamos nEle, o que significa que tudo o que diz respeito a Ele também diz res­peito a nós. Vamos confessar agora alguns versículos que reme­tem à nossa nova posição em Cristo.
 
Fale após mim: Pois nele (em Cristo) vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos profetas têm dito: Porque dele também somos gera­ção. (At 17.28)
 
Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. (Rm 8.1,2)
 
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (II Co 5.21)
 
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele mesmo maldição em nosso lugar…, para que a bênção de Abraão chegasse (até nós) os gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometi­do. (Gl 3.13,14)
 
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor… (Ef 1.3,4)
 
Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça… (Ef 1.6,7).
 
Próximo sábado 19:30hs, culto Fruto Fiel, traga os seus frutos, traga seus familiares e amigos!
 
Compartilhar: O que esta palavra mostrou a você e o que você vai fazer a partir de agora?
Imprimir